Ricardo Alfredo – Reflexões teológicas

A IGREJA EVANGÉLICO E O ATO DE VOTAR
A igreja sempre foi movida pela moralidade social e pelas ações de benevolência, assim como pelos fundamentos políticos e doutrinários do reino dos céus. Entretanto, em nossa geração está estampada a vergonha dos diversos escândalos de corrupção envolvendo evangélicos, católicos, padres e pastores no panorama político brasileiro.

É de fácil percepção a grande quantidade de aventureiros ditos “chamados por Deus”. Chamados por Deus? Devem terem sidos chamados pelo seu interesse de corrupção e manipulação, visto que nunca tiveram coragem de como tantos vencedores na vida, estudarem e trabalharem de fato e direito.

Com toda agitação que as campanhas políticas provocam, surge a pergunta derradeira: em quem o cristão deve votar? A resposta é simples, como em toda decisão que o cristão deve tomar, sobretudo em decisões sérias como a escolha do governo do município, Vereadores, Deputados, Governadores e Presidente, necessariamente, devemos orar. Depois é imperativo avaliar dentro da sabedoria do homem espiritual e votar em candidatos que não tenham índole duvidável e que sejam capazes de conduzir a administração pública.

E diante de tanta vergonha, falsidade e descaso por parte daqueles que deveriam ENSINAR o povo de Deus a trilharem pelos caminhos da honestidade, da benevolência e do amor ao próximo é que apresentamos algumas considerações orientadoras na escolha de como votar e em quem votar.

Um bom servo do altíssimo Deus…Não deve votar num candidato tão-somente ele afirmar que é nosso irmão na fé. Nas sagradas letras não encontramos nenhuma orientação que sustente essa tese de que irmão vota em irmão ou mesmo pelo simples fato que ele pertença ao mesma fé. O voto é algo sagrado pois este vai interferir na vida da sociedade, tanto para o bem como para o mal. Assim como nem todo cristão está preparado para a vida pública.

Um bom servo do altíssimo Deus… Não deve votar num candidato que venha com promessas de benefícios para sua vida, família ou igreja. Este tipo de candidato é o mesmo que se sente autorizado pelo seu eleitor para desviar verbas públicas, favorecer determinados grupos sociais. Precisamos votar em candidatos que governaram para toda sociedade, não apenas para determinado grupo especifico.

Um bom servo do altíssimo Deus…não deve votar em candidatos que foi imposto pelo seu líder religioso ou mesmo pelo seu líder espiritual. O líder religioso não recebeu de deus autorização para induzir o povo, pelo contrário, recebeu autorização para servir, assim como este mesmo líder não é guru e sim, aquele que deve tratar as feridas do povo. A cidadania é um direito dado pro Deus, e não uma imposição humana, por isso o senso de cidadania deve aflorar para o bem comum.

Um bom servo do altíssimo Deus… Sinceramente, não devemos votar em candidatos que são pastores, padres e assemelhados na vida religiosa. Se Deus escolheu alguém para ser pastor, padres ou assemelhados na vida religiosa, a qual é uma tarefa tão magnífica e árdua, não prevejo que seja admissível que este ministério ajustar-se outra tarefa sobremaneira exigente, como é a política.

Como essa geração demonstra não ter temor Deus e que passaram a serem apenas seguidores das Leis humanas, como a socialismo, capitalismo e humanismo perverso, logo sucumbiram apenas ao desejo de poder. Por isso vem lutado de forma desleal com esse objetivo, não é à toa que o Apóstolo Paulo nos diz: “Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ação de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade” (1Tm 2.1-2).

Ensinamento Bíblia aos que desejam viver uma vida de retidão:

“Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus” (1Co 10.31).

“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores” (Sl 1.1).

Portanto, nestas eleições, se por acaso encontrar um candidato ajustado com as orientações da palavra de Deus declarada na Bíblia, vote sem medo nele. Todavia, caso não haja alguém em quem votar, é melhor ser prudente neste ato. E averiguar várias fezes as condutas que não sejam danosas aos erário público. Assim como, analisar como é o comportamento deste pretenso candidato diante das necessidades das comunidades, das viúvas, dos órfãos e de quem seja carente.

