Reflexões Teológicas – Ricardo Alfredo

 

LEMBRETE

“Aos desavisados, eu lhes digo: a lógica de Deus é diferente da nossa. Ele tirou do cárcere um escavo e prisioneiro e o transformou em governador”. (Teólogo: Ricardo Alfredo)

MEMORY I

“A igreja de Cristo é morena, santa e separada do pecado. As instituições humanas, que usam o nome de igreja, são cheias de enganos, dogmas e negociatas no mundo político”. (Escrito: Ricardo Alfredo)

O DEVER DO LÍDER POLÍTICO E DO LÍDER RELIGIOSO, FORAM ESQUECIDOS

Uma das maiores ordens de Deus dada ao homem em relação a vida social, estar anexada em duas fases que são: a defensa da justiça e da defensa do bem. Pois, ambas buscam a proteção dos que estão em risco eminente. Sendo essa prática o verdadeiro amor a Deus e ao próximo.

A proteção não deve ser casuísmo ou a busca de status sociais. Como sempre e visto pelos homens que desejam se destacar no meio social, usado a pobreza e a miséria alheia, onde se apresentam como a solução.

A justiça deve ser cega e silenciosa. Cega para fazer justiça a todos de igual modo, silenciosa para não ser exaltada pelos homens. E sua ordem se estende, na preservação do bem comum. É dada pelo Rei do universo o poder de punir aqueles que ultrapassassem os liames.

E a ordem é clara, para que sirva de exemplo aos outros homens. Ou seja, deveram serem punidos de forma severa e justa pelos seus crimes. E assim, a sua promessa aos que andam em sinceridade, cumprir-se. Se no mundo político, o líder político, seja um homem teme Deus e faz o que é justo e correto, todo povo é abençoado.

Todavia, a classe política mundial, é influenciada por supostos pensadores da liberdade, que não temem a Deus nem aos homens, e fazem da rebeldia o seu caminho da liberdade, levando o nosso povo a caminhar em terrenos desconhecidos. E o resultado que termos é: crianças que são sexualizadas precocemente pelas músicas profanas e doentes, jovens querendo morrer cedo, consultórios de psiquiatria lotados, a vida sem valor, o respeito como coisa do passado e por fim um mundo enlouquecido e doente. Tudo causado por mensagens como: faça tudo que vem a sua cabeça é o caminho mais certo para sua vida, você é livre para escolher, e eles apontam para o caminho do erro como solução para nossos jovens. E assim temos ouvido os gritos nas praças e nas ruas, liberem o aborto! Liberem as drogas! Logo, é fácil perceber que são escravos. E que suas ideias de liberdade, só tem levado a humanidade a escravidão dos vícios, da intolerância e da maldade. Que nada mais é do que o grito sufocado da alma pedido socorro ao seu criador por ter a escravidão do corpo, da alma e do espírito ensinada como liberdade por líderes políticos e aceita pelos magistrados.

E assim temos a escravidão nas três principais áreas da vida humanos, que são: Do corpo, pois passa a ter dependência de tudo que é matéria, assim como, do vicio para tentar sobreviver a um turbilhão de ensinamento que apenas destoe. Da alma, pois, perde a razão em busca dos prazeres mundanos e da satisfação de um instante e do espírito ficando longe de Deus.

As leis, a política e seus líderes ter dito ao povo que a liberdade está em retirar os marcos de suas posições. E que o respeito, o amor, a caridade, a generosidade não tem mais lugar num novo mundo competitivo.

Por isso, temos médicos cruéis e gananciosos, advogados sem generosidade, engenheiros desalmados, professores sem o real conhecimento do ensinado/aprendizagem e com práticas absurdas, ensinado aos jovens rumos estranhos. Filhos desobedientes a pai mãe. Um coas social.

A instabilidade mundial está relacionada diretamente relacionada a dois fatores: o pecado que superabundou e a falta de compaixão que se tornou normal. Pois homens maus tem se levantado para governa os bons que em silêncio caminha de cabeça baixa aceitado tudo, e seus líderes religiosos que deveriam protestar contra as más ações concordam no silêncio ou apoiam em busca de benefícios para si e para os seus.

Os que de forma injusta, governam ou criam leis, em breve enfrentaram a justiça de Deus e aqueles que receberam a oportunidade de fazer o bem e não fazem, em muito breve serão julgados pelo Justo Juiz.

