Reflexões Teológicas – Ricardo Alfredo

VERDADES IMUTÁVEIS

Não defendo bandeiras partidas, nem religiosas. Sou um teólogo, que compreende o mundo a partir da nova visão, a Cristo. Como venho de família simples e trabalhadora, e que buscou na educação se desenvolver socialmente e como pessoa humana, tenho sempre a ideia do bem comum, ou seja, sempre in dubio pro societate.

Dito isso, venho me contrapor a uma política desumana e cruel com os mais simples e mais pobres do povo, que vem suportando o novo modelo escravista. Modelo este, que faz o gotejamento de assistência e a humilhação das migalhas. Quando escuto e vejo algumas falas, das pessoas, que hora estão em cargos públicos, tenho a impressão, que para eles, o povo é apenas um peso que se deve suportar. O mais desgastante, é ver o povo pagando, infindáveis tributos, para manter essa classe de sugadores e parasitas, que orbitam a república.

Não precisamos de novos modelos de governos, como: monarquias, ditaduras, comunismos e outros. Precisamos de seriedade e honestidade, que em via comum, tornou-se rara, para nossa vergonha como pessoal humana em pleno desenvolvimento.

Vergonha de ver e ouvir explicações ao povo com entrelinhas falsas, falas enfadonhas, e mentes criminosas, que maquinam o mal. Estes esqueceram que há um Juiz de tudo, que dos céus está medido, avaliando e determinado as sentenças. O apóstolo, doutor em direito mosaico, Paulo, declara: Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se desses também.

Ele continua aconselhando: São esses os que se introduzem pelas casas e conquistam mulheres instáveis sobrecarregadas de pecados, as quais se deixam levar por toda espécie de desejos. Elas estão sempre aprendendo, e jamais conseguem chegar ao conhecimento da verdade. Como Janes e Jambres se opuseram a Moisés, esses também resistem à verdade. A mente deles é depravada; são reprovados na fé. Não irão longe, porém; como no caso daqueles, a sua insensatez se tornará evidente a todos. (2 Timóteo 3: 1 a 9). Grifo nosso: Esse é o quadro dos nossos dias e do nosso povo.

A nossa política está contamina de mau caráter, corruptos com apoio de altas autoridades, indivíduos sem nenhuma condição intelectual, moral ou espiritual para legislar, ignorantes da causa pública. E ainda temos que suportar ladrões serem chamados de heróis do povo, e desonestos ficado mais rico à custa do dinheiro público, que deveria ser investido em educação, saúde, segurança, cultura e lazer.

Chega de paliativos política e reformas maquiadas, que apenas leva o povo ao engano e ao erro na escolha política.

Não há mais como silenciar, estamos aqui neste país rico, cheio de miseráveis e famintos. Todos queremos uma vida melhor e mais digna, e o que nos oferece migalhas e opressão.

A alma humana, clama por liberdade, por fraternidade, e por igualdade. Não há mais como retroagir! O caminho da liberdade nos foi mostrado e agora queremos segui-lo.

CONSTATAÇÃO

“É “de esquerda” ser a favor do aborto e contra a pena de morte, enquanto direitistas defendem o direito do feto à vida, porque é sagrada, e o direito do Estado de matá-lo se ele der errado”. (Luís Fernando Veríssimo)

PENSAMENTO – A cruz

“Todos passaremos pela cruz de Cristo” (Teólogo: Ricardo Alfredo)

ATITUDE SÁBIA

 

 

Pastores se reúnem com o Presidente para orarem pelo país e os representantes de várias denominações estiveram presentes na oração. Esse é um novo mundo, onde o temor do Senhor é o princípio da sabedoria.

O presidente se reuniu nesta sexta-feira, com os principais líderes e pastores evangélicos de todas as denominações para orarem pelo país no Palácio do Planalto. (Grifo nosso: “Infelizmente, alguns ingênuos, criticam essa atitude de orar pela nação. Entretanto, a oração é uma das principais armas contra as astutas ciladas do inimigo de Deus. E este país, precisa de Deus e de oração. Ressalto que não há necessidade de dogmatismos ou paredes de separação, pelo contrário, precisamos de todos em uma só voz, lutado pelo bem comum, que é a maior prova de amor a Deus, quando amamos nosso semelhante”.)