POLITICA

O pastor Silas Malafaia orienta aos evangélicos para não votem nos candidatos do PT e do partido de Marina Silva
O pensador, escrito e pastor Silas Malafaia, convocou todo os cristãos a ficarem em alerta, em relação aos programas eleitorais e não votarem nos discursos demagógicos do PT e do partido da ex-ministra Marina Silva.
Ele afirmou: “em hipótese alguma” o voto do povo cristão seja entregue a candidatos dessas legendas.
E ainda acrescentou: “Eu quero dar um alerta aos cristãos, ao povo evangélico, às pessoas de bem em geral. Agora chegou a nossa vez. Essa esquerda corrupta que destruiu economicamente o Brasil, agora também quer destruir a família, certo? Só que, nesse período eleitoral, eles escondem a ideologia deles. Quero dar um alerta para você não votar em candidatos, em hipótese alguma, desses partidos: PT, PSOL, Rede [Sustentabilidade], PCdoB e PV”.
Suas alegações se fundamento na postura adotada por esses partidos, a ponto que ele disse: “Essa turma defende casamento gay, aborto… essa turma quer erotizar crianças. Ideologia de gênero nas escolas. Quer tirar dos pais o poder da educação moral que está garantido no artigo 229 da Constituição Brasileira e garantido também na Convenção Americana de Direitos Humanos, que o Brasil é signatário”, afirmou, referindo-se ao grupo dos partidos de esquerda.
E ainda continuou dizendo: “Nós não podemos cair na conversa fiada. Eles são bons de bico, gente. São bons de falar. Manda os candidatos desse partido agora, abrirem a boca e defenderem a ideologia que eles defendem durante quatro anos. Eu quero ver o pessoal da Rede, do PT, do PSOL, do PV, do PCdoB, abrir a boca para defender o lixo moral que eles defendem durante quatro anos”, desafiou.
Em conclusão de sua fala ele afirmou; “Chegou a nossa vez de exercer a cidadania, e dizer não para essa gente. Pode falar bacana, pode falar bonito, mas eles escondem porque são covardes. Cínicos e covardes. Essa esquerda corrupta que nunca disse uma palavra contra esse governo corrupto que destruiu o Brasil. Fica aqui o meu protesto”.

A.D. DE MOSSORÓ PROMOVE

INTERNACIONAL

Terremoto de 6,2º na Itália chacoalha o Vaticano e deixa pelo menos 38 mortos
Um terremoto de 6,2 graus na escala Richter destruiu o centro da Itália na madrugada de 24 de agosto, deixando pelo menos 38 mortos. O tremor foi tão intenso que as fortificações do Vaticano e em Roma, foram baladas durante 20 segundos.
O epicentro do tremor foi a região central da Itália, onde deixou uma grande quantidade de mortos. O clamor social foi intenso.
O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, disse em pronunciamento que “nenhuma família, nenhuma cidade, nenhuma aldeia será deixada abandonada”, e que a prioridade é resgatar sobreviventes que estejam soterrados. Oremos pelos irmãos atingidos por essa catástrofe.

ENCONTRO DAS FAMÍLIAS CRISTÃOS

O PASTOR SAMUEL CÂMARA TENTA NOVAMENTE CHEGAR À PRESIDÊNCIA DA CGADB – (Convenção Geral das Assembleias de Deus)

sem-titulo-1

O conhecido pastor Samuel Câmara lançou a sua candidatura à presidência da Convenção Geral das Assembleias de Deus (CGADB), logo após fechar acordo de paz com o atual presidente, José Wellington Bezerra da Costa, e ser reintegrado ao quadro de membros da entidade.
O pastor Samuel Câmara terá como concorrente, o filho do atual presidente, que está à frente da CGADB há 26 anos. Agora, José Wellington Júnior concorrerá para suceder o pai, de acordo as informações lançadas JM Notícias.
A ideia de política partidária chegou as igrejas com requisitos de traições, mentiras e acordos, justamente como o mundo sem Deus faz. Não foi diferente nas ultimas eleição que foi seguida de inúmeras trocas de acusações públicas, brigas judiciais, banimento de Câmara pela CGADB e, finalmente, um acordo para que as ações na Justiça fossem encerradas e a entidade livrada da multa milionária que vinha sendo submetida. De quebra, o pastor da “igreja-mãe”, em Belém do Pará, foi reintegrado.

MINISTÉRIO PÚBLICO ALERTA
O Ministério Público tem lançado alertas na mídias, mostrando que é proibido pedir votos em templos religiosos conforme a legislação eleitoral. A desobediência terá aplicações de penalidades da Justiça Eleitoral, sanções e até cassação do registro de candidatura.
Existem diversos avisos por parte do Ministério Público comunicando aos partidos e aos candidatos mostrando as limitações da campanha. Em uma nota divulgada na última semana os pontos centrais foram reforçados, além de uma mensagem de combate à discriminação religiosa.
O Brasil é um Estado Laico, o que significa que não se confunde com nenhuma religião, não adota uma religião oficial, permite a mais ampla liberdade de crença, descrença e religião, com igualdade de direitos entre as diversas crenças e descrenças e no qual fundamentações religiosas não podem influir nos rumos políticos e jurídicos da nação.
O Princípio do Estado Laico na Constituição de 1988
Estabelece o artigo 19, incisos I e III da Constituição Federal:
Art. 19. É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
I – estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvenciona-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público.
(…)
III – criar distinções entre brasileiros ou preferências entre si. (Grifos e destaques nossos)