Para os lideres religiosos, eis o maior exemplo, o apóstolo Paulo, que direcionado pelo espirito de Deus doutrinou aqueles que serve a Deus, falando do dever de obedecer às leis e respeitar os líderes, desde que estes não os levem a desobedecer a palavra de vida. Além disso, enfatizou que era fundamental orar pelos políticos, para que tenham bom senso e não nos causem problemas para toda a população. O apóstolo deixa um aviso: A primeira lealdade é para com Deus. Se é preciso escolher entre obedecer a Deus e obedecer à lei do país, a Lei de Deus é mais importante.

O reino de Deus é político, pois nele tem rei, príncipes, sacerdócio e súditos. E sua palavra está direcionada aos pobres, aos desamparados e a quem sofre. Toda história humana, está escrita nas sagradas letras, e nela, encontramos o Eterno sempre ajudado aos reis e aos governadores a serem melhores em ais justos, assim como ter como meta a ajudar o oprimido e fazer justiça. Sim o reino de Deus é político e se preocupada com as políticas humanas e deseja fazer delas um caminho de paz e de bonança para todos. Todavia, o homem não dar ouvidos a voz da razão de Deus e passam, tolamente a acumular bens (matéria) das quais nunca levaram consigo para eternidade. E atraem para si e para os seus a ira de Deus e a sua justiça.

E é do desejo de ter e de ser, que surge, a maldade da corrupção, do ódio entre os homens, e a ganância que a muitos tem levado as doenças e a morte.

Os líderes políticos foram levantados por Deus para ajudar o povo. Porém, se desviaram na estrada da vida e se contraminaram na fonte da maldade, de onde brota a corrupção, o roubo, o ódio e a morte. Já os líderes religiosos, que tiveram do Espirito Santo a chamada para servir, passaram a se servir da casa de Deus e dela fazerem o que lhes praz. Esqueceram do sacerdote Eli, que foi avisado, reavisado e não tomou nenhuma providência, então veio Deus a ele e a sua casa o julgou.

As sagradas letras nos ensinam a ter uma vida plena e justa. E para isso precisamos fazer justiça social, pois ela agrada a Deus. Visto que Deus é um Deus zeloso. E assim diz as sagradas letras: “Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas. Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se opondo contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos. Pois os governantes

não devem ser temidos, a não ser por aqueles que praticam o mal. Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá. Pois é serva de Deus para o seu bem. Mas, se você praticar o mal, tenha medo, pois ela não porta a espada sem motivo. É serva de Deus, agente da justiça para punir quem pratica o mal. Portanto, é necessário que sejamos submissos às autoridades, não apenas por causa da possibilidade de uma punição, mas também por questão de consciência. É por isso também que vocês pagam imposto, pois as autoridades estão a serviço de Deus, sempre dedicadas a esse trabalho. Deem a cada um o que lhe é devido: se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor; se honra, honra”. (Romanos 13:1-7)

“Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade”. (1 Timóteo 2:1-2)

“Quando os justos florescem, o povo se alegra; quando os ímpios governam, o povo geme”. (Provérbios 29:2)

“Os pecados de uma nação fazem mudar sempre os seus governantes, mas a ordem se mantém com um líder sábio e sensato”. (Provérbios 28:2)

“A justiça engrandece a nação, mas o pecado é uma vergonha para qualquer povo”. (Provérbios 14:34)

“Erga a voz em favor dos que não podem defender-se, seja o defensor de todos os desamparados. Erga a voz e julgue com justiça; defenda os direitos dos pobres e dos necessitados”. (Provérbios 31:8-9)

“Escolham homens sábios, criteriosos e experientes de cada uma de suas tribos, e eu os colocarei como chefes de vocês”. (Deuteronômio 1:13)

Portanto, Deus tem interesse nas políticas humanas, e espera que seus servos, também tenham, para que sua justiça, seja espalhada por toda terra e os homens vendo as boas ações louvem a Ele.

PENSAMENTO

“Infelizmente, os púlpitos de algumas igrejas evangélicas viraram palanques de políticos! ” (Humberto Queiroz)

 

ENTENDA COMO FUNCIONA O QUOCIENTE ELEITORAL E PARTIDÁRIO NAS ELEIÇÕES 2020

 

foto 01

 

O fim das coligações proporcionais que será experimentado na eleição deste ano, está fazendo muitos políticos repensarem suas estratégias eleitorais e partidárias. Qual a melhor escolha: concorrer em um partido pequeno, em grande legenda partidária, em partido com candidato puxador de votos ou sem correligionário de mandato? Todas essas indagações passam por um mesmo ponto: quociente eleitoral.