Silas Malafaia, que faz parte do grupo de apoio a Bolsonaro na internet organizou encontro.

Presidência afirmou que foi um milagre ele ter sido agredido e ainda está vivo depois de ser esfaqueado, durante o período de campanha.

A reunião contou com a presença de 11 igrejas pentecostais

e neopentecostais representa sentados os seus líderes e pastores.

Entre elas estavam o pastor Abner Ferreira da Assembleia de Deus de Madureira, o Missionário RR Soares da Igreja Internacional da Graça de Deus o Bispo Estevam Hernandes da Igreja Renascer em Cristo, Renê Terra Nova da igreja Sara Nossa Terra e César Augusto.

Pastores oraram pelo Brasil, e pela recuperação da economia durante a pandemia no país.

Foi feito uma live pela gente sociais do Presidente e do pastor Silas Malafaia durante o encontro.

Já Na audiência, Silas não se calou e falou sobre o Brasil não ser igual a Venezuela.

“Gostaria de informar que existem milhões de brasileiros orando por este país. Esse país não vai ser Venezuela. Esse país não vai ser destruído por ninguém. Esse país não vai falir. Eu quero declarar que tem milhões de pessoas que estão

orando e que Deus vai surpreender, vai confundir, vai deixar gente de boca aberta dizendo ‘como é que aconteceu isso? Como é que esse país saiu disso?’ É pra ninguém entender pra que Deus seja glorificado”, disse Malafaia.

O pastor ainda firmou que deu, colocou Bolsonaro na presidência, “ não me impressiono com o momento que estamos vivendo, cremos que há um Deus no céu e toda autoridade é permissão de Deus. Ele põe, ele tira. Não é jogo corrupto de poder que vai trazer parte para nação” disse ele. (Fonte; www.obuxixogospel.com.br)

PENSADORES – a política I

“Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem”. (Bertolt Brecht)

“A política é a arte de captar em proveito próprio a paixão dos outros”. (Henry de Montherlant)

“Para o triunfo do mal, basta que os bons nada façam” (Edmund Burke).

CÂMARA APROVA MAIS TRANSPARÊNCIA SOBRE COVID-19

 

 

O plenário da Câmara Municipal de Mossoró aprovou hoje (10), em sessão remota, o Projeto de Lei 53/2020, que define medidas para aumento da transparência de informações sobre Covid-19. A matéria é de autoria do vereador Petras (DEM) e foi aprovada por unanimidade.

Conforme o projeto, a Administração Municipal manterá dados públicos e atualizados sobre os casos confirmados, suspeitos e em investigação, relativos à situação de emergência pública sanitária, resguardando o direito ao sigilo das informações pessoais.

A transparência abrangerá a divulgação, independentemente de requerimentos, de casos suspeitos e confirmados, quanto a aspectos epidemiológicos, de prestação de serviços de saúde, do emprego de recursos públicos e providências contra a pandemia.

Também disciplina a forma como as informações serão divulgadas, como reunidas em um portal oficial único na internet, acompanhadas das respectivas séries históricas, e apresentadas na forma de painéis de fácil compreensão ao público, de forma periódica.

“Estamos estabelecendo um conjunto de parâmetros mínimo, por meio de lei, para garantir que a gestão municipal se comprometa com a divulgação dessas

informações de forma adequada. Significa mais transparência às ações e resultados do enfrentamento à pandemia”, comenta Petras. (Fonte: CMM)

SILAS MALAFAIA E VALDEMIRO SANTIAGO TÊM DADOS VAZADOS POR GRUPO DE HACKERS

 

 

Os dados do pastor Silas Malafaia foram divulgados na internet no dia 4 de junho, pelo grupo de hackers Anonymous. Entre as informações expostas estão números de cartão de crédito, endereço, telefone, data de nascimento e CPF. Os invasores ainda tentaram doar uma quantia de R$ 10 mil da conta de Malafaia para o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, mas a operação não chegou a ser concluída.

