Ricardo Alfredo – Reflexões Teológicas

ORIENTAÇÕES A TODOS OS CRISTÃOS QUANTO A ESCOLHA POLITICA
Dizia Santo Agostinho: “Fides, se non cogitatur, nulla est”. Ou seja: “A fé, sem a razão, é nula”.
Ouve-se os burburinhos nas ruas, aproxima-se já o mês de outubro e logo estaremos caminhando para votar e escolher novos representantes do povo. Como é natural, digamos, corriqueiro na nossa nação, a grande maioria das pessoas ficam em dúvida na hora de eleger um candidato, principalmente nós cristãos, pelas duras lições que a política e os políticos tem nos dado. Mas, jamais existiu e nunca vai existir uma fórmula secreta que indique como escolher corretamente um candidato. Entretanto, alguns cuidados pode evitar futuras frustações quanto a escolha. E é Pensando assim, que mostraremos alguns dicas simples para que cada um de nós possamos escolher alguém de perfil e de conduta ilibada como representante.
Como fator histórico, o primeiro passo é temos consciência da Importância do Voto. Pois vivemos num país democrático em que podemos escolher livremente em quem votar e também ser votado. Além de que o voto é um ato de amor ao próximo e um ato de cidadania.
É pelo voto que escolhemos quem vai nos governar, legislar e administrar a nação, o estado e o município.
Quando escolhemos alguém sem perfil de administrador, capacidade intelectual e inteligência emocional estamos interferindo na qualidade de vida da nação, do estado e do município. É exatamente por esse motivo que devemos valorar a política e sermos os verdadeiros fiscais das ações daqueles que enviamos a nos representar.
Seja inteligente, antes de votar, veja quais são as funções determinadas para cada cargo público eleitoral e faça uma análise se a pessoa que você escolheu é capaz de representa-lo bem nesta função.
Outro fator importante é que Deus lhe deu a livre escolha, ou livre arbítrio. Use-o com sabedoria e jamais esqueça você tem sabedoria provinda de Deus, além do Espirito Santo que lhe dar o dom de decernir.
Neste período escolheremos os representante para serem vereadores e prefeitos nos municípios. Desta forma é importante sabemos quais são as funções do vereador e do prefeito.
O vereador
• Analisar e aprovar leis associadas à prefeitura e ao poder executivo;
• Votar em projetos de lei;
• Fiscalizar órgãos da prefeitura e requerer prestação de contas do prefeito;
• Ouvir sugestões, críticas e reivindicações dos eleitores;
• Elaborar e redigir projetos;
• Criar novas leis com o intuito de formar uma sociedade mais justa.
• Promover ligação entre os eleitores com o governo.

O prefeito
• Administrar os impostos recolhidos, bem como os orçamentos recebidos das esferas estadual e federal para aplicá-los em melhorias nas cidades;
• Tomar medidas para melhor zelar pela limpeza da cidade, além de atender as demandas das áreas da educação, da saúde, do transporte, da cultura e outros;
• Atuar nas áreas burocráticas administrativas e executivas referentes ao âmbito das cidades;
• Reivindicar junto às esferas públicas e privadas o recebimento de benefícios para o município, além de convênios e outras ações que visem à execução de serviços e à captação e destino de recursos;
• Apresentar projetos de lei à Câmara Municipal, além de promulgar, sancionar ou vetar leis que já tenham passado por votação entre os vereadores. Caso uma decisão legislativa seja inconstitucional, é dever do prefeito vetar o artigo em questão;
• Representar o município de forma legal;
• Ouvir e atender a comunidade, no sentido de atender as suas necessidades.
Algumas características ou critérios que devem serrem considerados no momento da escolha do seu candidato. Veja e analise.
1. Liderança: o candidato a vereador ou a prefeito, deve ser um bom líder, pois o que se espera é que ele tenha a capacidade de incentivar as pessoas que trabalham com ele a atingir os objetivos em comum.
2. Ter paciência: o envolvimento político exige muita paciência, principalmente para uma boa gestão, cumprindo os prazos e objetivos propostos.
3. Ser gentil: talvez pareça algo desnecessário, mais o bom candidato deve saber discernir autoridade de poder.
4. Respeito: ele dever ser humilde, gentil e também deve respeitar a sociedade e as pessoas que dependem do seu trabalho.
5. Ser comprometido: uma das qualidades mais importantes no candidato é o comprometimento com seus eleitores. Por isso ele deve ser realista e prometer somente aquilo que irá cumprir.
6. Ser honesto: o candidato a vereador não deve “parecer honesto” e sim “ser honesto”. Uma forma de descobrir isso é analisando seu passado como candidato e como cidadão. O passado deve ser limpo e se existir algo duvidoso no seu passado, tudo deve ser esclarecido.
Portanto meus queridos e amados irmãos em Cristo, eis alguns orientações necessárias. Pois estamos no mundo e dele temos a obrigação de fazer um mundo melhor para todos, principalmente para os pobres, para os que sofrem, para os que são injustiçados, para as viúvas, os órfãos. Pois esta é a lei de Deus, socorrer os necessitados, julgar a causa com retidão e temer ao seu nome.