Então, para se tomar uma decisão com convicção nada mais importante do que saber o que é o quociente eleitoral, como ele será calculado nas próximas eleições, e qual sua importância na disputa por uma cadeira na câmara municipal.

Quociente eleitoral é um método pelo qual, se distribuem as cadeiras nas eleições pelo sistema proporcional de votos em conjunto com o quociente partidário e a distribuição das sobras. Chega-se ao quociente eleitoral, dividindo o total de votos válidos para vereador, pelo número de vagas em disputa.

Nas Eleições 2020, conquistará uma cadeira no parlamento municipal o partido que tenha atingido o quociente eleitoral necessário, bem como seu candidato tenha recebido pelo menos 10% do quociente eleitoral. (A clausula de Barreira). Havendo sobras, todos os partidos disputam as cadeiras restantes, independentemente de ter feito ou não o quociente eleitoral. A nova regra tem a finalidade de evitar que candidatos com votações muito baixas sejam eleitos pelos puxadores de votos. Vamos exemplificar.

Cálculo do quociente eleitoral (QE)

O quociente eleitoral é calculado pela divisão do número de votos válidos para vereador, pelo número de vagas que vão ser preenchidas na Câmara Municipal. Por exemplo: em uma cidade foram apurados 3.000 votos para vereador, e existem 10 vagas a serem ocupadas na Câmara Municipal. Fazendo a conta: 3.000 votos ÷ 10 vagas = 300, ou seja, o quociente eleitoral é 300 votos.

Quociente partidário (QP)

Para saber quantas vagas serão ocupadas por cada partido, calcula-se o quociente partidário. O quociente partidário é o número de votos recebidos pelo partido, dividido pelo quociente eleitoral, (300 votos).

Seguindo o mesmo exemplo: se um partido recebeu 900 votos para vereador, o cálculo é: 900 votos ÷ 300 (QE) = 3. Assim, o partido terá direito a 3 vagas que serão ocupadas pelos 3 candidatos mais votados do partido.

Cláusula de barreira ou cláusula de desempenho.

A partir da reforma eleitoral, além do cálculo dos quocientes, passou a existir mais um item que precisa ser verificado para o preenchimento das vagas: a cláusula de barreira

Pela nova regra só serão considerados eleitos os candidatos que tiverem um número de votos que seja igual ou superior a 10% do valor do quociente eleitoral (QE). No caso do exemplo acima: se o quociente eleitoral é 300, para ser eleito o candidato precisa ter no mínimo 30 votos (10% do QE).

Assim, pela lógica, não adianta apenas o partido político ter um candidato puxador de votos, tem que investir nos demais candidatos para que não tenham uma votação pífia que os impossibilitem de disputar uma vaga.

PENSAMENTO I

Em política, até raiva é combinada. (Ulysses Guimarães)

A CABOCLA

Amor assim, só um… agora, toda a vida ficou sem uma razão. E quando fecho os olhos para orar, acabo só rezando você… E logo, a sua ausência vai me invadido mais e mais. Chorou pedindo amor, e me devolveu saudade. (Escrito: Ricardo Alfredo)

 

VEM AÍ…

 

foto 02

 

AVISO AO POVO

”O rei que exerce a justiça dá estabilidade ao país, mas o que gosta de subornos o leva à ruína. ” (Provérbios 29:4)

AMOL– LANÇA SELO COMEMORATIVO

 

foto 03

 

Sobre a presidência do Dr. Helder Heronildes da Silva, a Academia Mossoroense de Letras, AMOL, lança o selo comemorativo do centenário de Jerônimo Vingt-un Rosado Maia. A Arte do selo é do inigualável e meu amigo e irmão Geraldo Maia.

JORNALISTA DA GLOBO DIZ QUE DEVOÇÃO A DEUS É “ESTRATÉGIA PERVERSA” DE BOLSONARO

Num momento de loucura, a jornalista Miriam Leitão sugeriu que governo tem projeto nazista e totalitário.

Após a demissão do ex-secretário da Cultura Roberto Alvim, que usou discurso do ministro da Propaganda nazista, a jornalista Miriam Leitão, da Globo, escreveu um artigo em sua coluna criticando o governo Bolsonaro.

