Reunião informará municípios sobre mudanças no calendário de vacinas

A II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), com sede em  Mossoró, realizará nos dias 15 e 16 de março, às 9h,  no auditório deputado Leônidas Ferreira uma reunião para discutir atualizaçoes no calendário nacional de vacinação de 2017.

A reunião serádirecionada aos coordenadores, enfermeiros, técnicos de enfermagem e digitadores dos municípios da jurisdição da II Ursap.

Na quarta-feira (15) estão sendo convocados os municípios da 8ª Região de Saúde com sede em Assú (Assú, Angicos, Alto do Rodrigues, Carnaubais, Fernando Pedroza, Itajá,  Ipanguaçu, Paraú, Pendências, Porto do Mangue, São Rafael e Triunfo Potiguar).

Na quinta-feira (16) participarão os municípios da 2ª Região de Saúde com sede em Mossoró (Areia Branca, Apodi, Baraúna, Caraúbas, Campo Grande, Governador Dix-Sept Rosado,Grossos, Janduís, Messias Targino, Mossoró, Serra do Mel e Tibau).

Segundo o responsável técnico do Programa de Imunizações da II Ursap, enfermeiro Alexandre Benigno de Oliveira Neto, serão abordadas informações sobre inclusão de novas vacinas, faixas etárias ampliada para vacinação, sistemas  de informação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), imunológicos especiais, estratégias de logísticas de distribuição de vacinas, dentre outros assuntos.

Segundo o técnico do Programa Regional de Imunizçaões da II Ursap, Jorge Motta é importante  que os técnicos dos municípios realizem corretamente o registro das doses aplicadas  dos imuno biológicos nos sistemas  API Web e  Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI).

Mudanças

O Ministério da Saúde passa a disponibilizar a vacina HPV quadrivalente para a população masculina de 12 a 13 anos de idade. A faixa etária será ampliada, gradativamente, até 2020, quando serão incluídos os meninos com 9 anos até 13 anos de idade.

Os homens de 14 a 26 anos de idade vivendo com HIV/Aids também passarão a ser contemplados nas ações de vacinação contra o HPV, bem como as meninas de 9 a 14 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias) que ainda não tiveram a oportunidade de serem vacinadas.

“A vacina HPV também estará disponível nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais – CRIE para indivíduos imunodeprimidos (indivíduos submetidos a transplantes de órgãos sólidos, transplantes de medula óssea ou pacientes oncológicos) que deverão receber o esquema de 03 (três) doses (0, 02 e 06 meses) para ambos os sexos, nas faixas etárias entre 09 e 26 anos de idade”, informa a técnica  do Programa Regional de Imunizçaões da II Ursap, Lucinete Almeida.

A vacina HPV segue para as meninas de 9 e menores de 15 anos. A novidade é que ela será ampliada para os meninos de 12 a 13 anos de idade.

“O objetivo é prevenir casos de cânceres de pênis, as lesões ano-genitais pré-cancerosas e verrugas genitais.  Por serem responsáveis pela transmissão do vírus em suas parceiras, ao receberem a vacina, os homens colaborarão com a redução da incidência do câncer de colo de útero e vulva nas mulheres, prevenindo também casos de cânceres de boca e orofaringe”, explicou  o responsável técnico do Programa de Imunizações da II URSAP, enfermeiro Alexandre Benigno de Oliveira Neto.

A vacina tetraviral que era oferecida somente a crianças menores de dois anos agora passa a ser oferecida a crianças menores de cinco anos. A mesma regra vale para a vacina contra a hepatite A, que também será oferecida a crianças menores de cinco anos, segundo o enfermeiro. “No caso da vacina DTP A, que era administrada em gestantes a partir de 27 semanas, agora ela pode ser iniciada a partir da 20ª semana gestacional”, completou o enfermeiro Alexandre Benigno.