SEMINARIO DA FAMILIA (SEFAM 2016)

Sem-Título-1

O seminário da família é conduzindo pelo casal do pastor Elumar Pereira e da sua esposa a irmã Socorrinha. E sobre a coordenação dos pastores: Miranda e o Wendell Miranda.

PROGRAMA ACADEMIA EM FOCO

Sem-Título-1(AMOL – ACADEMIA MOSSOROENSE DE LETRAS)

Nesta sexta-feira 22/07/16, o entrevistado na TV câmara, no programa Academia em Foco é o imortal professor Josafá Inácio da Costa. Ocupante da cadeira de número 22, da AMOL, que tem como patrono Adauto Miranda Raposo da Câmara e era anteriormente ocupada pelo acadêmico Carlos Borges de Medeiros Com certeza apresentará as memória e fatos marcante da cidade de Mossoró, assim como a sua própria história de vitória e fé. É conferir.

CORINHOS EVANGÉLICOS

Os corinhos evangélicos das décadas de 80, 90 e 2000 foram usados na nossa infância e adolescia na igreja. Para relembrar, termos:

Recebi Um Novo Coração
Recebi um novo coração do pai
Coração regenerado, coração transformado,
Coração que é ensinado por Jesus!
Como fruto deste novo coração
Eu declaro a paz de cristo,
Te abençoo, meu irmão,
Preciosa é a nossa comunhão
Somos corpo, e assim bem ajustado.
Totalmente ligados, unidos, vivendo em amor
Uma família sem qualquer falsidade
Vivendo a verdade, expressando a glória do senhor!
Uma família, vivendo o compromisso.
Do grande amor de cristo
Eu preciso de ti, querido irmão
Precioso és para mim, querido irmão!
Eu preciso de ti, querido irmão
Precioso és para mim, querido irmão!
Recebi um novo coração do pai
Coração regenerado, coração transformado,
Coração que é ensinado por Jesus!
Como fruto deste novo coração
Eu declaro a paz de cristo,
Te abençoo, meu irmão,
Preciosa é a nossa comunhão
Somos corpo, e assim bem ajustado.
Totalmente ligados, unidos, vivendo em amor
Uma família sem qualquer falsidade
Vivendo a verdade, expressando a glória do senhor!
Uma família, vivendo o compromisso.
Do grande amor de cristo
Eu preciso de ti, querido irmão
Precioso és para mim, querido irmão!
Eu preciso de ti, querido irmão
Precioso és para mim, querido irmão!

AMOL NA TV
O programa Academia em Foco que é exibido todas as sextas-feiras no canal de TV da Câmara Municipal de Mossoró, com reprise durante toda a semana, tem um espaço aberto para os escritores de Mossoró e Região. Entre em contrato através dos seguinte Email: [email protected] ou [email protected] Este programa está Sob coordenação da AMOL – Academia Mossoroense de Letras. Sendo os apresentadores, Geraldo Maia e Ricardo. Em breve mais novidades literárias sobre a AMOL. É só aguardar.