No artigo, Miriam sugere que apesar da queda do ministro, “o projeto que ele estava colocando em prática permanece e não era só dele”, fazendo em seguida críticas ao governo e ao presidente da República.

Ao falar sobre a demissão do ex-secretário, a jornalista diz que isso “não elimina as muitas dúvidas que nos rondam” e questiona o governo pelo fato de o então secretário ter se sentido “à vontade para fazer a evocação de um notório genocida”.

“O que quer um governo em que um secretário se sente à vontade para fazer a evocação de um notório genocida? E isso logo depois de ser coberto de elogios pelo presidente da República”, criticou.

Miriam então destaca a fala de Bolsonaro e afirma que ele estava com “os dois braços de qualquer projeto totalitário”. Se referindo ao ex-secretário da Cultura e ao Ministro da Educação, Abraham Weintraub.

“A transmissão inteira da quinta-feira à noite com Weintraub e Alvim foi deprimente”, escreve. “O ministro da Educação defendeu, sendo ecoado pelo presidente, as escolas cívico-militares como se fossem a única e milagrosa solução para todos os complexos problemas da educação brasileira”, continuou.

Em outro trecho do artigo, Miriam Leitão volta a equiparar o governo Bolsonaro com o de Hitler, da Alemanha no período nazista, afirmando “o ex-secretário fez um movimento recorrente neste governo” e em seguida faz críticas ao uso da família, do amor à pátria e da devoção a Deus.

“Como se Deus, a família, e o país fossem monopólios do atual governo e só agora estivessem sendo defendidos. Esta é a estratégia mais perversa para falar com uma parte grande da população, capturar evangélicos, manipular as pessoas como se esse governo fosse a encarnação dos valores do Cristianismo”, atacou. (Gospelprime.com.br)

MEMORY II

“Aqueles a quem Deus chamou, jamais serão esquecidos”. (Teólogo: Ricardo Alfredo)

CHAMADO A ORAÇÃO

 

foto 04

 

Orar ainda é a melhor solução. É através da oração que o homem chega no trono do eterno (Deus) e de lá sai cheio da maravilhosa graça de Deus. Entretanto, precisamos também agir. É através da ação que damos testemunho do amor de Deus ao próximo. Então despertai… é tempo de mostrar que a igreja de Jesus não é como os homens anunciam, uma arrecadadora de dinheiro sem comprovação para o imposto de renda. Pelo contrário, ela (igreja) é justa, fiel e vive dentro do compromisso com Deus em santidade.

MEMORY III

“Estou atravessando o deserto a pé, ao meu lado, está o Justo Juiz dos mundos e meu amigo”. (Teólogo: Ricardo Alfredo)

COMUNICADO AMOL – Academia Mossoroense de Letras

 

 

 

DAS MAIS LINDAS CANÇÕES POPULAR BRASILEIRA

Quem É Você – Simone

Quem será que me chega Na toca da noite Vem nos braços de um sonho Que eu não desvendei Eu conheço o teu beijo, Mas não vejo o teu rosto. Quem será que eu amo E ainda não encontrei Que sorriso aberto Ou olhar tão profundo. Que disfarce será que usa Pro resto do mundo. Onde será que você mora Em que língua me chama Em que cena da vida Haverá de comigo cruzar Que saudade é essa Do amor que eu não tive Por que é que te sinto se nunca te vi Será que são lembranças De um tempo esquecido Ou serão previsões De te ver por aqui… então vem! Me desvenda esse amor Que me faz renascer. Faz do sonho algo lindo Que me faça viver. Diz se fiz com os céus algum trato Esclarece esse fato E me faz compreender. Esse beijo, esse abraço na imaginação E descobre o que guardo pra ti No meu coração Mas deixa eu sonhar, deixa eu te ver. Vem e me diz: quem é você

CHINA BARRA ENTRADA DE JURISTAS EVANGÉLICOS BRASILEIROS EM COMITÊ DA ONU

A Associação Nacional de Juristas Evangélicos (Anajure) teve o credenciamento no Comitê sobre Organizações Não-Governamentais da ONU barrado pela China. O país, governado por um regime comunista, é notório perseguidor de cristãos e tem cerceado a liberdade religiosa em seu território.

A Anajure pleiteia uma vaga no comitê vinculado ao Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (Ecosoc) para adquirir caráter “consultivo especial”, o

que permitiria à entidade emitir opiniões nos fóruns da ONU. Outras 4,4 mil ONGs ao redor do mundo possuem esse credenciamento.