O perfil no Twitter AnonCyber, que seria integrante do grupo Anonymous e teria feito a transferência do dinheiro usando os dados do pastor, confirmou que a operação não foi concluída.

O grupo também acusou o líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC) de receber dinheiro de fiéis em sua conta pessoal e chegou a publicar um boleto. Através de uma rede social, Silas disse que tudo será descoberto e acusou o grupo de forjar mentiras.

“CANALHAS! Os esquerdopatas forjaram mentiras dizendo que dinheiro doados vieram para minha conta. Rackearam dados meus. Só atuam contra quem ñ é do viéis da esquerda. EM NOME DE JESUS VOCÊS VÃO SER DESCOBERTOS AGUARDEM!”, escreveu Malafaia no Twitter.

O pastor alega que os números de cartão de crédito que estão circulando pela internet não são dele e nem de seus familiares e que as únicas informações verdadeiras são seu endereço e CPF.

“Um troço de amador, não sei nem se são esses caras (do grupo Anonymous) mesmo”- comentou Malafaia.

Os hackers ameaçaram também enviar compras para a casa do pastor, mas ele afirma que até o momento não recebeu nada ou sofreu qualquer prejuízo financeiro em decorrência da exposição de seus dados.

Outro pastor evangélico também foi alvo do grupo. A mesma página compartilhou, na noite desta terça-feira, um comprovante de doação no valor de R$ 2.450,00, para a Legião da Boa Vontade (LVB), em nome de Valdemiro Santiago, líder da Igreja Mundial do Poder de Deus. Valdemiro ainda não comentou sobre o caso. (Grifo nosso: que mundo é esse! Em que para se defenderem de ideias contrarias, pessoas praticam crimes de todas espécies penais e parece que nada acontece. Hoje é o pastor Silas, amanhã quem será? Ficaremos sujeito a esse estado de aberrações? Do vale tudo?

Do interesse financeiro, acima da legitimidade legal? Silas é um homem de ideias. E ideias quando não aceitas, devem ser combatidas com ideias melhores e não com crimes”. (Fonte: O Globo e Pleno News)

PENSADORES – a política II

“Políticos e fraldas devem ser trocados de tempos em tempos pelo mesmo motivo”. (Eça de Queirós)

“Um político divide os seres humanos em duas classes: instrumentos e inimigos”. (Friedrich Nietzsche)

LIVES DA ACJUS – Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró

 

 

O nosso presidente, ACJUS, Dr. Wellington Barreto neste período de isolamento social ou distanciamento social, vem fazendo lives inteligente e informativas. Parabéns pela grande ideia.

ANIVERSARIANTE

 

 

Nosso querido confrade, amigo e irmão DAVI DE MEDEIROS, no dia 17 deste mês (JUNHO) apagou mais uma velinha. Todos da AMOL, ACJUS e do ICOP parabeniza.

PENSAMENTO – meu eu…

“Como ser feliz? O que fazer para ter prazer em viver? Ressurgir, olhando para o alto. ” (Escritor: Ricardo Alfredo)

AT LAST

“O sol está nascendo, já posso ver o novo horizonte de um céu azul. ” (Escritor: Ricardo Alfredo)

A PAZ PROFUNDA

Havia um Rei muito sábio que ofereceu um grande prêmio ao artista que fosse capaz de captar em uma pintura a Paz Profunda. Muitos artistas começaram a pintar suas telas. Procuravam as cores mais tranquilas, as pinceladas mais suaves, os motivos mais calmantes. Um deles quis pintar o silêncio, mas não conseguiu. Outro quis pintar a brisa suave, mas só conseguiu fazer um furacão. Muitos tentaram retratar a paz das formas mais variadas.

No dia marcado várias telas foram apresentadas ao Rei. O Monarca olhou atentamente cada uma das obras. Eram realmente belíssimas. Mas ele queria encontrar aquela que representaria a paz. Finalmente ficou com duas pinturas que mais gostou e tinha que escolher entre elas.

A primeira representava um lago muito tranquilo. Este lago era um espelho magnífico onde se refletiam uma paisagem maravilhosa com árvores, montanhas e as nuvens do céu. Tudo suave, delicado e plácido. Era a visão do paraíso mais perfeito. Todos que olharam para essa pintura achavam que ela representava perfeitamente a Paz Profunda.

