Reflexões Teológicas – Ricardo Alfredo

PENSAMENTO I

“O orgulho é a fonte de todas as fraquezas, por que é a fonte de todos os vícios” (Santo Agostinho)

“Eu acredito que milagres podem acontecer”. (Ricardo Alfredo)

 

POLÍTICA E FÉ

O maior registro político que temos como humanidade é a Bíblia. Ela conta a história de um povo que servia a Deus e recebeu orientação divina em todas as áreas inclusive no proceder público.

Quando as autoridades desviava-se do projeto divina de humanização e elas deixavam abandonos os mais carentes, Deus levantava homens, conhecidos como profetas para denunciar as questões de políticas sociais como afirma Isaias ao dizer: “… ai daqueles que fazem decretos iníquos e daqueles que escrevem sentenças de opressão, para negar a justiça ao fraco e fraudar o direito dos pobres”. (Isaías 10:1-2)

Quando realizamos uma leitura sem fanatismo religioso, apenas com o olhar do Espirito, fica perceptível que a mensagem do Cristo estava totalmente relacionada as questões sociais que afetam a vida do povo e fica mais visível o quanto Ele lutou contra as injustiças, combateu a crença de quem nasce pobre é da vontade de Deus, condenou a corrupção eclesiástica e política, e defendeu os fracos. Observe suas palavras: “… A verdade vos libertará – …Eu vim para que TODOS tenham VIDA e a tenham em abundancia”.

As questões sociais na sua mensagem é tão forte que suas doutrinas e cobranças orbitam nos temas: Amor ao próximo, Caridade, Justiça, Solidariedade, vida em comunidade, partilha. Sua doutrina é: “Tive sede e me deste de beber. Tive fome e me deste o que comer. Estive preso e fostes me visitar”. Solicitou a repartição das riquezas: dividiu pão, peixe e falou ao rico: “… Vá, venda tudo que tens e distribua aos pobres”. Instruindo e ensinado, o Cristo apresenta o maior desafio que é mudança da ordem de valores do poder do mundano ao afirmar: “…o maior é aquele que serve”: o que deixa claro que o poder deve ser um serviço e não privilégio. Sua ideologia ameaça os poderosos políticos e religiosos da época, e por não ser fariseu, saduceu, escriba, fazer parte da direita, esquerda, governo, oposição, ele foi levado à prisão e a morte na Cruz.

Observe as normas das políticas de Deus e seus critérios de julgamento: “… Vinde benditos de Meu Pai, pois Eu tive sede e me deste de beber, Eu tive fome e me deste o que comer, Eu estava nú e tu me vestiste, Eu estava cativo e fostes me visitar.” “… mesmo que a tua Fé remova montanhas, se não tiver amor nada disso lhe adiantará.” “… não julgueis e não sereis julgado.”

O Juiz dos mundos observa o proceder político, não político, extremista, liberal e outros, para dar a sua dosimetria conforme a obra de cada um. Lamento pelas doutrina que tenho visto, ouvido e analisado e fica evidente que em muito difere da doutrina do mestre.

A política está no nosso dia-a-dia, assim como a fé. Elas formam um conjunto Inseparável, visto que sem política não há fé, sem fé não há política. Pois quando temos fé sem política temos: comércio de Deus, opróbio do povo, seita, alienação. Já quando temos política sem fé, temos: exploração do pobre, miséria, comércio da saúde, comercio do amor e a morte da esperança.

Meus amigos, irmãos, devemos acordar enquanto é tempo, para quando chegar o Rei do universo, e venha colher, possamos não estar de mãos vazias em sua presença.


 

thumbnail_foto 01

 


RÁPIDAS DA SEMANA

1- Como uma igreja chinesa enfrentou a perseguição;

2- Trump diz que livro que questiona sua presidência é “fake book”;

3- Coreia do Norte aceita se reunir com a do Sul na próxima semana

4- Confira os temas que devem movimentar o Congresso Nacional em 2018;

5- Iraque: Situação de cristãos é delicada mesmo após saída do EI;

6- Países islâmicos exigem que ONU reconheça Palestina e dívida Jerusalém;

7- Escritor debate como o cristão pode contribuir para o bem comum;

8- Meirelles é apresentado em igreja como “milagreiro”;

9- Jornalista afirma que igrejas evangélicas evitaram falência das emissoras de TV em 2017;

10- Famoso com o funk ‘Atoladinha’, MC Bola de Fogo se converteu e se dedica a recuperar viciados;

11- Estado Islâmico e Hamas estão em guerra.