DAS MAIS BELAS CANÇÕES CRISTÃ
Quem És Tu (Ozéias de Paula)
Quem és tu? Lhe perguntaram certo dia com ironia atroz
Quem és tu? Que até os mortos nos sepulcros ouvem tua voz?
A própria morte derrotaste, oh *imarcescível Luz
Eu sei quem És – És o Filho de Deus, Tu És Jesus

Tu és o último – És o primeiro
E de Judá és o Leão audaz
Tu És Deus Forte – Conselheiro – Pai da eternidade
E Príncipe da Paz

Deste amor ao pobre homem que sofria muitas opressões
Cada vez que tu falavas libertavas grandes multidões
Eternamente – És o mesmo – Aleluia
Sei quem És
Excelsa Luz – És o Filho de Deus – Tu És Jesus

Tu és o último – És o primeiro
E de Judá és o Leão audaz
Tu és Deus Forte – Conselheiro – Pai da eternidade
E Príncipe da Paz
Pai da eternidade e Príncipe da Paz

RÁPIDAS DA SEMANA
1- Comitê Olímpico protesta contra “100% Jesus” de Neymar
2- “Não votem em PT, PSOL, REDE, PCdoB e PV”, pede Silas Malafaia
3- Não há evidência científica de que uma pessoa nasça gay
4- Dilma pede a evangélicos oração “contra o golpe”
5- “Ouro é nosso, mas a glória é de Deus”, disse herói da Seleção. (Fonte: gospelprime)

ISENÇÃO DE IPTU AS IGREJAS!
O jornal a folha de são Paulo diz que a inserção da cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) a templos religiosos, prevista na Constituição Federal de 1988, faz com que a prefeitura da cidade de São Paulo deixe de arrecadar o equivalente a R$ 110 milhões anualmente.
O montante foi orçado pela reportagem do jornal Folha de S. Paulo, tendo como base o cadastro de imóveis mantido pela prefeitura. De acordo com o levantamento, o total arrecadado na cidade chega a R$ 6,5 bilhões. (Fonte: Folha de S. Paulo)

PRESENÇA GARANTIDA EM NOITE CULTURAL

sem-titulo-1

O grande presidente da AMOL (Academia Mossoroense de Letras), o Dr. Helder Heronildes da Silva é sempre presença constante nas festa literárias. Tive a honra de fotografa ao seu lado. Sendo este o presidente da academia que sou integrante.

MEMÓRIA

sem-titulo-1

Minha posse no ICOP – Instituído Cultural do Oeste Potiguar. Na mesa da direita para esquerda estão: Dr. Helder Heronildes, Joaninha, Aécio Cândido (presidente do ICOP), Clauder Arcanjo. Presentes na cerimônia: Benedito Vasconcelos dos santos e Wilson Bezerra de Moura.

UM AMIGO

sem-titulo-2

Todos que conhecem ou passam conhecer o grande amigo Geraldo Maia, logo compreende que se trata de uma pessoa do mais alto nível intelectual e de um grande coração, além de ser um grande historiador e apresentador do Programa Academia em Foco. Tenho a honra de ser seu amigo.

A.D. DE MOSSORÓ PROMOVE O ESBOM – ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL DE MOSSORÓ- RN

sem-titulo-1

REFLEXÃO (o amor de Deus)
A teologia viva, nos traz conselhos para a vida. Leia com zelo e guarde bem no coração e na mente.

DEVOCIONAL
Miserável homem que eu sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte?
Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor! (Romanos 7:24-25)

REFLEXÃO:
Temos um corpo mortal e cada um sabe que é pó, e como este voltaremos ao pó da terra. São marcados com nossa fraqueza e pecado. Mas, pela graça de Deus dada a nós através de Jesus Cristo, nosso futuro não depende do pó dos nossos corpos, e, sim, do poder do nosso Senhor que nos aperfeiçoa.

ORAÇÃO:
Todo Poderoso Deus, obrigado por me dar vida além da morte da minha carne mortal. Obrigado por me dar santidade além da minha carne manchada pelo pecado. Obrigado por me libertar da morte e me levar à sua glória. Agora, querido Pai, que minhas palavras, ações e pensamentos reflitam a sua graça e poder em tudo que faço hoje e cada dia. No nome de Jesus eu oro. Amém.