A segunda pintura também tinha montanhas. Mas estas eram cheias de escarpas e sem nenhuma vegetação. Sobre elas havia um céu onde se armava uma tempestade com uma chuva forte, raios e trovões. Descia pela montanha uma cachoeira agitada com a água batendo em rochas e formando espumas. As pinceladas eram vigorosas e fortes. As cores vibrantes. Nada naquele quadro parecia ter paz.

Quando todos já olhavam com estranheza para aquela obra, o Rei reparou um pequeno detalhe: atrás da cachoeira havia um arbusto crescendo de uma fenda na rocha. Neste arbusto um delicado ninho de passarinho. No meio da turbulência da água o pássaro estava calmamente sentado observando a natureza. Na mais profunda Paz!

O Rei escolheu a segunda tela. Todos ficaram espantados e o sábio monarca explicou: A Paz profunda não é estar em um lugar calmo, sem ruídos, sem problemas, livre de dores e de tentações. A Paz profunda é estar calmo e confiante independente do meio que nos cerca. (ADAPTAÇÃO DE AUGUSTO PESSÔA)

AS CANÇÕES ETERNAS

Na vida, alguns tem poucas alegrias. E algumas dessas alegrias, vem da lembrança de ter amando alguém. Como sempre digo: “Quem mais amou, sempre será mais feliz”. Essa música é fato escrito, é verdade dita. A você que nunca sobre amar. Sei que seus olhos devem estarem cheios de arrependimentos, ou talvez de lágrimas. Hoje, eu conheço o começo, reconheço o meu fim.

Um Homem em Volta do Mundo (Ritchie)

A lua está de volta ao seu lugar

Quem perguntar diga que está tudo bem

Um sinal, a senha, como olhar

Cada vestígio que você deixar

Do nosso amor sempre foi assim

E outra vez, já sei o que será de mim

Sem parar eu tento resistir

E a saudade é de arrasar

É impossível não te amar

Nunca mais eu aposto

Nunca mais vou perder

Não apago o seu rosto

Eu desligo a TV

Eu conheço o começo

Reconheço o meu fim

Sou um homem em volta do mundo

Até voltar a mim

Aonde estou tento me ocultar

Não vou ser o primeiro a chegar

E então será que é pra valer

Quando chegar a hora H

Vamos ver quem vai jogar

Sei, nunca mais eu aposto

Nunca mais vou perder

Não apago o seu rosto

Só desligo a TV

Eu conheço o começo

Reconheço o meu fim

Sou um homem em volta do mundo

Até voltar a mim

Não vou fingir nem dizer adeus

Nem blefar até o fim

Nunca mais eu aposto

Nunca mais vou perder

Não apago o seu rosto

Eu desligo a TV

Eu conheço o começo

Reconheço o meu fim

Sou um homem em volta do mundo

Até voltar a mim

Um homem em volta do mundo

Até voltar a mim

ACADEMIA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS DE MOSSORÓ – ACJUS

Moção de Congratulações e Aplausos

A direção da Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró – ACJUS – representando o seu colegiado vem expressar Moção de Aplausos e Congratulações a confreira e professora Dra. LUDIMILLA CARVALHO SERAFIM DE OLIVEIRA pelo êxito obtido no processo de escolha democrática acontecido ontem dia 15/06/20 – quando a comunidade acadêmica se pronunciou via on-line sobre a próxima administração da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

A inclusão da citada professora na lista tríplice é sem sombras de dúvidas um imensurável reconhecimento emanado pela comunidade acadêmica a sua liderança, capacidade intelectual e a sua experiência como educadora e

profunda conhecedora dos caminhos administrativos que norteiam e nortearam a nossa UFERSA.

Parabéns por mais esta vitória, nobre confreira!

Mossoró, RN, 16 de Junho de 2020.

JOSÉ WELLINGTON BARRETO

Pela Diretoria da ACJUS

AMOL (Academia Mossoroense de Letras) – A HISTÓRIA VIVA

 

 

Helder Heronildes da Silva, a história viva da nossa cidade, do nosso Estado e da nossa Nação. Um homem de sorriso aberto, cheio de generosidade, de honestidade, de um coração humilde e repleto de sabedoria. Suas palavras no transmite segura e paz, nos dias de tempestade.

