Reflexões Teológicas – Alfredo Ricardo
PENSAMENTO I
“Nada pode nos separar do amor de Deus”. (Apóstolo Paulo)
ORIENTAÇÃO DA CRIANÇA
Para nossa tristeza, em nossos dias é quase insignificante a quantidade de crianças que obedecem ou mesmo respeitam os seus pais. Se olharmos com uma lupa, o aumento dessa imagem vai mostrar apenas prova que os pais são os verdadeiros culpados, pois não tratam os filhos, como filhos, e sim como amiguinho, e assim o respeito que é algo importantíssimo no caminho do amor entre pais e filhos fica esquecido e em muitos casos comprável.
O interessante é que os pais do passado não se preocupavam em ser amados, porém, nunca abriram mão de seres respeitados, e dai conseguiam o amor e o respeito.
Estranhamente, nossa geração quer apenas coisas para si e raramente pensam no próximo. A maioria dos filhos crescem com esse pensamento, pois vivem em lares em que os pais fazem tudo para eles, sem nada exigir e assim crescem sem saberem limites e passam há quererem tudo sem esforço. E pior crescem sem estarem preparados para ouvir um não.
Com certeza os pais devem tratar com amor e proteger seus filhos. Entretanto, os filhos devem aprender a ter obrigação, e essa obrigação começa em casa, na ajuda dos serviços do lar. Para que se sinta útil para sua casa e para sua família e ao mesmo tempo aprenda o valor do trabalho e da dignidade que ele trás.
Muitas vezes um não é tão educativo que pode ser lembrado como uma lição de vida. Apesar de a criança precisar ouvir quase sempre um não, para compreender os limites, em muitos casos, os sins devem ser usados como forma de instrução, e assim a criança aprenda nos momentos certos, a ser generosa e bondosa.
Parece saudosismo, contudo, é bom lembrar que a criança vai crescendo, e se ela entender que os pais são as autoridades da casa e não os filhos certamente terão respeito e obediência. Mais se tudo que quer recebe ou ganha nunca aprenderá a ter limites e nem compreenderá quando o mundo disser não, e quando receber um sonoro não, ela certamente, entrará em conflitos, com o mundo, com si mesma e com os seus pais que nunca lhe ensinaram os limites impostos pela vida.
Quando a criança é criada a vontade e os pais querem ser amiguinhos do filho e não pais, o conflito está formado para toda a vida. Se deixarmos as crianças fazerem o que querem, em algum momento, alguém lhes repreenderá, logo sem nenhuma disciplina e ensinamento, ficaram iradas e falaram sem respeito. Os pais têm obrigação de ensinar seus filhos além da educação formal das escolas, pois a primeira lição deve ser aprendida em casa.
Os filhos devem compreender que as dificuldades da vida forjam, competência, dignidade e respeito. As gerações sempre aprenderam que quem manda na casa são os pais, parece antiquado, nos nossos dias, porem a constituição universal diz: honrai seus pais.
A relação de afeto, carinho e cuidado é a melhor maneira de prevenir comportamentos inadequados como: agressividade, desobediência e birras. E essa construção do ser, parte desde o nascimento, assim como, o ensinamento das regras e dos limites que é a maior forma de amor.
A falta de orientação correta para as crianças está relacionada diretamente com a excessiva brandura, assim como é a origem da desobediência.
Três posições importantes para os pais ensinarem seus filhos:
1- “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá. (Êxodo 20:12);
2- “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;
Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.
E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor. Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo;
Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus”; (Efésios 6:1-6);
3- “Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe”, (Provérbios 1:8).
Portanto, é profundamente necessário que os pais voltem a serem pais, e os filhos voltem a serem filhos, e assim a vida tenha seu procedimento normal.
PARTIDO LIGADO À UNIVERSAL CRIA FACULDADE PARA GERAR CONHECIMENTO POLÍTICO
Novidade a vista: Faculdade Republicana será inaugurada em Brasília no ano que vem. O Partido Republicano Brasileiro (PRB) é a primeira instituição político-partidária a ganhar licença do Ministério da Educação (MEC) para instituir e dirigir uma faculdade.
Denominada de “Republicana”, a instituição de ensino oferecerá os cursos de Ciências Políticas (graduação) e Gestão Pública, Direito Eleitoral e Política Contemporânea (pós-graduação). Já há uma previsão de funcionamento, para o primeiro semestre de 2019 em Brasília.
