Reflexões Teológicas – Ricardo Alfredo

PENSAMENTO I

“Olhem as sentinelas, as estrelas, elas são numerosas e impossível ser contadas, mais na vasta escuridão, elas preenchem com seu brilho. Silenciosas e firmes, fazem o seu percurso. Sabem o seu lugar e sempre sustenta o seu curso e o seu objetivo. Dias, meses e anos vão e vem no espaço. Prova da criação”. (Ricardo Alfredo)


 

O CRISTIANISMO DOS HOMENS

Uma dos fatos mais comuns no mundo religioso, principalmente no seu seio da cristandade, é a desejo humano de depositar Deus dentro de uma caixa. E assim pensamos que estamos no controle de nossas vidas e que a proteção é só nossa. Como primeira atitude de insegurança e orgulho, tentamos fazer de Deus um objeto, algo com que podemos lidar, como uma coisa que podemos usar em benefício próprio em tempo e fora de tempo. E assim, com essa atitude mesquinha, descaracterizamos o bom Evangelho de Cristo e a real mensagem de esperança. Passamos a produzir um cristianismo meramente desumano e profundamente apático e sem o respeito as ordens divinas de amor ao próximo.

É justamente desta análise que surge a principal pergunta sobre o cristianismo.


 

QUE CRISTIANISMO É ESSE DE NOSSOS DIAS…

Que corrompe a pregação de amor e esperança, causando a toda humanidade um peso maior de isolamento, tristeza e aflição.

Que torna, na visão do leigo, Deus um tirano e sem amor.

Que é inábil ao contemplar os pequeninos deste mundo e sentir sua dor. Além de despreza as mulheres, os negros, os homossexuais, as crianças, os velhos, os deficientes, os pobres, os mendigos em nome de uma falsa moralidade ou de dogmas doentios.

Que engue suas mãos para causar dor e sofrimento. Que tem em suas vestes o sangue dos mártires. Que ao oprimido pelo sistema jamais estende as mãos para levantar do chão o nosso irmão caído.

Que se glória na profissionalização da fé e na transformação da casa de Deus em comércio ou empresa.

Que coloca acima de tudo o rito, o templo, o dinheiro, os bens materiais, abandonado a solidariedade, a misericórdia e o amor. Que é a base do trono de Deus.

Que se tornou forte aliado da corrupção política, dos poderes temporárias, dos atores, dos ricos e dos famosos, mas não olha com misericórdia, e não se alia àqueles que estão a margem social.

Que inverte o direito do pobre e do aflito, por bel prazer, para contemplar o sorriso dos mais desonestos da sociedade.

Que arranca dos mais pobres e investe milhões em catedrais espalhafatosas, puro orgulho, mas não investe um centavo para amenizar o sofrimento dos pobres e dos miseráveis sociais. Esquecendo-se da máxima do Evangelho que é socorre o pobre, o aflito e a viúva.

Que cria as guerras por aumento do número de fiéis, mais não ergue uma pena, para ensinar sobre a fé libertadora.

Que Constrói templos a soberba, catedrais ao orgulho, criando profunda tristeza aos corações mais humildes.

Que vive pelo extremismo do dogmatismo e por ele destrói os servos do Juiz Universal, esquecendo-se de viver pelo amor incondicional.

Que intervém nas eleições em nome de Deus e da fé ao colocar o poder político para defender seus interesses e legislar a favor de seus caprichos e não por uma justiça com equidade para todos.

Que busca a cura somente dos que fazem parte da elite dominante. Enquanto muitos sofrem nas camas dos hospitais públicos esperando a misericórdia de Deus. E a compaixão de alguém.

Que apedreja de forma simbólica e as vezes literalmente, quando sua função deveria ser de abençoar com bem-aventuranças aqueles que não tem esperança.

Esse é o cristianismo dos homens, doente, massacrado e sem a perdão para que mais sofre. Cristianismo que causou e causa mal estar no reino de Deus, pois despreza a mensagem da cruz e introduzi a fé no poder político e no materialismo.


ESSE É O CRISTIANISMO DO CRISTO…

“Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos”. (Oséias 6.6)

“Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás.” (Salmo 51.17).

 

“Fazer o que é justo e certo é mais aceitável ao Senhor do que oferecer sacrifícios.” (Provérbios 21.3)

“Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus.” (Mq 6.8).

Portanto meus amigos, o cristianismo do Cristo é totalmente diferente do cristianismo atual. Pois o reino de Deus e compartilhado com os homens e não arrancado deles pela fome, desespero e miséria. Nem pela ganância do poder temporal. Pelo contrário, o cristianismo do Cristo é semeador de esperanças e fé´.


 

FESTA DA CONGREGAÇÃO NOVA ALIANÇA CRISTO VIVE

 

thumbnail_foto 01


NOVAS DESCOBERTAS ARQUEÓLOGOS EM ISRAEL (MUNDO)

 

thumbnail_foto 02

Um novo sítio arqueológico “incrivelmente belo” foi introduzido em Jerusalém, aonde foram feitas achadas coisas que diagnostica a verdade dos relatos bíblicos.

A Autoridade das Antiguidades de Israel autorizou a abertura de um parque natural perto de Jerusalém, depois cinco anos de escavações em Ein Hanya, a segunda maior fonte de água natural da Judeia.

Trata-se de um local importante na história do cristianismo e por pertencer à uma igreja, o acesso ao local será gratuito.