 

thumbnail_foto 02

 


DIREITO DO CONSUMIDOR

O Direito do Consumidor é uma parte do direito que atua nas relações jurídicas entre os fornecedores de bens, de serviços e os consumidores.

Tipos de práticas abusivas de fornecedores como:

Cobrança indevida; (obs.: duplicidade de cobrança)

Direito de troca de produtos; (obs.: quando produto entregue não é igual ao comprado)

Direito a Nota Fiscal; (obs.: quando não quer fornecer a nota)

Propaganda enganosa; (obs.: o anunciado não é igual ao vendido)

Venda casada; (obs.: ao comprar um produto deve levar outro)

Taxas e valores abusivos; (obs.: valores embutidos na parcelas)

Sem os direitos do consumidor, não pode ocorrer o equilíbrio entre partes. O campo de abusos que o fornecedor pode fazer fica externo e o comprador fica vulnerável.

 


RUMOS DA POLITICA

1- Janot é chamado a depor na PF sobre áudios da JBS – (grifo nosso: país engraçado é o Brasil, para não dizer irônico. Quem deveria está preso, está solto, quem é sério logo é processado).

2- PF quer concluir inquéritos da Lava-Jato no STF até o fim do ano;

3- Desembargador decide manter suspensão da posse de Cristiane Brasil.

4- Deputado Jair Bolsonaro anuncia filiação ao PSL


 

thumbnail_foto 03

 


ACADÊMICOS SERÃO HOMENAGEADOS EM FORTALEZA

 


Os acadêmicos da ACJUS – JOSÉ WELLINGTON BARRETO e OSIVALDO MÁRCIO CÉSAR DE SÁ LEITÃO foram homenageados pela Academia Cearense de Direito (ACD) em solenidade realizada no dia 13/12/17 – à partir das 19h, tendo como local a CASA JOSÉ DE ALENCAR- FORTALEZA-CE.  Parabéns aos dois confrades pela justa homenagem.

 


PENSAMENTO II

Eu costuma viver sozinho antes de te conhecer, mais agora levo comigo você, por onde ando. (Ricardo Alfredo)

 


ENCONTRADO EM JERUSALÉM UM SELO COM 2.700 ANOS

 

thumbnail_foto 05

 

Um selo de argila de 2.700 anos de antiguidade descoberto em Jerusalém foi apresento como uma primeira prova material da existência de um governador nessa cidade, segundo a autoridade de antiguidades israelense.

O artigo redondo do tamanho de um botão foi encontrado em um edifício na explanada do Muro das Lamentações, na Cidade Velha de Jerusalém.

O selo data do século VI ou VII a.C. e demonstra a existência de um dirigente em Jerusalém, acrescentou a autoridade. Este período corresponde ao do primeiro templo judeu na Cidade Santa.

No objeto figuram dois homens trajados com vestidos um de frente para o outro e de mãos dadas, com o que parece ser uma lua entre as duas mãos.

Abaixo desta representação, vê-se uma inscrição em hebraico antigo que indica: “ao governador da cidade”, o que corresponde às funções do prefeito. (Fonte: G1)


 

 

 


PENSAMENTO III

Algumas vezes é arrancado dos seus lábios… aleluia… então há silêncio em seu coração… frio como a morte. (Ricardo Alfredo)

 


SINAIS

A neve cobre as dunas do deserto do Saara. São sinais que não são ouvidos nem observados, porém, é a prova de que ELE está pra chegar.

 


 

thumbnail_foto 08

Aïn Séfra, Argélia

 


REFLEXÃO DO DIA

O Salmo 121 é uma prova de que o salmista tinha sua confiança e a garantia no Deus da eternidade. Estes são um dos versículos bíblicos mais apreciados por todos aqueles que fazem leitura da Bíblia. Ao se sentir sozinho o salmista, voltou-se ao senhor como único auxílio que lhe restou. Assim, este Salmo é usado por cristãos para a renovação da fé e também para pedir proteção, principalmente quando estamos caminhando em uma jornada difícil. Veja agora!

 

Salmos 121

1 Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro?

2 O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.

3 Ele não permitirá que você tropece; o seu protetor se manterá alerta,

4 sim, o protetor de Israel não dormirá, ele está sempre alerta!

5 O Senhor é o seu protetor; como sombra que o protege, ele está à sua direita.

6 De dia o sol não o ferirá, nem a lua, de noite.

7 O Senhor o protegerá de todo o mal, protegerá a sua vida.

8 O Senhor protegerá a sua saída e a sua chegada, desde agora e para sempre.

* Leia com calma e medite!