Helder representa tudo há de bom e humano. Quando sentamos na calçada do eterno amigo e confrade Filemom, o poeta, escutamos as grandes histórias do nosso irmão, confrade e amigo Helder.

Em uma só voz, todos que fazemos a AMOL, a ACJUS, o ICOP e as demais academias, dizemos: obrigado Helder.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

1- Edir Macedo teve coronavírus, foi internado, e já recebeu alta – O líder da Igreja Universal afirmou que tomou hidroxicloroquina e outros medicamentos indicados pelos médicos.

2- Pastor Wesley Ros quebra o silêncio sobre racismo: “Minha raça é humana” – Ros critica termo “raça negra” como ativismo: “Eu não sou negro, eu sou preto”.

3- Filhos de Anderson do Carmo farão live em memória do pai sem Flordelis – A live será realizada no próximo dia 16 no Facebook e Instagram do vereador Misael.

4- Cantora Mara Lima lamenta a morte do amigo, vítima de coronavírus – Valmir Leal era pastor da Igreja Visão Missionária – Região de Pinhais em Curitiba (PR).

5- Pastor lembra última conversa com Fabiana Anastácio antes dela morrer – O casal tinha um relacionamento de mais de 20 anos entre namoro e casamento, e era tido como referência para fieis e admiradores.

6- Vídeo revela que Fabiana Anastácio tinha pavor do coronavírus – Mesmo assim a live da cantora tinha um aglomerado de pessoas que virou alvo de debate na web.

7- Apóstolo Agenor Duque viaja para Israel onde irá realizar ato profético – O apóstolo levou uma mala cheia de pedidos de oração para apresentar no “Vale de Gideão.”

PENSADORES – a política II

“Sete pecados sociais: política sem princípios, riqueza sem trabalho, prazer sem consciência, conhecimento sem caráter, comércio sem moralidade, ciência sem humanidade e culto sem sacrifício”. (Mahatma Gandhi)

“A política… há muito tempo deixou de ser ciência do bom governo e, em vez disso, tornou-se arte da conquista e da conservação do poder”. (L. Bianciardi)

PENSAMENTO – Cristo e a justiça

“Atacaram tanto a Cristo, que a resposta chegou”. (Teólogo e escritor: Ricardo Alfredo)

A MINHA MÃE…

Mamãe Estou Tão Feliz (Mamma) – Agnaldo Timóteo

Mamãe estou tão feliz

Por que voltei pra você

Alguma coisa me diz

Que hoje eu volto a viver

Penso feliz ao seu lado

Viver distante por quê

Mamãe, só pra você eu cantarei agora

Mamãe, a solidão foi para sempre embora

Essas palavras de amor

Que digo nesta canção

Creia, mãezinha querida

Nascem no meu coração

Mamãe, a chama viva que me aquece é você

Toda minha vida

Eu só desejo ao seu lado viver

Sinto tremer sua mão

E a voz cansada falhar

Ao me fazer um carinho, mamãe

Numa canção de ninar

Sua cabeça está branca

Mais há luz em seu olhar

Mamãe, só pra você eu cantarei agora

Mamãe, a solidão foi para sempre embora

Essas palavras de amor

Que digo nesta canção

Creia mãezinha querida

Nascem no meu coração

Mamãe, a chama viva que me aquece é você

Toda minha vida

Eu só desejo ao seu lado viver

O ESCRITOR EVANGÉLICO MAX LUCADO PARTIPA DE EVENTO ANTIRACISMO – ” Jesus faz o que o homem não faz”

 

 

O reconhecido autor Cristão Marcos Lucado divulgou em sua página do Facebook, para postar vídeos de uma vigília de oração no Travis Park em San Antonio, com centenas de pessoas.

A vigília foi no Texas na noite de quarta, em resposta ao assassinato de George Floyd, uma afro-descendente, morto por asfixia por policiais.

Max, que também é pastor, falou sobre o momento da vigília e de sua participação.

