PENSAMENTO – A escolha
“Ser sóbrio é estar atento a cada momento da vida.” (Escritor: Ricardo Alfredo)
SER SÓBRIO
As Sagradas Letras nos ensinam que a sobriedade é um estado de equilíbrio mental, emocional e espiritual. Sendo assim, devemos nos resguardar e, ao mesmo tempo, acautelar-nos contra as investidas do inimigo do Eterno e das nossas próprias tentações.
Nas Sagradas Letras, encontramos o apóstolo Pedro a nos exortar ao dizer: “Sede sóbrios, vigiai” (1 Pedro 5:8); já o livro aos Tessalonicenses determina que devemos ter “atenção e sobriedade”. (1 Tessalonicenses 5:6-8); já o doutor Paulo, apóstolo por excelência, diz: “sê sóbrio em tudo” (2 Timóteo 4:5). Desta forma, compreendemos que a excelência da sobriedade nos eleva a moderação, clareza mental e resistência.
Por outro lado, a escritura eterna, aponta os caminhos da sobriedade através dos profetas ao declarar: “Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé…”. (1 Pedro 5:8-9)
“Portanto, não durmamos como os demais, mas estejamos atentos e sejamos sóbrios […] vestindo a couraça da fé e do amor e o capacete da esperança da salvação”. (1 Tessalonicenses 5:6-8)
“Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério”. (2 Timóteo 4:5)
“Tornai-vos à sobriedade, como é justo, e não pequeis; porque alguns ainda não têm conhecimento de Deus; isto digo para vergonha vossa”. (1 Coríntios 15:34)
Ensina-nos a “renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata (sóbria), justa e piedosa nesta presente era”. (Tito 2:12)
Todos os escritores das Sagradas Letras compreenderam que, nas batalhas espirituais, devemos ter: a vigilância constante, a moderação e o equilíbrio, o controle da mente, resistência ao inimigo do Eterno.
Portanto, as Sagradas Letras, unificam o estar sóbrio em todo tempo com um mandamento eterno para a vida do servo do Eterno. E esta sobriedade nos torna um ser desperto e preparado para a fé e a caridade.
ACJUS EM FESTA DE POSSE DA CADEIRA 28


MOMENTOS DA POSSE




Momentos da posse do mais novo imortal da ACJUS José Maria de Oliveira
MEDALHA DA RESISTÊNCIA: O MAIOR TROFÉU CONFERIDO AOS HERÓIS MOSSOROENSES
Benedito Vasconcelos Mendes

O Museu do Sertão guarda em seu acervo de raridades históricas uma peça de profundo significado: a Medalha da Resistência. Esta condecoração foi entregue em 13 de junho de 1977 pelo então prefeito de Mossoró, João Newton da Escóssia (1925-2017), com a presença do governador Tarcísio de Vasconcelos Maia (1916-1998). A solenidade de condecoração marcou o cinquentenário da vitoriosa defesa da cidade contra a tentativa de invasão do bando de Lampião (Virgulino Ferreira da Silva, 1897-1938), ocorrida na tarde de 13 de junho de 1927. A comenda foi outorgada como um reconhecimento oficial à coragem e à determinação dos cerca de 200 heróis que enfrentaram a sanha do “Rei do Cangaço”, sendo entregue aos poucos sobreviventes da época e aos descendentes daqueles que já haviam falecido.
Com quase meio século de existência, este troféu é valorizado tanto por seu valor histórico quanto por sua beleza artística. Cunhada em bronze, a medalha possui 5 centímetros de diâmetro e pesa 58 gramas, apresentando inscrições e a gravura de uma igreja em alto-relevo. O templo estampado na peça é a Igreja de São Vicente de Paula, de cuja torre partiram os disparos estratégicos dos guardiões da cidade. Ainda hoje, o templo preserva em suas paredes as marcas de bala daquele confronto, materializando a memória da resistência mossoroense.
Diferente de honrarias contemporâneas, a Medalha da Resistência teve um propósito específico e singular: homenagear os homens que, de armas em punho, arriscaram a própria vida para proteger o solo mossoroense. Recentemente, em 2022, o atual prefeito de Mossoró Allyson Leandro Bezerra Silva instituiu a “Medalha Rodolfo Fernandes”, destinada a homenagear anualmente cidadãos que prestam relevantes serviços ao município. Embora esta última medalha leve o nome do prefeito- herói Rodolfo Fernandes (1875-1927) — líder político que comandou a defesa de Mossoró em 1927 —, ela possui uma finalidade distinta da Medalha da Resistência de 1977, que permanece como o galardão máximo e exclusivo dos heróis que combateram diretamente os cangaceiros comandados pelo “Rei do Cangaço”.
1° ENCONTRO DE ACADEMIAS ROTARIANAS

