Reflexões Teológicas
O SOFRIMENTO
Logo após o terrível terremoto do Haiti e maremoto que tem acontecido no mundo. Alguns desaviados tem dito: “Se Deus existe, então ele é incompetente”. O ser humano é assim quando algo dar errado em sua vida, ele busca um culpado, neste caso para ele o culpado é Deus. Nossos irmãos que não acreditam em Deus, são os que mais gostam de jogar a culpa no Deus, e assim justificam a sua não existência.
Colocar a culpa em Deus, sempre foi o melhor meio de tirar de si a culpa, foi assim com Adão, logo depois de desobedecer a ordem expressa de Deus. Culpou a Deus, dizendo que a mulher que ele deu tinha o levado ao pecado. “Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi”. Adão sugere que não teria desobedecido se Deus não tivesse criado sua esposa.
É quase natural, o ser humano sempre busca colocar a culpa de seus erros em alguém para aliviar o seu sofrimento. Os profissionais da saúde conhece os cinco estágios pelos quais passa um paciente ao receber a notícia de que está com câncer ou mesmo uma doença terminal.
Na primeira etapa surge a negação: “Isto não está acontecendo comigo”. Na segunda etapa, a raiva: “Por que eu?”. Na terceira etapa, tenta barganhar e tentar resolver o problema sozinho: “Se eu mudar de vida, o problema desaparece”. Depois, a depressão: “Ai de mim! Estou perdido!”. Finalmente vem a aceitação e a disposição para receber ajuda externa.
O pecado, não os dogmas doutrinários de igrejas, mas aquele que aflige a gloria de Deus é como um câncer que destrói a espécie humana levando em conjunto toda a criação. Nesta holística, o apóstolo Paulo escrevendo aos romanos diz: “a criação ficou sujeita à vaidade” e vive na expectativa “de ser liberta do cativeiro da corrupção” e “toda a criação juntamente geme e está com dores de parto até agora”.
Para o apóstolo Paulo a queda do homem provou desequilíbrio em tudo. Provocando um caos na criação, de forma que esse desequilíbrio alterou as criaturas, a terra, o universo, o tempo e o espaço. E assim ele identifica a criação como tendo dores de parto. Essa metáfora tem um precisam milimétrica ao destacar que as dores deve aumentar em intervalos cada vez maior para que chegue o fim.
Assim, as reportagem com aumento de sofrimento humano não é nenhuma novidade para que conhece as sagradas letras, pois elas indicam que o Cristo estar as portas para separa o joio do trigo, e chorar pelo semente que morreu.
Já no evangelho de João, os discípulo influenciados pela doutrina judia, ao verem um homem nascido cego perguntam ao mestre Cristo: “Mestre, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?” Jesus lhes dar uma resposta extraordinária, nem seus pais e nem ele pecou, porem nasceu para a gloria de Deus.
Pensei nisso! você de qualquer jeito que se encontra representa a glória de Deus. Por isso, o inimigo do Eterno, deseja que você esteja caído pelas ruas, maltrapilho, doente, desesperado, angustiado, desejando a morte, para que a glória de Deus não resplandeça em você. Não é à toa que o apóstolo João escreveu em seu evangelho: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16)
_______________________________________________
IMAGEM QUE SUPOSTAMENTE É DE CRISTO FOI A APRESENTADA E CAUSOU POLÊMICO
Historiadores argumentam que moeda do rei Manu da Mesopotâmia mostra na realidade o Messias. Jesus é a personagem mais pintada na arte ocidental Direitos Reservados 0 1 Ralph Ellis, um investigador e historiador inglês, garante ter encontrado aquele que será o primeiro retrato de Jesus Cristo feito em vida. Após mais de 30 anos de estudos, Elis não tem problemas em afirmar que se trata “de uma das mais importantes descobertas da história moderna”. A tese já está a gerar polêmica.