“Eu realmente gostaria que você estivesse aqui conosco adorando Jesus em Santo Antônio”, falou enquanto os presentes adoravam e louvavam a Deus.

O local da vigília foi o mesmo palco do protesto contra o racismo imparcialidade nas ações policiais, quando há um negro envolvido.

O evento foi organizado pela Igreja Bíblica Comunitária de San Antonio – uma das maiores congregações da cidade homônima – com apoio de outras igrejas da região, e incentivou aos participantes a “exercerem um alto nível de cautela”, já as preocupações relacionadas ao COVID-19 persistem.

A ministração foi em João 6, contando o milagre da multiplicação, dizendo que “ o que o homem não faz Jesus faz! ”.

Max, falou um pouco sobre a atitude de Felipe e os discípulos perante a uma multidão com fome.

“Onde Jesus está, aqueles que estão traumatizados encontram esperança, encontram um novo começo, encontram um novo começo. Onde Jesus está, toda pessoa é valorizada, o Evangelho é declarado”, continuou.

No final, Max Lucado ainda enfatizou que “o que não podemos fazer, Cristo faz”, ligando a imagem dos discípulos com a “imagem dos momentos da vida em que tentamos resolver nossos problemas sem Cristo”.

“São problemas sérios que enfrentamos. Eles são extremamente difíceis. Você sente que está enfrentando cinco mil desafios? Antes de contar seu dinheiro, antes de se contar e antes de contar sua quantidade escassa de peixe e pão, posso pedir para contar com Cristo? ”, perguntou. (Fonte: Gospel +)

PENSAMENTO – os ventos

“Escuto o som dos ventos, anunciando sua presença entre os homens, Deus. ” (Escritor: Ricardo Alfredo)

 

LIÇÃO DE SABEDORIA

Um cientista muito preocupado com os problemas do mundo, passava dias em seu laboratório, tentando encontrar meios para minorá-los.

Certo dia, seu filho de 7 anos invadiu seu santuário decidido a ajudá-lo. O cientista nervoso pela interrupção, tentou fazer o filho brincar em outro lugar. Vendo que seria impossível removê-lo, procurou algo que pudesse distrair a criança. De repente deparou-se com o mapa do mundo em uma revista. Recortou o mapa em vários pedaços e junto com um rolo de fita adesiva, entregou ao filho dizendo:

– Vou lhe dar o mundo para consertar. Aqui está ele todo despedaçado. Veja se consegue consertá-lo, mas faça tudo sozinho.

Pelos seus cálculos o filho levaria dias para montar o quebra cabeça e “consertar o mundo”. Porém em alguns minutos o menino lhe chamou calmamente:

– Papai! Já terminei!

A princípio, o cientista não deu crédito as palavras do filho. Pois seria impossível a uma criança de 7 anos recompor o mapa do mundo em tão pouco tempo, ainda mais que jamais havia visto tal mapa.

Relutante o cientista levantou os olhos das suas anotações, certo que veria um trabalho digno de uma criança. Mas para sua surpresa o mapa estava perfeito. Todos os pedaços haviam sido colocados nos devidos lugares. Como seria possível? Como o menino havia conseguido?

– Você não sabia como deveria ser o mundo meu filho, como conseguiu?

– Verdade pai, eu não sabia como deveria ser o mundo, mas eu vi, quando o senhor recortou a figura do mundo da revista, que do outro lado havia um homem, quando você me deu o mundo para consertar eu tentei e não consegui. Foi aí que me lembrei do homem. Virei os recortes e comecei a consertar o homem, que eu sabia como era.

Quando acabei de consertar o homem, virei a folha e vi que havia consertado o mundo. (Autor Desconhecido)

MÚSICA GOSPEL – AS MAIS BELAS CANÇÕES CRISTÃS

Essa ´uma das mais belas canções cristãs. Quando criança, antes de dormir eu cantava essa canção e sentia a doce presença do espírito de Deus.