Com o lema: “levar conhecimento político aos cidadãos brasileiros”., PRB anuncia que vai estende seus cursos para todo brasil. Palavras do presidente do partido que também é bispo da universal. A administração da faculdade será realizada pela Fundação Republicana Brasileira. (Fonte: gospelprime)
PENSAMENTO II
A importância do deserto…
No deserto… Seus títulos não valem nada, seu pseudoconhecimento não vale nada, seus amigos influentes não valem nada, ninguém entra com você lá, nem Deus, pois ele já está lá, te esperando para guiar você pelo caminho e lhe erguer. (Ricardo Alfredo)
DAS MAIS BELAS CANÇÕES CRISTÃ
Maravilhosa Graça
Maravilhosa Graça, Oh quão doce é o som
Que salvou um miserável como eu
Eu estava perdido, mas agora eu me encontrei
Eu estava cego, mas agora eu vejo.
Quando estivermos lá há 10 mil anos,
Brilhantes como a luz do sol,
Não teremos menos dias para cantar louvores a Deus
Do que quando, quando começamos no princípio
Por muitos perigos, labutas e armadilhas,
Eu já passei
A graça de Jesus me trouxe seguro, tão distante,
E a graça me levará para casa.
Maravilhosa Graça, Oh quão doce é o som
Que salvou um miserável como eu
Eu estava perdido, mas agora eu me encontrei
Eu estava cego, mas agora eu vejo.
RÁPIDAS DA SEMANA
1- Evangélicos acreditam que Bolsonaro “vai fazer a diferença”;
2- Tim Keller pede que cristãos se preocupem mais com “justiça social”;
3- PRB cria faculdade para gerar conhecimento político;
4- Brasileiro cria desenho animado totalmente em Libras;
5- “Entrevista com Deus” é um dos 10 filmes mais esperados do ano;
6- Igreja sobrevive na Coreia do Norte, apesar da fome e perseguição;
7- Promotores dizem que “Escola Sem Partido” é constitucional.
PRESIDENTE ELEITO FEZ DOAÇÃO AO VIVO DURANTE O TELETON
Silvio Santos conversa com Jair Bolsonaro no Teleton. (Foto: Reprodução / SBT)
Silvio Santos diz torcer por “08 anos de Bolsonaro e mais 8 de Sergio Moro” na presidência. O tradicional Teleton, que anualmente levanta dinheiro para as AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) foi ao ar ao longo de todo este sábado (10). Pela primeira vez na sua história, o programa apresentado por Silvio Santos teve a participação de um presidente.
Por isso, o dono do SBT demonstrou surpresa ao ser informado que o presidente eleito Jair Bolsonaro estava na linha para fazer uma doação. Colocando o futuro mandatário do país na linha para que todos pudesse ouvir, Silvio fez questão de dizer que “Nesses vinte e poucos anos que apresento o Teleton, é a primeira vez que um presidente faz a gentileza de ligar para o programa”.
Sílvio já disse que vê com otimismo as perspectivas do governo de Jair Bolsonaro. (Fonte: gospelprime)
CONVITE ESPECIAL
BRASIL É O PAÍS QUE MENOS VALORIZA OS PROFESSORES NO MUNDO
O Brasil é o País ocupa último lugar em ranking anual. E pior sua população não acredita na educação e no respeito aos seus professores. Dos 209,3 milhões de brasileiros, apenas 9% crê que os professores são respeitados no país. Enquanto na China, 81% dos entrevistados disseram que seus professores são apreciados e reverenciados.
Países com melhores notas no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) valorizam mais seus docentes. Na edição, em 2016, o Brasil ficou entre os dez últimos do ranking. De 70 nações avaliadas, o país ficou na posição 63ª em Ciências, 65ª em Matemática e 59ª em Leitura. É de se pensar melhor nossa educação e seus métodos educacionais. (Fonte: gospelprime)
ACJUS – Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró
Imortais da ACJUS – após grande evento de palestra.
O PRESIDENTE ELEITO, JAIR BOLSONARO, APONTA MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO.
A ala Evangélica está esperando que o presidente eleito, Jair Bolsonaro, promova mudanças rápidas no Ministério da Educação, como o objetivo de combater a doutrinação ideológica.