O retrato, alegadamente de Jesus, aparece numa moeda de bronze com 24 milímetros, que datam do século I. Até então, esta e outra série de moedas que mostram uma figura com barba e uma coroa, estavam catalogadas como pertencendo ao rei Izas Manu de Edessa, da Mesopotâmia. Entretanto, a suspeita é que realmente se trata da imagem de Cristo. (Publicado em Correio da Manhã)
JUDEUS PROTESTAM EM ISRAEL CONTRA SERVIÇO MILITAR OBRIGATÓRIO
A comunidade judia ultraortodoxo saiu as ruas organizando um dos maiores protesto de sua história recente. Jerusalém histórica viu milhares de jovens dizerem não ao serviço militar obrigatório e o perigo da perversão que ele representa para os jovens, segundo eles.
O mundo está em crise de identidade e a maior prova disso é o povo judeus renegado a lutar pelas suas terras. Não que sejamos a favor da guerra, pelo contrário, somos contra tira qualquer vida pois todas são sagradas. (Publicado em G1)
IGREJAS E MULTIDÕES COMO O FLUXO E REFLUXO DO MAR
O entra e sai de fiéis nas igrejas ajuda a esclarecer proliferação de instituições religiosas pelo país |
O processo de migração de fiéis entre nas instituições religiosas e de diferentes matrizes religiosas é uma das explicações para o surgimento de uma igreja por hora no brasil. analisa a teóloga Maria Clara Bingemer, professora da PUC-Rio. Dados divulgados pelo GLOBO mostram que desde 2010 foram registradas na Receita Federal 67.951 “organizações religiosas ou filosóficas” — uma média de 25 por dia. (Publicado em O Globo)
RÁPIDAS DA SEMANA
1- Priscilla Alcantara é criticada nas redes sociais por ir ao Lollapalooza;
2- Em meio à Reforma da Previdência, Jean Wyllys propõe aposentadoria especial para prostitutas;
3- Esquerda religiosa emerge como força política na era Trump, nos EUA;
4- Van que transportava membros de Igreja Batista sofre grave acidente nos EUA;
5- Seis cristãos são presos por realizar estudo bíblico em casa de mulher, na Índia;
6- Chamado de herege, Silas Malafaia se revolta e desafia tradicionais a provarem acusações;
7- Manoel Ferreira é aclamado Bispo Primaz Mundial das Assembleias de Deus
8- Oficial da Força Aérea é condenado por expor visão bíblica sobre a homossexualidade
9- Contra gripe, igreja católica suspende aperto de mão e hóstia na boca nas missas (Fonte: folha gospel)
DISCUSSÃO SOBRE LEGALIDADE DO ABORTO NO STF
O posicionamento do governo federal e do presidente Michel Temer sobre uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal) é que “A vida do nascituro deve prevalecer sobre os desejos das gestantes”.
A etimologia da palavra aborto (de ab-ortus) transmite-nos a idéia de privação do nascimento, “interrupção voluntária da gravidez, com a morte do produto da concepção”. Portanto, “O aborto consiste na interrupção da gravidez com a morte do feto.”
A legislação brasileira só permite o aborto em caso de gravidez resultante de estupro, risco de morte da gestante e de feto com anencefalia.
O Planalto argumenta que qualquer alteração na lei sobre aborto é competência do Congresso Nacional e que os parlamentares têm se manifestado em defesa dos nascituros.
“Entre o sacrifício da existência de um nascituro e o sacrifício dos desejos (ou interesses ou vontades) da gestante, a opção que melhor atende à moralidade social e a ética política, é aquela que preserva a expectativa de nascer do feto (ou de existir do nascituro) em desfavor dos interesses da mulher, salvo nas hipóteses normativas já enunciadas.”
O direito à vida deve ser protegido de forma absoluta em qualquer ramo das ciências jurídicas, seja no direito constitucional, seja no direito penal, ou em qualquer área jurídica.
Desse mesmo modo todo o Direito deve seguir a tutela da vida humana. Assim propõe o direito civil brasileiro quando garante a proteção da vida em seu art.2º protegendo o nascituro desde a concepção, como também o direito penal tendo em vista a punição dos crimes de homicídio (art.121), instigação, auxílio ou induzimento ao suicídio (art.122), infanticídio (art.123) e aborto (art.124 a 128) e todos os demais ramos do Direito.
