Reflexões teológicas – Ricardo Alfredo

PENSAMENTO – Deus honra os pobres.

“Ainda que o mundo honre os ricos, não se surpreenda com o fato de que Deus honra os pobres. A Bíblia nos ensina que: “Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que são pobres quanto ao mundo para fazê-los ricos na fé e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam? ” (Tiago 2:5).

 

A IGREJA NÃO PRECISA DE COACHING E SIM DE HOMENS E MULHERES COM UM CHAMADO.

É indiscutível que a igreja vem mudando ao logo das décadas, ou mesmo, se adaptado ao sistema mundano, por desejo das lideranças, ditas cristãs. O alerta está ligado com o aviso do apóstolo Paulo: “Não vos conformeis com este mundo” significa não se enquadrar ao sistema do mundanismo que nos cerca em suas mais variadas formas.

O mesmo versículo bíblico que traz essa exortação também explica como isso pode ser possível: “mas transformai-vos pela renovação da vossa mente”. Somente assim é que podemos experimentar “qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:2).

O papel da igreja sempre foi e sempre será de pregar o Evangelho e ensinar o caminho da edificação dos santos, porém, os umbrais da santa Casa, vem sendo bombardeados pelo modernismo teológico, que apenas desvirtua o ensinamento bíblico, verdade inabalável.

São dias difíceis para a Igreja, visto que, as manifestações de teses e teorias do campo da teologia moderna, que tem um apelo apenas emotivo, tão-somente mancham a reputação de diversas igrejas, que engolem tudo, sem se preocupar com os fundamentos bíblicos já postos.

O apóstolo João, apresenta um desses fundamentos ao declarar: “Esses ensinamentos vos tenho ministrado enquanto ainda estou presente entre vós. Mas o Advogado, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu Nome, esse vos ensinará todas as verdades e vos fará lembrar tudo o que Eu vos disse”. (João 14:25-26). Sim, Ele, o Espirito Santo de Deus é quem é responsável pelo convencimento da justiça, do pecado e do juiz de Deus. E não são os métodos puramente humanos que podem levar o homem aos caminhos da fé transformadora.

Em nossos dias, surgiu um novo método teológico que é “Teologia do Coaching”, ou mesmo denominado de “Coaching espiritual”. Essa teoria nas igrejas é tão desproporcional que até parece brincadeira de criança querendo enganar seu pai. Todavia é algo muito perigoso para o santo Evangelho, pois o mesmo vem sendo substituído pouco a pouco por palestras de orientação profissional, motivacional e de autoajuda. E assim, a sã doutrina bíblica vem sendo deixada de lado e tendo pouca importância no mundo cristão.

Esclareço que não tenho nada contra os coachings ou outro tipo de orientação quer seja profissional, quer seja motivacional ou mesmo de autoajuda. Entretanto a minha preocupação é que os púlpitos estão sendo usados para ensinos estranhos a palavra de Deus. Visto que, os mesmos deveriam servir apenas para pregar o Evangelho de Cristo e não para enaltece competências e habilidades humanas.

O doutor e apóstolo Paulo nos adverte sobre a palavra de Deus, ao afirmar: “Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema” (Gálatas 1:8). O que Paulo está afirmando, é que nada pode substituir os ensinamentos da Palavra de Deus.

Portanto, o modismo dos coachings dentro das igrejas em nada vai acrescentar na vida espiritual dos servos de Deus. Apenas vai ciar uma barreira de decepção, desgosto e tristeza para que os não conseguem serem iguais aos tais. E de forma diferente, o Santo Evangelho produzi verdadeiros vencedores neste mundo e na eternidade.

 

TRABALHO EM PROL DA CIDADE (Vereadores mossoroenses)

Parabenizo aos vereadores: Cabo Tony Fernandes, Lawrence Amorim, Marckuty da Maisa e Paulo Igo, que vem buscado com muito esforço, informações, e ao mesmo tempo, já vem trabalhando num ajustamento de conduta e melhorias na situação do Hospital Psiquiátrico São Camilo de Lellis.

 

REFLEXÃO DO DIA – tempos difíceis.

Estamos vivendo os dias profetizados pelo apóstolo Paulo. Estes são dias difíceis, que foram relatados na epístola a Timóteo (Tm 3:5). Estes são tempos: de frieza espiritual; de troca do sorriso pelo pranto; de exaltação do homem sobre o criador; de desespero e angústia; de silêncio de Deus nos púlpitos; de guerras pelos direitos e privilégios; de esquecimento dos deveres e obrigações; de vaidade; de exaltação a riqueza material; de cegueira espiritual; de desprezo pela palavra de Deus; do Politicamente correto; dos pilares da família humilhando e apedrejado; da glorificação do mal.

 

ANIVERSARIANTES DA ACJUS – Academia de Ciências Jurídicas e Socais de Mossoró.

Neste mês de janeiro de 2021, temos mais dois ilustres aniversariantes: Padre Sátiro em 22 janeiro e a senhora Zélia Macedo em 25 janeiro. Parabéns ao confrade e a confreira. São duas grandes personalidades da nossa história. E fazem algum comentário, seria chovem no molhado. Deus os abençoe.