De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, a China travou a entrada da Anajure na última segunda-feira, 20 de dezembro, durante uma reunião em Nova York. Por meio de um representante no encontro, o país cobrou explicações sobre a presença da Anajure e suas atividades no exterior.

A hipótese que é aventada nos bastidores da ONU é que a China impediu a entrada da Anajure no comitê por eventuais críticas feitas à política dos Direitos Humanos no governo comunista de Xi Jinping, que tem sufocado a prática de fé dos cristãos e tentado impor mudança no texto bíblico, inserindo valores da ideologia dominante.

Em resposta à objeção dos chineses, a entidade redigiu uma carta explicativa sobre suas atividades e distribuiu entre as delegações na última terça-feira, 21 de janeiro, e conta com apoio do Ministério das Relações Exteriores para que sua entrada seja aprovada entre os 19 países com direito a voto.

Atualmente, o Brasil possui 44 ONG’s com status consultivo na ONU, todas elas dedicadas a temáticas progressistas como ideologia de gênero, militância LGBT, crianças, indígenas, ciência, meio ambiente e Direitos Humanos. A Anajure, se aprovada, será a primeira entidade de viés religioso com princípios protestantes. (gospelmais.com.br)

MEMORY IV

“Às vezes, beijo e abraço você em minha imaginação, cabocla. (Escritor: Ricardo Alfredo)

AS CONVERSAS POLÍTICAS JÁ TIVERAM INÍCIO E EM TODO PAIS E O PREFEITO DO RIO CRIVELLA BUSCA APOIO DE BOLSONARO PARA REELEIÇÃO NO RIO

Reunião realizada pelo prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, apresentou grande parte da liderança evangélica, com a presença do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Foi uma bela cerimônia preparada pelo prefeito.

Para o jornal o globo, o prefeito está tentando se aliança ao a Bolsonaro para a disputa à reeleição no Rio, que acontece neste ano.

Neste grande dia também estavam presentes as principais lideranças evangélicas como: o missionário R.R. Soares, da Igreja Internacional da Graça de Deus, Josué Valandro Jr. da Igreja Batista Atitude, frequentada pela primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

“Não falamos de política. Falamos de assuntos de interesse do povo”, disse Crivella. “O presidente tem forte apoio entre os evangélicos. Há uma afinidade de valores, de princípios”, destacou. (gospelprime.com.br)

SÓ PARA REFLETIR

“Cabocla…. Às vezes me pego pensando… como pode uma pessoa querer cuidar da outra, se essa pessoa de afeto não entende nada”. (Ricardo Alfredo)foto 05 (1)

 

LANÇAMENTO

 

foto 06

 

No mundo há seres que admiramos por diversos motivos. Uns pela sua humildade, pelo seu amor, pela sua luta, e outros pela sua inteligência. O professor Benedito Vasconcelos Mendes é dono de todos esses predicados. Não é à toa que é conhecido como sábio do sertão, (uma lenda entre nós). Parabéns pelo conjunto, lançamento do livro, e pela sua vida que é um exemplo para todos.

PENSAMENTO II

“A política é a arte do possível. Toda a vida é política”. (Cesare Pavese)

ANIVERSARIANTE DA ACJUS

 

foto 07

 

São dias cheios de felicidade. São pessoas cheias de virtudes: como amor, paciência, benevolência. E com certeza o grande Deus, que é juiz dos mundos, e que a tudo vê e escreve em seu livro da vida, lhes dará a graça de muitos anos de vidas. Parabéns.

LEVANDO A SANTA PALAVRA QUE VIVIFICA

 

foto 08

 

LIÇÕES DA VIDA I

Compreendi que viver é ser livre… Que ter amigos é necessário… Que lutar é manter-se vivo… Que pra ser feliz basta querer… Aprendi que o tempo cura… Que mágoa passa… Que decepção não mata… Que hoje é reflexo de ontem… Compreendi que podemos chorar sem derramar lagrimas… Que os verdadeiros amigos permanecem… Que dor fortalece… Que vencer engrandece… Aprendi que sonhar não é fantasiar… Que pra sorrir tem que fazer alguém sorrir… Que a beleza não está no que vemos, e sim no que sentimos… Que o valor está na força da conquista… Compreendi que as palavras têm força… Que fazer é melhor que falar… Que o olhar não mente… Que viver é aprender com os erros… Aprendi que tudo depende da vontade… Que o melhor é ser nós mesmos… Que o SEGREDO da vida é VIVER!