Os arqueólogos apresentaram algumas das descobertas feitas no local, incluindo uma coluna típica das estruturas reais do período do Primeiro Templo – cerca de 2.400 a 2.800 anos atrás – o que pode indicar que ali funcionou alguma estrutura ligada ao reinado de Salomão.

A maior descoberta foi um grande sistema de piscinas naturais. Elas faziam parte de um complexo espaçoso de uma antiga igreja que funcionou no local no período bizantino.

“O batismo do eunuco por Filipe foi um dos principais acontecimentos na propagação do cristianismo”. “Portanto, identificar o lugar onde isso ocorreu despertou a atenção de estudiosos por muitas gerações. Não é de admirar que este local ainda seja de propriedade dos cristãos e continue sendo usado para cerimônias religiosas, tanto da Igreja Armênia como da Igreja etíope”.

Além de fragmentos de cerâmica, chama atenção a relação com uma moeda de prata, um dracma grego do século IV aC, uma das mais antigas já encontrada em escavações em Jerusalém. (FONTE: Times of Israel)


 

FUNDAMENTOS DA FÉ

 

thumbnail_foto 03

 


PENSAMENTO II

“As dores de Cristo, estão presente nos que são chamados por ele”. (Ricardo Alfredo)

 


ENCONTRO DE PASTORES

 

thumbnail_foto 04

(Fonte: AMEM)


PENSAMENTO III

“Na caminhada da vida, descobrimos que levamos apenas o amor”. (Ricardo Alfredo)

 


ENCONTRO DE ACADEMIAS DE LETRAS

 

thumbnail_foto 05

Diante de inúmeras autoridades, professor Dr. Benedito fez seu discurso arrebatador. Parabéns grande amigo e confrade.

 


A MAIOR FORÇA DE ENSINO

 

thumbnail_foto 06

Foto: Google

 


RÁPIDAS DA SEMANA

1- Malafaia denuncia Datafolha: “Pesquisa bandida”

2- Médico cristão cria programa para evangélicos emagrecerem

3- AV fala sobre ministério pastoral e carreira no gospel

4- Evangélicos e católicos se unem para eleições de 2018

5- Descoberta pode explicar enigma bíblico sobre a última semana de Jesus

6- Blocos de igrejas sairão no Carnaval para evangelizar

7- Psicólogos são proibidos de tratar transexuais que procuram ajuda

8- “O ateísmo não pode oferecer uma vida feliz e coerente” (Fonte: gospelprime)

 


VII – EMOVIM (Encontro de Mocidade da Visão Missionária)

 

thumbnail_foto 07

O EMOVIM é uma ideia que deu certo. Ideia essa que antes era liderado por conhecido Teólogo da cidade. Um bom amigo, disse que ao conversou com este teólogo e falou do Emovim, este ficou com os olhos mareados de água.  Parabéns, espero que continuei firme no propósito.

 

 


FAMÍLIA DEBAIXO DA GRAÇA

 

thumbnail_foto 08

 


SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL

 

thumbnail_foto 09

Essa equipe é comandada pela nossa querida Ivete Amorim. Tendo da esquerda para direita as seguintes pessoas: Rafaela, Ivete, Rita e Ricardo. Parabéns Ivete por liderar uma equipe com tanto amor e confiança.

 


REFLEXÃO DO DIA

Salmo 10

(Para trazer alívio nos momentos de solidão, desamparo e dor).

1 Por que te conservas ao longe, Senhor? Por que te escondes em tempos de angústia?

2 Os ímpios, na sua arrogância, perseguem furiosamente o pobre; sejam eles apanhados nas ciladas que maquinaram.

3 Pois o ímpio gloria-se do desejo do seu coração, e o que é dado à rapina despreza e maldiz o Senhor.

4 Por causa do seu orgulho, o ímpio não o busca; todos os seus pensamentos são: Não há Deus.

5 Os seus caminhos são sempre prósperos; os teus juízos estão acima dele, fora da sua vista; quanto a todos os seus adversários, ele os trata com desprezo.

6 Diz em seu coração: Não serei abalado; nunca me verei na adversidade.

7 A sua boca está cheia de imprecauções, de enganos e de opressão; debaixo da sua língua há malícia e iniquidade.

8 Põe-se de emboscada nas aldeias; nos lugares ocultos mata o inocente; os seus olhos estão de espreita ao desamparado.

9 Qual leão no seu covil, está ele de emboscada num lugar oculto; está de emboscada para apanhar o pobre; apanha-o, colhendo-o na sua rede.

10 Abaixa-se, curva-se; assim os desamparados lhe caem nas fortes garras.

11 Diz ele em seu coração: Deus se esqueceu; cobriu o seu rosto; nunca verá isto.
12 Levanta-te, Senhor; ó Deus, levanta a tua mão; não te esqueças dos necessitados.

13 Por que blasfema de Deus o ímpio, dizendo no seu coração: Tu não inquirirás?

14 Tu o viste, porque atentas para o trabalho e enfado, para o tomares na tua mão; a ti o desamparado se entrega; tu és o amparo do órfão.

15 Quebra tu o braço do ímpio e malvado; esquadrinha a sua maldade, até que a descubras de todo.

16 O Senhor é Rei sempre e eternamente; da sua terra perecerão as nações.

17 Tu, Senhor, ouvirás os desejos dos mansos; confortarás o seu coração; inclinarás o teu ouvido,

18 para fazeres justiça ao órfão e ao oprimido, a fim de que o homem, que é da terra, não mais inspire terror.