 

SUGESTÃO DE LINKS PARA PESQUISA – prof. Doutor Benedito Mendes

1- Civilização da Seca-Elementos Culturais-6. As Artes Plásticas: https://youtu.be/viHYwW5tivo

2- Civilização da Seca-Religiosidade: 7. Padre Ibiapina-1: https://youtu.be/DKFtv-_76sM

3- Civilização da Seca-Religiosidade-8 Padre Ibiapina-2: https://youtu.be/QhkZMClcA7w

 

AMOL, ACJUS AFLAM e ASCRIM – Academias de Letras

As academias com liderança do Dr. Wellington Barreiro, Antonio Clóvis e Ricardo Alfredo, vem em movimento de articulação para voltar a TV com o programa das Academias. Vamos aguardar o desenrolar dos fatos históricos para Mossoró.

 

PAINÉIS TEMÁTICOS DAS ACADEMIAS (ACJUS e ALAM QUANTOS MUITOS POLÍTICOS SÓ FALAM; A IGREJA UNIVERSAL ORGANIZA AJUDA HUMANITÁRIA EM MANAUS

A Igreja Universal do Reino de Deus do Amazonas mobilizou seus voluntários para oferecer ajuda emergencial à população de Manaus. A cidade vive uma gravíssima emergência sanitária, decorrente do aumento expressivo dos casos de covid-19, que levaram ao colapso do sistema hospitalar do município. Essa é uma demonstração visível do amor de Deus, através dos homens. Verdadeiros irmãos de Cristo. Ao ler a reportagens meu coração se encheu de alegria em Deus.

Enquanto, diversos políticos buscam um instante de gloria na tv, nas revistas e nos jornais a igreja de Cristo caminha cheia do amor de Deus para os homens. e todas denominações vem trabalho em silêncio, provando que a verdadeira igreja é morena, sofredora e serva. (Fonte: IURD)

 

PERSONALIDADES – dois bons servos.

Dois grandes amigos e irmãos, Padre Sátiro e Milton Marques (In memoriam). Duas mentes privilegiadas, que sempre trabalharam em busca do bem comum. Em tempos, como estamos vivendo, Milton Marques o conciliador e pacificador faz falta. Já o irmão e amigo Padre Sátiro vem em sua caminhada mostrado a todos o privilégio de servir aos outros, e como sua vida nos espelha os ensinamentos do Cristo.

 

DECISÃO DE RUMOS (Academia).

 

A ACJUS representada pelos diretores José Wellington Barreto, Antonio Clóvis Vieira e Ricardo Alfredo de Souza esteve em reunião na Câmara Municipal de Mossoró representada pelo presidente Lawrence Amorim. As duas instituições assinaram termo de parceria ficando convencionado os seguintes pontos: Da parte da Câmara: 1º – A Câmara liberá-la – o plenário João Niceras de Morais para sessões solenes ou outros tipos de eventos que serão promovidos pela ACJUS. 2º – A TV CÂMARA em breve exibirá programa voltado a difundir a nossa cultura e 3º – Quando do aniversário da ACJUS em 05 de novembro, a Câmara realizará sessão solene em homenagem a nossa instituição.

Da parte da ACJUS ficou convencionado: 1º – A ACJUS estará sempre à disposição da Câmara Municipal para prestigiar os seus eventos, tais como: audiências públicas, sessões magnas ou qualquer outro tipo de evento que o nosso corpo acadêmico possa participar e colaborar. 2º – A ACJUS coloca à disposição da Câmara e da cidade a inteligência do nosso sodalício para elaboração de algum projeto, proferi palestras, participar de debates, realizar cursos ou seminários. 3º – A ACJUS coloca à disposição do Poder Legislativo Mossoroense as instalações do Palácio Cultural Acadêmico Milton Marques de Medeiros, para qualquer reunião ou evento que a Câmara deseje realizar na área das abolições e adjacências.

Outras articulações:

O presidente da ACJUS e os confrades Antônio Clóvis Vieira e Ricardo Alfredo de Souza, além da reunião com o presidente Lawrence Amorim, também estiveram com o presidente da Fundação Aldenor Nogueira – ex-vereador Jório Nogueira, e com os vereadores Edson Carlos (Cidadania) e Gideon Ismaias (Cidadania), numa articulação política sobre futuros projetos em benefício da cultural mossoroense e regional.

 

OS PILARES DA FÉ

1 – A salvação – “Portanto, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram, tudo se fez novo” (2Co.5:17).

2 – A Graça – “Pois o pecado não terá domínio sobre vós, porque não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça” (Rm.6:14).

3 – O proceder do salvo – “Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito” (Gl.5:25).
Se entrámos pela porta certa, devemos andar no caminho que lhe corresponde.
Se a semente em nós semeada é de vida, então, precisamos nutri-la para que cresça, até que se torne árvore – árvore da vida em nós, com os seus frutos (Gl.5:22,23).

4 – A verdadeira busca – “Pois todos buscam o que é seu, e não o que é de Cristo Jesus” (Fl.2:21).

 

REFLEXÕES

“Na vida é preciso ser forte, e seguir em frente”. (Escritor: Ricardo Alfredo)

“mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam”. (Isaías 40:3)

 

QUEM TEM OUVIDOS OUÇA! EIS OS SINAIS DA VOLTA DE JESUS CRISTO

Assim avisou o mestre Jesus sobre sua volta:

1- Guerras, fomes e terremotos – (Lucas 21:10-11);

2- Ódio, maldade e perseguição a cristãos – (Lucas 21:16-17);

3- O surgimento de falsos cristos e falsos profetas – (Marcos 13:5-6);

4- A pregação do evangelho em todo o mundo – (Marcos 13:10).

Esses são apenas alguns dos sinais que Jesus está voltando em breve.

Prepara-te para te encontrares com teu Deus.

Mostrar comentários (1)