Com varias vinculações no noticiário sobre as questões temáticas do Enem 2018, como o “dialeto secreto dos gays e travestis” e a “vovó lésbica”, tem feito retornar a discussão sobre um projeto que já está em tramitação na Câmara: Escola Sem Partido.
Durante entrevista, o presidente eleito Jair Bolsonaro, disse: “Tão mais grave que a corrupção é a questão ideológica no Brasil, que está muito arraigada por parte de alguns aqui em nossa pátria e você tem que lutar contra isso. Até a própria prova do Enem, é um vexame você ver o que é uma prova do Enem, o que mede conhecimento, por exemplo, essa primeira parte realizada no domingo passado, ou seja, uma doutrinação exacerbada”, declarou durante entrevista.
“Uma questão de prova que entra na dialética, na linguagem secreta de gays e travestis não tem nada a ver, não mede conhecimento nenhum. A não ser obrigar para que no futuro a garotada se interesse por esse assunto”, acrescentou. (guiame.com.br/)
POLÍTICA
Bancada Evangélica
Com maior número de representantes, a Bancada evangélica tem uma comissão forma para defende a reforma da Previdência, a fusão de ministérios e para tanto apresentou uma cartilha ao Presidência Jair Bolsonaro.
A cartilha contem: escola sem partido, economia liberal, independência do Banco Central, preservação dos valores cristãos e de defesa da família”. Será prioridade da bancada que, assim como Bolsonaro, se guia pelo salmo “feliz a nação cujo Deus é o Senhor”. (Fonte: Folha de São Paulo)
PENSAMENTO III
“Nossos adolescentes atuais parecem amar o luxo. Têm maus modos e desprezam a autoridade. São desrespeitosos com os adultos e passam o tempo vagando nas praças. São propensos a ofender seus pais, monopolizam a conversa quando estão em companhia de outras pessoas mais velhas; comem com voracidade e tiranizam seus mestres.” (Filósofo Sócrates 469 a.C. a 399 a.C.)
POEMA
CLÁSSICOS DAS POESIAS
O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.
E os que leem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.
E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração. (Fernando Pessoa)
CONVITE – POSSE NA IGREJA BATISTA BETEL
A igreja Batista Betel dará posse ao seu novo pastor na administração da casa de Deus. O pastor Moabe será empossado no dia 22/11//18 as 19h. com certeza será um grande culto.
7° Marcha Aviva Mossoró
Pr.Joar Darcy Fernandes esposa do saudoso Pr. Marcos da Igreja Pentecostal Unificados na Fé, estivemos no “Lançamento da 7° Marcha Aviva Mossoró”.
Evento esse com o tema “Ao tocar da trombeta Jesus vem” no dia 24 de Novembro 2018, onde esse ano contará com diversas ações sociais a partir das 9h da manha ali no templo sede da Igreja Unificados na Fé.
O evento contou com a presença da Banda Kadoshi, como também a presença do renomado cantor Eduardo Silva e sua esposa da Paraíba.
CAMPANHA de prevenção
Importantíssimo para todos os homens acima dos 45 anos deve pelo menos uma vem no ano fazer o exame de próstata.
Depois do Outubro Rosa, que é um período totalmente consagrado à conscientização no combate e cuidado com o câncer de mama, o novembro é dedicado ao homem, onde começa a campanha “Novembro Azul”, que é um alerta para a prevenção do câncer de próstata e ao mesmo tempo, e incentivando os homens à fazerem os exames.
Todos os países vêm trabalho à cultura de levar os homens aos médicos para se prevenirem do câncer. Todos os ministérios de saúde dos países, tem como objetivo principal a mudança dos hábitos e atitudes do público masculino em relação a sua saúde e seu corpo, incentivando assim, o diagnóstico precoce da doença. A doença pode ser diagnosticada por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA).
Todos os cristãos devem deixar de lado o preconceito e fazer o exame, pois essa doença é silenciosa e tem matado muitos.
REFLEXÃO
A teologia viva nos traz conselhos para a vida. Leia com zelo e guarde bem no coração e na mente.
SALMO 2:1-12
Por que se amotinam os gentios, e os povos imaginam coisas vàs?
Os reis da terra se levantam e os governos consultam juntamente contra o Senhor e contra o seu ungido, dizendo:
Rompamos as suas ataduras, e sacudamos de nós as suas cordas.
Aquele que habita nos céus se rirá; o Senhor zombará deles.