ANIVERSARIANTE ACJUS


Professor e mestre Josafá, nossos parabéns! Muitos anos de vida, saúde, paz e felicidade! Deus te cumule de bençãos!
HISTÓRIAS DO RN

EM 01 DE FEVEREIRO DE 2015 – Falecia em Natal, capital do Rio Grande do Norte, a professora Maria Gomes de Oliveira, no Hospital São Lucas, e foi sepultada no Cemitério Nova Descoberta, no final da tarde do dia seguinte. Ele nasceu no dia 30 de novembro de 1925, no município de Apodi-RN; filha do ex-prefeito de Apodi, Sebastião Sizenando Sena e Silva e da senhora Anália Gomes de Oliveira. Ela iniciou seus estudos em sua terra natal, cursando o Curso Primário no Grupo Escolar Ferreira Pinto e logo após mudou-se para Mossoró, onde cursou o Ginasial e o Pedagógico, na Escola Normal, onde concluiu o curso do Magistério. Mais adiante, ganhou uma bolsa de estudo, através do então bispo de Mossoró, Dom João Batista Porto carreiro Costa, para cursar Serviço Social na UFRN, em Natal. Após concluir o curso retornou para o município de Mossoró, onde se destacou como fundadora do SESI e do SENAI; ela foi a primeira Secretária de Educação de Mossoró-RN, durante o governo do então Senhor Prefeito Raimundo Soares de Souza, entre os anos de 1963 a 1969; ela também foi destaque na criação da Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte – FURRN, atualmente UERN e da criação e fundação da Faculdade de Serviço Social de Mossoró – FASSO, onde veio a ocupar o cargo de Diretora, durante oito anos; foi destaque também em Natal-RN, onde naquela capital foi Secretária de Educação, durante a gestão do prefeito Vanuban Bezerra de Farias, vindo a receber o título de Cidadã Natalense. Seu maior destaque foi na terra da Liberdade, onde aqui foi nomeada como a primeira Reitora de uma Universidade pública no Brasil, durante o período de janeiro de 1973 a janeiro de 1977, na gestão do prefeito Antônio Rodrigues de Carvalho.
PENSAMENTO – O acréscimo
“Que nunca me falte sonhos. Que nunca me falte sobriedade. Que nunca me falte a fé e esperança. O restante, que me seja dado por acréscimo”. (Desconhecido)
PROGRAMA DA RÁDIO FM 105

Edilson Gonzaga

Ricardo Alfredo
Todos os sábados de 6.30 as 7h estamos na rádio FM 105, sobre a direção do programa do amigo e irmão Edilson Gonzaga. O programa debate tudo dobre a sociedade brasileira e do direito contemporâneo.
ACJUS – OBRAS NO PALÁCIO CULTURAL ACADÊMICO MILTON MARQUES DE MEDEIROS

Sempre mantendo a nossa sessão bem conservada e organizada. Recebendo material comprado junto a empresa CONSTRUFAT – situada no bairro abolição IV.
Muita Paz, Luz e Justiça a todos!
Pesquisador e Escritor Ricardo Alfredo

REFLEXÃO – O convite
Salmos 100:4–5
“Entrai pelas portas dele com ações de graças, e em seus átrios com louvor; dai-lhe graças e bendizei o seu nome. Porque o Senhor é bom, e a sua misericórdia dura para sempre, e a sua fidelidade de geração em geração.”
Entrai pelas portas com ações de graças é um convite de agradecimento pela vida antes de qualquer pedido. É um grito de canção que nos atrai à gratidão e ao verdadeiro sentido da vida. Assim que adentramos na presença do eterno, distinguimos a Sua bondade e a Sua fidelidade como luz que irradia e transforma. Sendo assim, o coração e a mente devem estar preparados para adorar com sinceridade.