PENSAMENTO DO DIA
“Há homens cuja fraqueza de inteligência não lhes permitiu ir além das coisas corpóreas.”

RÁPIDAS DA SEMANA
1- Pastor diz que homossexualidade é pecado e fiéis abandonam culto
2- Felipe Heiderich se diz inocente das acusações de pedofilia
3- Convenção Batista exclui igreja que batizou homossexuais
4- Satanistas e cristãos se enfrentam e polícia precisa intervir
5- Cristão é jogado em cela com animais ferozes e sai ileso. (Fonte: gospelprime)

NOTÍCIAS INTERNACIONAIS

Certamente no futuro, não será preciso de um pendrive para salvar arquivos, mas apenas o DNA de cada indivíduo. A Microsoft conseguiu escrever cerca de 200 MB de dados na estrutura de um DNA. Entre as informações estavam 100 clássicos da literatura e um vídeo da banda americana OK Go.
O armazenamento foi feito padrão repetido de quatro bases químicas: adenina (A), citosina (C), guanina (G) e timina (T)? Para tornar os dados compatíveis com o DNA, os pesquisadores precisaram converter os 1s e 0s de arquivos digitais binários para essas letras: ACGT. (Publicado em Exame)

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NO MUNDO

Uma das faces mais terríveis da humanidade é a intolerância de qualquer espécie. É exatamente a alma pequena, sem conhecimento e amor ao próximo. É e o que tem acontecido com Milhares de cristãos que vivem na Índia têm sofrido um ultimato preocupante: ou escondem sua fé, ou terão que conviver com intimidações, ameaças e até mesmo com a morte. Ameaças contra igrejas, ataques incendiários sobre propriedades cristãs e o abuso violento contra quem se converte ao cristianismo têm crescido no país asiático, onde apenas 2,3% da população é cristã. (Publicado em R7)

MIGRAÇÃO PARA ISRAEL
Em três anos, dobrou o número de judeus brasileiros que pediram vistos no consulado em busca de trabalho e de educação para os filhos.
“Todo judeu tem, pela Lei de Retorno, o direito incontestável de viver no Estado de Israel”, informa Revital Poleg, representante geral da Agência Judaica no Brasil.
Isaías 11:11,12 Naquele dia o Senhor estenderá o braço pela segunda vez para reivindicar o remanescente do seu povo que for deixado na Assíria, no Egito, em Patros, na Etiópia, em Elão, em Sinear, em Hamate e nas ilhas do mar. Ele erguerá uma bandeira para as nações a fim de reunir os exilados de Israel; ajuntará o povo disperso de Judá desde os quatro cantos da terra.
Jeremias 31:38-40 “Estão chegando os dias”, declara o Senhor, “em que esta cidade será reconstruída para o Senhor, desde a torre de Hananeel até à porta da Esquina. A corda de medir será estendida diretamente até a colina de Garebe, indo na direção de Goa. Todo o vale, onde cadáveres e cinzas são jogados, e todos os terraços que dão para o vale do Cedrom a leste, até a esquina da porta dos Cavalos, serão consagrados ao Senhor. A cidade nunca mais será arrasada ou destruída”.
Ezequiel 11:17 Portanto, diga: “Assim diz o Soberano Senhor: Eu os ajuntarei dentre as nações e os trarei de volta das terras para onde vocês foram espalhados, e lhes devolverei a terra de Israel”. (Publicado em Estadão)

