REMINISCÊNCIAS: Turismo, assim começou

Wilson Bezerra de Moura

Desde o início da humanidade, quando do seu deslocamento de uma para outra região, começou o que se pode chamar de turismo, claro, na conformidade de suas necessidades e  capacidade uma característica do tempo.

Na medida em que estudamos o passado das civilizações vamos descobrindo passagem que condiz com a realidade da vida, na conformidade do tempo e importância do próprio imperativo da existência.

Descobrimos, em estudos do passado e revelações dos arquivos Raibrito, que a Grécia antiga foi o berço de mais um feito, o turismo. Ela foi o ponto crucial de inúmeras descobertas, intelectuais, artísticas, culturais e também teve suas mãos no implemento do turismo, quando pelo ano de 776 a.C. marcou uma data altamente importante, quando das realização dos primeiros Jogos Olímpicos e grande festa religiosa em honra ao poderoso deus mitológico: Zeus.

Era comentado que o próprio Zeus iria aos Jogos Olímpicos programados, assim como a liberdade de locomoção abriria lugar ao entrelaçamento de visitantes às cerimônias delineadas.

Por tais circunstâncias, comprometidas com a união de todos os gregos na locomoção de regiões por regiões, formavam-se aconchegos entre gregos que se hospedavam em casas de outros patrícios na perspectiva de que Zeus ali se encontrava.

As famílias tinham interesse em hospedar visitantes, na esperança de que Zeus ali viesse para coroar a felicidade do evento.

Foi desta maneira que nasceu a hospitalidade e com ela caracteres da possível esperança do deus Zeus se encontrar entre eles.

Foi com esse sentimento religioso que nasceu a hospitalidade, que na atualidade se constitui o elemento fundamental do turismo receptivo, hábito de viajar, tão velho quanto a própria humanidade.

Nesse procedimento espalhou-se o hábito de outras maneiras de comportamento. Poetas, como Romero e Pincano, cantaram em versos outras propriedades da terra Grécia, estimulando a visita de outros povos à sua região, numa característica de turismo de outras gentes.

Afinal de contas, etimologicamente a palavra Turismo significa giro, viagem circundante com retorno ao ponto inicial, satisfazendo o ego de cada um.

Na medida em que o tempo passou, de lá da Grécia por esse mundo inteiro, a modernidade vai aperfeiçoando a utilização do turismo na sociedade moderna.01