Cem Ovelhas (Ozéias de Paula)

Eram cem ovelhas, juntas no aprisco

Eram cem ovelhas, que amante cuidou

Porém numa tarde, ao contá-las todas

Lhe faltava uma, lhe faltava uma e triste chorou

As noventa e nove, deixou no aprisco

E pelas montanhas, a buscá-la foi

A encontrou gemendo, tremendo de frio

Curou suas feridas, pôs logo em seus ombros e ao redil voltou

Essa mesma história, volta a repetir-se

Pois muitas ovelhas, perdidas estão

Mas ainda hoje, o pastor amado

Chora tuas feridas, chora tuas feridas

E quer te salvar

As noventa e nove, deixou no aprisco

E pelas montanhas, a buscá-la foi

A encontrou gemendo, tremendo de frio

Curou suas feridas, pôs logo em seus ombros e ao redil voltou

Curou suas feridas, pôs logo em seus ombros e ao redil Voltou

Curou suas feridas, pôs logo em seus ombros e ao redil voltou

Curou suas feridas, pôs logo em seus ombros e ao redil voltou

Curou suas feridas, pôs logo em seus ombros e ao redil voltou

PENSAMENTO – o amigo

“Deitado no silêncio da madrugada, escuro o meu bom amigo, Jesus, a dizer: não tenhas medo, estou aqui. ” (Teólogo e escritor: Ricardo Alfredo)

REUNIÃO EDUCACIONAL

 

 

Reunião sobre educação e discursão sobre novos caminhos da educação. Foto cedida por uma amiga. Obrigado. (Antes do isolamento social)

REFLEXÃO – Uma Análise da Boa Semente

Martim Lutero ensinou que o Salmo 37, relata a paciência dos santos. ” Este salmo, além de poético, apresenta uma preocupação em relação a justiça divina quanto ao ímpio e suas aparentes vitórias.

Este salmo fala da justiça de Deus em relação a quem o serve e a quem não o serve.

Salmo 37 – paciência dos santos

1- NÃO te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniquidade.

2- Porque cedo serão ceifados como a erva, e murcharão como a verdura.

3- Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado.

4- Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração.

5- Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará.

6- E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia.

7- Descansa no Senhor, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos.

8- Deixa a ira, e abandona o furor; não te indignes de forma alguma para fazer o mal.

9- Porque os malfeitores serão desarraigados; mas aqueles que esperam no Senhor herdarão a terra.

10- Pois ainda um pouco, e o ímpio não existirá; olharás para o seu lugar, e não aparecerá.

11- Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz.

12- O ímpio maquina contra o justo, e contra ele range os dentes.

13- O Senhor se rirá dele, pois vê que vem chegando o seu dia.

14- Os ímpios puxaram da espada e armaram o arco, para derrubarem o pobre e necessitado, e para matarem os de reta conduta.

15- Porém a sua espada lhes entrará no coração, e os seus arcos se quebrarão.

16- Vale mais o pouco que tem o justo, do que as riquezas de muitos ímpios.

17- Pois os braços dos ímpios se quebrarão, mas o Senhor sustém os justos.

18- O Senhor conhece os dias dos retos, e a sua herança permanecerá para sempre.

19- Não serão envergonhados nos dias maus, e nos dias de fome se fartarão.

20- Mas os ímpios perecerão, e os inimigos do Senhor serão como a gordura dos cordeiros; desaparecerão, e em fumaça se desfarão.

21- O ímpio toma emprestado, e não paga; mas o justo se compadece e dá.

22- Porque aqueles que ele abençoa herdarão a terra, e aqueles que forem por ele amaldiçoados serão desarraigados.

23- Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e deleita-se no seu caminho.

24- Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor o sustém com a sua mão.

25- Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão.

26- Compadece-se sempre, e empresta, e a sua semente é abençoada.

27- Aparta-te do mal e faze o bem; e terás morada para sempre.

28- Porque o Senhor ama o juízo e não desampara os seus santos; eles são preservados para sempre; mas a semente dos ímpios será desarraigada.

29- Os justos herdarão a terra e habitarão nela para sempre.

30- A boca do justo fala a sabedoria; a sua língua fala do juízo.

31- A lei do seu Deus está em seu coração; os seus passos não resvalarão.

32- O ímpio espreita ao justo, e procura matá-lo.

33- O Senhor não o deixará em suas mãos, nem o condenará quando for julgado.