E umas das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de. Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer. Inclusive muitas vezes é o próprio apesar de que nos empurra para frente. Foi o apesar de que me deu uma angústia que insatisfeita foi criadora de minha própria vida. (Desconhecido)

LIÇÕES DA VIDA II

Compreendi que para ser feliz basta querer… Aprendi que o tempo cura, Que a mágoa passa, Que a decepção não mata, Que o hoje é reflexo de ontem… Compreendi que podemos chorar sem derramar lágrimas, Que os verdadeiros amigos permanecem, Que a dor fortalece, Que vencer engrandece… Aprendi que sonhar não é fantasiar, Que a beleza não está no que vemos e sim no que sentimos, Que o valor está na conquista… Compreendi que as palavras têm força, Que fazer é melhor do que falar, Que o olhar não mente, Que viver é aprender com os erros… Aprendi que tudo depende da vontade… Que o melhor é ser nós mesmos… Que o segredo da vida é VIVER!!! (Desconhecido)

PENSAMENTO III

“ O pensar política, é o pensar no bem-estar do próximo. Infelizmente em nossos dias, o pensar política, é o pensar em se dar bem a qualquer custo”. (Escritor: Ricardo Alfredo)

DAS MAIS LINDAS CANÇÕES CRISTÃS

Leva-me Pro Céu – (Ozéias de Paula)

As lágrimas molham o meu rosto quando oro Sinto Jesus em mim penetrar Meu corpo impuro ao perceber a presença de Deus Não resiste e eu começo a chorar

Leva-me pro céu, Senhor Não quero mais pecar Um corpo santo e puro quero ter Tu viveste neste mundo Sabes que ele é mau Leva-me pra o céu, Senhor, quero contigo viver

Há um alguém que procura convencer-me Que o céu é um sonho, não existe jamais Porém quando oro sinto um gozo inefável me invadir E Cristo vem dizer-me que para o céu vou subir

Leva-me pro céu, Senhor Não quero mais pecar Um corpo santo e puro quero ter Tu viveste neste mundo Sabes que ele é mau Leva-me pra o céu, Senhor, quero contigo viver

 

FESTA NA A.D.

 

foto 09

 

Num mundo tão tumultuado, a igreja de Deus ainda acredita na oração, onde tudo pode ser resolvido. Orar é falar com Deus. É ter audiência com o juiz dos mundos. Então ore.

PENSAMENTO VI

“ À igreja/instituição, sempre foi defensora dos bons costumes e da fé, porém, veio a política e a igreja/instituição passou a não saber mais quem ela é! ” (Escritor: Ricardo Alfredo)

MEMORY V

 

foto 10

 

Incansável

A amiga e confreira, Taniamá Barreto: mulher de grande coragem e que enfrenta a Muitos Desafios, mulher de várias Atividades como: Enfermeira, Escritora, Poetisa, fundadora e presidente de várias academias de letras, e Professora Aposentada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.

É um exemplo de vida para todas as gerações. Sempre ativa, participativa, conselheira, amiga. Além de ser uma grande escritora e poetisa. Fica o registro da nossa admiração e o nosso respeito pela amiga e confreira.

PENSAMENTO V

“Os discípulos não tinham ouro, nem prata e nem troféus, todavia tinham o poder dos céus para dizer levante-te e anda. (Teólogo: Ricardo Alfredo)

REFLEXÃO – Uma Análise da Boa Semente

O autor deste salmo foi o rei Davi, e nele há uma perfeita descrição de como Deus age para proteger a cidade santa e o seu povo. E como Ele fundou todas as coisas e como convida o homem para entrar em suas portas eternas.

Este salmo também é conhecimento como o salmo messiânico porque traz em si, valores proféticos acerca de Cristo. E aos mesmo tempo, contém a ritualística para a celebra da entrada no santuário.

Já no aspecto messiânico, este salmo traz a profunda ideia da instauração do reinado do Cristo pela vitória na cruz do calvário, assim como sua morte e ressureição. Ressureição essa que venceu a morte e ao inferno.

Já dentro do contexto histórico dos judeus, o salmo 24 é sempre cantado por um grande coral postado nos portões do Templo, em adoração. Atrás do grande coral fica a sua família adorando ao eterno e logo após todos o povo.

