Reflexões Teológicas – Ricardo Alfredo

PENSAMENTO I

“Pensava em você, como alguém vestido em ouro e coberto de glórias. Pois, eu bem sabia, que somente Tu que es Rei do Universo.  Entretanto, te encontrei vestido de forma humilde e com tanta ternura no olhar”. (Ricardo Alfredo)

“Foi o orgulho que transformou anjos em demônios, mas é a humildade que faz de homens anjos.”  (Santo Agostinho)

OS VALORES DO  VERDADEIRO SER HUMANO

Nos últimos dias, ao observar as relações e a construção social da humanidade, fica perceptível que os valores eternos, assim como o caráter que é individual, tomaram rumos degradantes que assolam a sociedade, nos deixando perplexo e cheio de compaixão, por ver crianças, adolescentes, jovens e idosos sem rumo e sem perspectiva de vida, sendo empurrado para consumir conceitos que provocam o desequilíbrio emocional na sociedade. Tudo em nome de uma falsa liberdade e do desejo de poder.

Não é à toa que os jovens, vem matado e morrendo. Por não ter sido ensinado pela família, pela escola e pela igreja o verdadeiro sentido da vida. E esta, é uma sociedade que silenciosamente quer morrer, por não ter encontrado o sentido da vida nos prazeres momentos. E deste modo, esquecendo-se de alimentar a alma na construção de si mesmo para dignidade da existência. E assim, no término de uma dia sente um vazio existencial, e passa a não suporta o dom chamado vida, entregando-se a violência, as drogas e a devassidão.

O vazio existencial contemporâneo da vida pós-moderna, agindo em maior ou menor grau na individualidade, assim como na memória coletiva, assumiu papel decisivo nas escolhas e nos relacionamentos. Este vazio é vivenciado e sentido de diversas formas e ocasiões na existência humana. Ele surge mediante circunstâncias ímpares seguidas de alto grau de stress na vida.

Eis alguns conceitos para serem seguido e guardados no coração. Este são conceitos eternos, vejamos:

  • Honra:

Conceito social: Conduta virtuosa, bom conceito junto à sociedade, grandeza, dignidade;

Diz a Bíblia: “Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.” (Êxodo 20:12)

  • Força interior:

Conceito social: Característica psicológica de quem não se deixa abater nem dominar, vigor;

Diz a Bíblia: Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena”. (Provérbios 24:10)

  • Calma:

Comportamento de quem se blinda de emoção ou não deixa transparecer sentimento ou perturbação alguma;

Diz a Bíblia: “A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira”. (Provérbios 15:1)

  • Lealdade:

Sinceridade e fidelidade às regras que conduzem a honra e a integridade;

Diz a Bíblia: Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes. Façam tudo com amor.  (1 Coríntios 16:13-14)

  • Justiça:

Reconhecimento e averiguação do que é certo, ser justo;

Diz a Bíblia: “Abrão creu no Senhor, e isso lhe foi creditado como justiça.  (Gênesis 15:6)

  • Respeito:

Consideração pelo próximo

Diz a Bíblia: “Ao contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranquilo, o que é de grande valor para Deus”.  (1 Pedro 3:4)

  • Honestidade:

Característica de que tem pureza, decência e é moralmente irrepreensível, atributo do que apresenta honradez, segundo certos preceitos morais socialmente válidos;

  • Confiabilidade:

Característica de segurança, postura de quem não teme às adversidades, estabilidade e firmeza;

Diz a Bíblia: “Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor”. (Salmos 27:14)

  • Equidade: 

Característica de quem busca igualdade e conduz todos da mesma maneira com a mesma igualdade;

Diz a Bíblia: “Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão”. (1 Timóteo 6:11)

  • Coletividade:

Característica de quem é social, que desempenha um processo de união entre as pessoas;

  • Independência:

Característica de quem não se deixa influenciar para o mal, que não depende de aceitação;

  • Nobreza:

Postura de quem pratica a beneficência e o altruísmo.

  • Autenticidade: 

Caráter de quem é legítimo, verdadeiro;

  • Integridade: 

Caraterística de uma pessoa íntegra, incorruptível, cujos atos e atitudes são irrepreensíveis; diante dos homens e de Deus.

  • Maturidade:

Postura de quem tem consciência do que quer, evolução da alma, razão.

“Minha palavra não está em vós” (Jo 8.37)

Estes são os valores (morais e éticos) que todos os seres humanos deveriam trabalhar diariamente na construção de si mesmo, como pessoa humana e cidadão da Eternidade.

Portanto, estes são os pontos importantes para crescer como ser humano que deseja deixar um legado e buscar a Eternidade.

COLEÇÃO AMOL

 

 

 

Está coleção está relacionada as entrevistas realizadas na TV Câmara no Programa Academia em Foco. Apresentado pelos imortais Geraldo Maia do Nascimento e Ricardo Alfredo.

FESTIVIDADE

 

 

Foi uma das mais belas festas da ACJUS, tendo à frente a sempre elegante Dr. Taniamar. Carlinhos Filgueira, imortal da ACJUS, apresentou com muita inteligência o imortal Wellington Barreto, que proferiu seu discurso cheio de emoção e com grande elegância. Meu irmão e amigo, Imortal Wellington Barreto, sua amizade nos honra. Parabéns.

LANÇAMENTO DE LIVRO

 

O historiador Geraldo Maia do Nascimento lança mais uma obra prima titulada de “O criador do pais de Mossoró”. Parabéns bom irmão e amigo.