34- Espera no Senhor, e guarda o seu caminho, e te exaltará para herdares a terra; tu o verás quando os ímpios forem desarraigados.

35- Vi o ímpio com grande poder espalhar-se como a árvore verde na terra natal.

36- Mas passou e já não aparece; procurei-o, mas não se pôde encontrar.

37- Nota o homem sincero, e considera o reto, porque o fim desse homem é a paz.

38- Quanto aos transgressores, serão a uns destruídos, e as relíquias dos ímpios serão destruídas.

39- Mas a salvação dos justos vem do Senhor; ele é a sua fortaleza no tempo da angústia.

40- E o Senhor os ajudará e os livrará; ele os livrará dos ímpios e os salvará, porquanto confiam nele.

Esboço de Salmos 37:

1- Dos versículos: 1 a 3 – a inveja dos maus;

2- Dos versículos: 4 a 6 – a satisfação em Deus;

3- Dos versículos: 7 a 9 – o sucesso dos ímpios;

4- Dos versículos: 10 a 13 – a recompensa do mal;

5- Dos versículos: 14 a 17 – o juízo de Deus;

6- Dos versículos: 18 a 20 – o auxílio de Deus;

7- Dos versículos: 21 a 24 – a recompensa do Senhor;

8- Dos versículos: 25 a 29 – o cuidado de Deus;

9- Dos versículos: 30 a 31 – o caminho da sabedoria;

10- Dos versículos: 32 a 34 – perseguição de quem serve a Deus;

11- Dos versículos: 35 a 38 – o aparente sucesso;

12- Dos versículos: 39 a 40 – a salvação de Deus.

Divisão teológica para estudo

Salmos 37:1-3

A iniciação do salmo, tem como resumo e tema: não sentir inveja dos maus, porque eles receberão castigo. Quem obedece e confia em Deus será recompensado.

Salmos 37:4-6

Quem tem prazer em Deus será satisfeito. Quem confia em Deus não será abandonado. Deus revela e exalta a justiça de quem entrega sua vida para obedecer a Deus.

Salmos 37:7-9

Não vale a pena ficar irritado com o sucesso de pessoas ruins, que fazem coisas erradas. Em vez de ficar irado e ser tentado pelo mal, tenha paciência porque, mais cedo ou mais tarde, Deus castigará o pecado mas recompensará quem espera nele.

Salmos 37:10-13

Deus já tem o castigo preparado para quem faz o mal e uma boa recompensa preparada para os justos. Os ímpios fazem planos ruins, mas Deus é quem tem a última palavra.

Salmos 37:14-17

Muitas pessoas pensam que são muito fortes e podem fazer coisas ruins porque ninguém consegue castigar. Mas Deus é mais forte e é melhor sofrer agora por fazer o bem do que ser castigado por Deus depois.

Salmos 37:18-20

Deus nunca abandona quem O ama. Ele protege e ajuda a superar as dificuldades. Mas quem odeia a Deus não aguenta na dificuldade e é destruído.

Salmos 37:21-24

Deus observa e retribui a cada um de acordo com o que merece. Quem faz o bem recebe bênção mas quem faz o mal recebe mais mal.

Salmos 37:25-29

Deus é fiel com quem é fiel a fazer o bem. Muitas pessoas não praticam o bem porque ficam com medo de ficar sem nada nas Deus cuida das necessidades de quem se dedica ao bem.

Salmos 37:30-31

O segredo para ser sábio e fazer o que é correto é conhecer a Bíblia, que é a palavra de Deus, e obedecer a Seus mandamentos.

Salmos 37:32-34

Quem obedece a Deus pode ser perseguido, porque o bem incomoda a quem vive para o mal. Mas Deus livra do perigo e faz justiça.

Salmos 37:35-38

De início pode parecer mais proveitoso fazer o que é errado. Quem faz o mal muitas vezes tem sucesso durante algum tempo. Mas esse sucesso não dura. Se você quer ter um futuro, faça o bem.

Salmos 37:39-40

A salvação e a ajuda vêm de Deus. Deus é forte e protege todos que O procuram de coração. Confie em Deus!