CONVITE
A ACADEMIA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS DE MOSSORÓ – ACJUS – sente-se honrada em convidar V. Sa. e a Excelentíssima família para prestigiar a Sessão Magna de posse dos seus novos acadêmicos: MARIA AUXILIADORA TENÓRIO PINTO DE AZEVEDO (cadeira 35-patronesse: MARIA GOMES DE OLIVEIRA), JANE WEYNE FERREIRA DE MENEZES (cadeira 36 – patrono: IVO LOPES DE OLIVEIRA), LUDIMILLA CARVALHO SERAFIM DE OLIVEIRA (Cadeira 37 – patrono: JERÔNIMO VINGT- UN ROSADO MAIA), VANDA MARIA JACINTO (cadeira 38 – patronesse: AMÉLIA DANTAS DE SOUZA MELO GALVÃO), FRANCISCO CANINDÉ MAIA (Cadeira 39 – patrono: JERÔNIMO DIX SEPT ROSADO MAIA) e SÉRGIO FERNANDES COELHO (Cadeira 40 – patrono: ABEL FREIRE COELHO).
A saudação acadêmica ficará a cargo do confrade SÁTIRO CAVALCANTI DANTAS (cadeira 28) e em nome dos empossados falará a confreira LUDIMILLA CARVALHO SERAFIM DE OLIVEIRA.
Data: 29 de Julho de 2016 – Horário: 19h30min.
Local: Auditório da Subsecional da OAB – Mossoró (Rua Duodécimo Rosado, 1125, Nova Betânia – CEP: 59.607-020).
José Wellington Barreto
Presidente da ACJUS

CULTO DE DOUTRINA
Todas as sextas-feiras no templo da Assembleia de Deus na cidade de Mossoró. Com o seu templo localizado na Av. Leste/Oeste, sempre as 19:00h o grande Culto de Doutrina. Onde ouvimos uma palavra de orientação e esclarecimento de vida e no proceder cristão. Orientação ensinada pelo pastor de ovelhas Francisco Cicero Miranda. Homem conhecedor das sagradas letras e cheio do Espirito Santo. Venha ouvir a boa mensagem do verdadeiro Evangelho de Cristo.

AMOL – ACADEMIA MOSSOROENSE DE LETRAS
3º Concurso de Contos, Prosas e Poesias
“João Batista Cascudo Rodrigues”

Fundada em 1988, a Academia Mossoroense de Letras— AMOL, em homenagem ao seu sócio fundador (in memoriam) “João Batista Cascudo Rodrigues”, torna público o Edital nº 01/2016, referente ao 3º Concurso de Contos, Prosas e Poesias “João Batista Cascudo Rodrigues”.