PENSAMENTO II

“Ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser”. (Santo Agostinho)

“Ao chegarmos ao céu, descobriremos que só taremos o amor, o resto se perdeu”. (Ricardo Alfredo)

SINAIS

ENCONTRADO SELO DE 2,7 MIL ANOS QUE REFERIR-SE A GOVERNADOR DE JERUSALÉM

 

foto 05

 

O Achado confirma a tese bíblica da existência de um governo na cidade de Jerusalém.

Para os Arqueólogos israelenses essa descoberta revela, de forma clara, a existência de um governador na cidade sagrada. O carimbo em formato de argila tem aproximadamente 2.700 anos.

O objeto encontrado (o carimbo), traz inscrições em hebraico antigo dizendo “pertence ao governador da cidade”, possivelmente fazia parte de uma entrega de material encomendado pelo próprio governador, ou era um presente em nome do governador, autoridade local mais proeminente de Jerusalém na época, afirmou a Autoridade Israelense de Antiguidades.

Quanto ao formato e figuras, o objeto é do tamanho de uma pequena moeda, tendo dois homens de pé, de frente um para o outro de forma semelhante a um espelho e vestindo roupas listradas até os joelhos. Foi descoberto perto do Muro Ocidental da Cidade Velha de Jerusalém. (Fonte: O Globo)

CRISE EM ISRAEL (revelações)

Manifestantes pedem renúncia de Netanyahu, acusado de receber subo

Polícia disse haver indícios suficientes para denunciar Netanyahu

Manifestantes israelenses se reuniram em Tel Aviv para pedir a renúncia do primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, depois que a polícia recomendou que ele seja acusado de ter recebido subornos em dois casos de corrupção.

A polícia disse haver indícios suficientes para denunciar Netanyahu, impondo ao premiê, atualmente em seu quarto mandato, um dos maiores desafios ao seu longo domínio na política de Israel.

Netanyahu, de 68 anos, nega qualquer irregularidade nos dois casos e disse que as investigações policiais não darão em nada. Agora cabe ao procurador-geral determinar se o acusa ou não.

Entre 1.000 e 1.200 manifestantes se reuniram em uma praça de Tel Aviv, alguns com cartazes dizendo “corruptos, vão para casa” e “ministro do crime”. (Fonte: G1)

LANÇAMENTO

 

RÁPIDAS DA SEMANA

foto 07

 

1- Atenção ao Imposto de Renda: 5 passos para preparar a sua declaração.

2- PGR se manifesta no Supremo por manter Paulo Maluf preso.

3- Justiça de Portugal solta empresário alvo da Lava Jato; entenda o processo.

4- Líderes cristãos são assassinados em emboscada no México.

5- Governo Federal decreta intervenção na Segurança Pública do Rio de Janeiro.

6- Israel: Manifestantes pedem renúncia de Netanyahu, acusado de receber suborno.

CAMPANHA DE ORAÇÃO

 

RUMOS DA POLITICA

1- Conferência mundial debate panorama político e inteligência artificial;

2- Para a esquerda, é sempre “temporada de caça” aos cristãos, alerta pastor Robert Jeffress, que lidera Primeira Igreja Batista de Dallas;

3- Bolsonaro abre queixa-crime contra Jean Wyllys pelos crimes de injúria e calúnia;

4- Mídia acusa vice de Trump de ter “doença mental” por dizer que fala com Jesus

PENSAMENTO III

“Se um homem não tem a si mesmo, então ele não tem nada”. (Ricardo Alfredo)

 

5ª VIGÍLIA

 

RELÓGIO DO JUÍZO FINAL

Cientistas adiantam ‘Relógio do Juízo Final’: faltam 2 minutos para a meia-noite.

 

foto 10

 

Aviso Bíblico: “Guarda, a que hora estamos da noite? Guarda, a que horas? Respondeu o guarda: Vem a manhã, e também a noite; se quereis perguntar, perguntai; voltai, vinde.” (Isaías 21:11-12)

Relógio, metáfora que mostra o quanto estamos próximos de destruir o planeta, foi adiantado em meio minuto do ano passado para cá.

O Relógio do Juízo Final, uma metáfora que mostra o quanto a humanidade está próxima de destruir o planeta, foi adiantado em meio minuto nesta quinta-feira, segundo o Boletim de Cientistas Atômicos.

Agora, o relógio marca 2 minutos para a “meia-noite” mesmo horário que marcava em 1953, no auge da guerra fria, quando EUA e Rússia testavam bombas termonucleares.

O comitê explicou que o último ano foi “perigoso e caótico”, em que muitos
O Relógio do Juízo Final foi criado em 1947. Ele sempre focou sua preocupação na questão nuclear, mas, a partir de 2007, os problemas do aquecimento global e das tecnologias emergentes também passaram a ser considerados. (Fonte: G1)

ACJUS – Academia De Ciências Jurídicas E Sociais De Mossoró

 

Os imortais da ACJUS em foto oficial.
Os imortais da ACJUS em foto oficial.

 

CULTO DE LIBERTAÇÃO

 

 Lançamento

 

 

REFLEXÃO

Leia e medite, pois são verdades eternas

1 Coríntios 13

1 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

3 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

4 O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.

5 Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;

6 Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;

7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

8 O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;

9 Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;

10 Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.

11 Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.

12 Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.

13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.