Então lhes falará na sua ira, e no seu furor os turbará.
Eu, porém, ungi o meu Rei sobre o meu santo monte de Sião.
Proclamarei o decreto: o Senhor me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei.
Pede-me, e eu te darei os gentios por herança, e os fins da terra por tua possessão.
Tu os esmigalharás com uma vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro.
Agora, pois, ó reis, sede prudentes; deixai-vos instruir, juízes da terra.
Servi ao Senhor com temor, e alegrai-vos com tremor.
Beijai o Filho, para que se não ire, e pereçais no caminho, quando em breve se acender a sua ira; bem-aventurados todos aqueles que nele confiam.
TÍTULO
Este salmo é conhecido no mundo teológico como o salmo do MESSIAS, O PRÍNCIPE. Ele revela em três fazes todos os acontecimentos da vida do messias na terra. Sendo a primeira fase o levante do povo contra o messias, o propósito de deus em relação ao messias e o reinado do messias sobre os inimigos.
DIVISÃO
Para melhor compreensão deste salmo, é necessário subdividir as temáticas e delas criar um campo de analise. Sendo:
1- Nos versículos 1, 2, 3, as nações se rebelam contra Deus;
2- de 4 a 6, o universal os ver como crianças sem rumo;
3- de 7 a 9, A lei é anuncia por Cristo;
4- de 10, prudência aos juízes da terra.
VERS. 1. O salmista mostra o quanto é irracional lutar contra deus e suas ordens.
Nada há que seja mais irracional do que a irreligião, a descrença. Um tema de peso.
As razões pelas quais os pecadores se rebelam contra Deus, declaradas, refutadas, lamentadas e arrependidas.
A demonstração culminante do pecado humano no ódio do homem para com o Mediador.
VERS. 1 e 2. Oposição ao evangelho, irracional e inútil.
VERS. 1 e 2. Estes versículos mostram que é vã toda a confiança no homem, no trabalho de Deus. Como os homens fazem oposição a Cristo, não é bom depositar nossa confiança na multidão por ser numerosa, nem nos sinceros pelo seu zelo, nem nos poderosos por sua aprovação, ou nos sábios por seus conselhos, visto que todos esses na maioria das vezes são contra Cristo em vez de a favor dele.
VERS. 2. “O maior julgamento que já foi registrado”
VERS. 3. O motivo real de haver oposição dos pecadores à verdade de Cristo, ou seja, seu ódio contra as restrições da piedade.
VERS. 4. Deus zomba dos rebeldes, tanto agora como no além.
VERS. 5. A voz da ira. Um de uma série de sermões sobre as vozes dos atributos divinos.
VERS. 6. A soberania de Cristo.
- A oposição a ela: “Porém (ARA).”
- A certeza de sua existência: “Eu mesmo estabeleci.”
- O poder que o mantém: “Eu estabeleci.”
- O lugar de sua manifestação: “Em Sião, no meu santo monte.”
- As bênçãos fluem dela.
VERS. 7. O decreto divino a respeito de Cristo, ligado aos decretos de eleição e providência. Jesus reconhecido como filho de Deus. (Este versículo nos ensina a declarar fielmente, e a reivindicar humildemente, os dons e chamado que Deus nos conferiu).
VERS. 8. A herança de Cristo. (A oração indispensável).
VERS. 9. A ruína dos maus. É certa, irresistível, terrível, completa, irreparável, “como uma vasilha de oleiro”. (A destruição de sistemas de erro e opressão que é esperada. O evangelho é um bastão de ferro capaz de quebrar vasilhas feitas pelo homem).
VERS. 10. A verdadeira sabedoria, digna para reis e juízes, se acha em obedecer a Cristo.
(O evangelho é uma escola para aqueles que querem aprender a governar e julgar bem. Eles poderão considerar seus princípios, seu modelo, seu espírito).
VERS. 11. Experiência mista. Veja o caso das mulheres voltando do sepulcro (Mateus 28.8). Isso pode ser apresentado como assunto muito consolador, se o Espírito Santo dirigir a mente do pregador. (A verdadeira religião, um composto de muitas virtudes e emoções).
VERS. 12. Um convite sincero.
- A ordem
- O argumento.
- A bênção sobre os obedientes. (Última cláusula – Natureza, objetivo e bênção da fé salvadora).