REGULAMENTO:
Os candidatos podem concorrer com 1 (hum) texto de conto e/ou 1 (hum) texto de prosa e/ou de poesia.
1. Os textos deverão ser originais, isto é, nunca terem sido anteriormente publicados em jornal, revista ou livro, ou mesmo veiculados pela Internet ou quaisquer outros meios de comunicação.
3. Os trabalhos deverão ser inscritos em português, com tema livre, digitados em papel A4, em uma só face do papel, enviados em 4 (quatro) vias.
3.1. Só poderão concorrer autores norte-rio-grandenses, que residam em território do Rio Grande do Norte.
2. Os contos e prosas terão limite máximo de 15 (quinze) páginas e as poesias em no máximo 4 (quatro) páginas, em letra 12, fonte Arial, espaço
3. Cada texto deverá ser identificado apenas pelo título e pseudônimo, não podendo constar, de nenhuma forma, algo que identifique o seu autor.
6. Os textos de conto, prosa e de poesia deverão estar contidos em um só envelope e com um mesmo pseudônimo, além de uma cópia em CD.
6.1. Este envelope será acompanhado por um outro menor, lacrado, que terá na parte externa a indicação “3º CONCURSO DE CONTOS, PROSAS E POESIAS JOÃO BATISTA CASCUDO RODRIGUES – AMOL”, título do trabalho e o pseudônimo do autor.
6.2. Os trabalhos serão avaliados por uma Comissão Julgadora, composta por pessoas com amplo conhecimento, experiência e saber em literatura.
6.3. A Comissão Julgadora será composta de 5 (cinco) membros, escolhida pela Direção da Academia Mossoroense de Letras – AMOL.
6.4. Esta Comissão Julgadora terá plena e total autonomia na apreciação e julgamento dos textos apresentados, que deverão ser regidos pelos princípios de originalidade, técnica e arte literária.
6.5. A decisão da Comissão Julgadora terá caráter irrevogável.
7. Serão premiados os 2 (dois) (primeiro e segundo lugares) melhores trabalhos, em cada categoria, recebendo os vencedores, os seguintes prêmios:
1º Lugar: – Conto – R$ 1.000,00 (hum mil reais) mais certificado;
1º Lugar: – Prosa – R$ 1.000,00 (hum mil reais) mais certificado;
1º Lugar: – Poesia – R$ 1.000,00,00 (hum mil reais) mais certificado;
2º Lugar: – Conto – R$ 500,00 (quinhentos reais) mais certificado;
2º Lugar: – Prosa – R$ 500,00 (quinhentos reais) mais certificado;
2º Lugar: – Poesia – R$ 500,00 (quinhentos reais) mais certificado.
7.1. Menções honrosas:
Além dos 2 (dois) primeiros lugares, haverá 5 (cinco) menções honrosas, que receberão os seguintes certificados.
7.2. Os trabalhos ganhadores serão publicados pela Coleção Mossoroense, em formato de coletânea.
7.3. Cada ganhador, e os que foram agraciados com menções honrosas, receberão, respectivamente, 10 (dez) e 5 (cinco) livros.
7.4. Os concorrentes, ao se inscreverem no concurso, cedem todos os direitos autorais de veiculação e divulgação dos respectivos textos à Academia Mossoroense de Letras – AMOL.
7.5. É vedada a participação dos membros da Academia Mossoroense de Letras como concorrentes.
8. Os trabalhos serão entregues, diretamente, ou enviados pelos correios, para a Academia Mossoroense de Letras – AMOL, Biblioteca Ney Pontes Duarte, Praça da Redenção Jornalista Dorian Jorge Freire, nº 17—Centro—Mossoró/RN— CEP: 59600-780.
8.1. Quando enviados, serão validados apenas os trabalhos contendo carimbo dos correios, até 31/08/2016, trinta e um de agosto de dois mil e dezesseis.
8.2. A comunicação dos resultados do concurso será feita no final de setembro e a premiação posteriormente.
CLAUDIO DUARTE ESTARÁ DIA 13 DE AGOSTO EM MOSSORÓ
Seminário CLÁUDIO DUARTE para o BRASIL.
Com o tema: A Família Pede Socorro:
Serão duas conferências na mesma noite:
1ª Falando sobre casamento
2ª Falando sobre família.
Será Sábado dia 13 de Agosto de 2016, no Garbos Recepções as 18:00hs
Senhas: na Livraria Genesis

POSSE DO AMIGO FRANCISCO CANINDÉ MAIA NA ACJUS – A ACADEMIA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS DE MOSSORÓ

Sem-Título-1
FRANCISCO CANINDÉ MAIA ocupara a Cadeira 39 que tem como patrono: JERÔNIMO DIX SEPT ROSADO MAIA).
Técnico em Contabilidade desde 1986, tendo concluído o Curso de Ciências Contábeis na Universidade Regional do Rio Grande do Norte, em 1991.
Pós-graduado pela UERN – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Especialista em Auditoria e Perícia Contábil, em agosto de 2002.
Bacharel em Ciências Jurídicas (Direito) Pela Faculdade de Ciência e Tecnologia Mater Christi. Especialista em Direito Tributário, pela Universidade Potiguar – Campus Natal. Unindo contabilidade e Advocacia para melhor assessorar seus clientes. Parabéns bom amigo.
REFLEXÃO (o amor de Deus)
A teologia viva, nos traz conselhos para a vida. Leia com zelo e guarde bem no coração e na mente.

O Poder de Jesus (Grande Amor)

Se no mundo te sentes cansado
Enfardado também de viver
Se alegria não tens na tua alma
Confessa que sempre Jesus tem poder
Ele chama e socorre o aflito,
Que esperança no mundo que não tem
Ele quer te salvar meu amigo
Evitar o perigo, por que tu não crês?

Grande amor, Deus por ti revelou
Em Jesus que tuas culpas pagou
Quantas vezes foi Ele humilhado
Não sendo o culpado, pois nunca pecou

Se no mundo o cristão vai chorando
Tropeçando com o peso da cruz
Se com fé persistir caminhando
Terá pela frente um caminho de luz
Eis a grande esperança do crente
E de quantos confiam em Deus
Jesus Cristo é o amigo excelente
Que salva, perdoa conduz para o céu