Outro aspecto messiânico, é a sinalização profética da instauração do reinado terreno do Cristo e todas as nações o adorando como Rei eternal.

A forma poética como Davi apresenta o Cristo vitorioso, o Rei eterno que venceu na cruz do calvário derrotando de forma plena o reino das trevas e todo o poder

de Satanás é uma das mais lindas visões traduzidas pelo Espirito Santo como forma de esperança ao homem caído e afastado de Deus.

Há uma semelhança entre o salmo 15 e o 24, sendo o último um reforço do salmo 15. E neles há o mesmo questionamento, que diz: ”quem é digno de entrar na presença do Senhor? ” E os dois possuem o cuidado de respondê-la com precisão e fé.

Salmo 24 – O Rei da glória

1- Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.

2- Porque ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios.

3- Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo?

4- Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.

5- Este receberá a bênção do Senhor e a justiça do Deus da sua salvação.

6- Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó. (Selá.)

7- Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.

8- Quem é este Rei da Glória? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na guerra.

9- Levantai, ó portas, as vossas cabeças, levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.

10- Quem é este Rei da Glória? O Senhor dos Exércitos, ele é o Rei da Glória. (Selá.)

Esboço de Salmos 24

a) O reconhecimento do comando de Deus – versículos 1 e 2

b) A pergunta – versículos 3

c) O desejo de ser santo em Cristo – versículos 4 e 5

d) O rei da glória – versículos 6 e 7

e) O todo poderoso – versículos 8

f) O Senhor dos exércitos – versículos 9 e 10

Interpretação e significado do Salmo 24

a) O reconhecimento do comando de Deus – versículos 1 e 2– versículos 1 e 2

A adoração é constante e se apresenta como um reconhecendo que Deus é o Soberano do universo e que através do seu amor e da sua compaixão à humanidade, e criou todas as coisas pela sua soberania, como: os céus, mares e a terra, o infinito. E pelo seu amor além de enviou o seu filho para a salvação de todo o pecado.

b) A pergunta – versículos 3

Aquele que for puro de coração e andar conforme as leis do Senhor, terá a oportunidade de estar com ele por toda eternidade. Todavia, o Espirito de Deus a todos convoca para se aproximar dEle e quem assim proceder, precisa compreender que para ser puro é estar ligado ao Cristo, qeu a todos purifica pelo seu sacrifico na cruz do calvário.

c) O desejo de ser santo em Cristo – versículos 4 e 5

Para ser purificado, só é possível através no Cristo que é a agua viva de deus. E que todos os sacrifícios são em vão.

d) O rei da glória – versículos 6 e 7

Estes dois versículos é um alerta para quem não está atento a chegada de seu mestre, e assim Ele busca despertar ao avisar: para a erguer as cabeças porque Ele está chegando. Em seguida há um conselho para todos buscarem a sua glória eterna e a sua salvação e assim possam entra nas mansões celestiais.

e) O todo poderoso – versículos 8

Este versículo se inicia com uma pergunta, e logo após aparece um elogio para o Rei de todos, que é aquEle que tem o poder sobre tudo e todos, mas também reforça a vinda de Jesus, que vem para reavivar o sentido deste salmo.

f) O Senhor dos exércitos – versículos 9 e 10

Ao finalizar este salmo, o salmista usa de várias repetições no sentido de esclarecer a volta messiânica de Cristo para libertar seu povo da escravidão do pecado. Assim como busca distinguir-se um modelo espiritual para a glorificação do Rei dos reis e Senhor dos senhores, Cristo Jesus.

Portanto, essas são grandes verdades que poucos buscam compreender. Visto que a instituição que a se mesmo chama de igreja, apenas busca o seu próprio reflexo no mundo. Criando anexos a bíblia. Nenhuma verdade pode ter anexo semelhante ao reflexo. Verdade é que instituições (igrejas) apenas busca-se o poder temporal, as riquezas do mundo e a política de dominação e escravização. Entretanto, a palavra viva e sadia é imutável e somente ela pode através do espirito mudar a vida do mais miserável pecado. E assim os valores doutrinas e ensinados pela santa palavra são imutáveis e verdadeiro fundamento para os que amam a Deus.

Muda-se os tempos, os costumes, as ações, porém, a palavra permanecer imutável. Por mais que a queime, por mais que a persiga, por mais que tente destruir, sempre Deus via permanecer e sua palavra viva (Cristo) está na consciência e nos corações dos homens.