Portanto, no ordenamento jurídico pátrio a possibilidade de abordar a descriminalização do aborto, não pode ser aceita, por cristalina violação a Constituição Federal, devendo-se ao contrário tutelar a vida desde o momento da concepção. (Fonte: Folha de São Paulo).
GUERRA PELO PODER RELIGIOSO DA CGADB
Às vésperas de eleições da CGADB, candidatura do pastor Wellington Junior continua com problemas na justiça
Em nova decisão judicial contra a CGADB e a empresa Scytl do Brasil, juiz determina possibilidade de prisão em flagrante por crime de desacato e bloqueio de 400 mil em caso de descumprimento das liminares
Restam apenas 9 dias para a eleição da nova mesa diretora da Convenção Geral das Assembleias de Deus do Brasil (CGADB), mas a disputa, como temos noticiado no último mês, já vem ocorrendo nos tribunais em várias partes do Brasil. A candidatura do pastor Wellington Junior continua suspensa com problemas na justiça, mas outra sentença judicial precisou garantir o cumprimento das liminares, sob ameaça de prisão por crime de resistência dos envolvidos.
No comando da CGADB por 25 anos, se mantida a suspensão de candidatura do pastor Wellington Junior, o atual presidente da Convenção, pastor José Wellington Bezerra da Costa, deverá dar o lugar a dois possíveis candidatos, o pastor Samuel Câmara, presidente da Assembleia de Deus em Belém, ou Cícero Aparecido Tardim, também presidente da Assembleia de Deus Alto Piriqui, no Paraná.
______________________________________________________________
SEDE DA ACJUS – ACADEMIA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS DE MOSSORÓ
O Dr. Wellington Barreto, presidente da ACJUS – Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró-RN. Vem trabalhando fortemente na construção da sede da ACJUS. Todos ganham com essa construção. Ganha os acadêmicos e ganha Mossoró que vem se consolidado com uma cidade voltada para a cultura.
DAS BELAS CANÇÕES CRISTÃ
A Grande Viagem
Esdras
Um dia tudo irá findar
Um dia Jesus, Ele voltará
Um dia, sim e bastará
Um dia, um dia
Um dia eu vou subir ao céu
Deixar este torrão ao léu
Não quero saber de ficar
Um dia eu voarei
De asas não precisarei
Foguete ou disco voador
Apenas eu atenderei
Ao vinde do Senhor
A força que atrai a mim
É forte não vacilarei
Ouvindo eu, Jesus chamar responderei
Estou Senhor, a Ti louvar
Louvando então eu partirei
Ao doce e eterno lar
A casa do meu Rei
A gravidade eu vencerei
E face a face eu verei a Jeová
A.D MOSSORÓ
POSSE NA ASCRIM
Agradeço a todos os irmãos, amigos e familiares que tomara parte em minha posse na ASCRIM – associação de escritores de Mossoró.
ENCONTRO DE LÍDERES E OBREIROS DA INFÂNCIA DA A.D.
FRASE
“Ter fé é acreditar naquilo que você não vê; a recompensa por essa fé é ver aquilo em que você acredita”. (Santo Agostinho)
NOITE ESPECIAL
Com a ilustre presença do Dr. Onofre júnior, um dos mais importante escritor do RN, a AMOL e os intelectuais de Mossoró ouviram a sua boa palestra e na sequência da sessão foi a vez de entregar os ganhadores do II concurso da AMOL.
PALESTRA “A PROSA DE FICÇÃO NO RIO G. NORTE” – PROFERIDA PELO ILUSTRE LITERATA PROF. DR. MANOEL ONOFRE JUNIOR.
ENTREGA DA PREMIAÇÃO DO 3º CONCURSO LITERÁRIO PROF. JOÃO BATISTA CASCUDO RODRIGUES, COM GRATUITA DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS DA SARAU DAS LETRAS AOS QUE COMPARECEREM.
ENCONTRO DA ASCRIM
Noite de posse na ASCRIM – Associação Dos Escritores Mossoroenses – sobre a direção do PRESIDENTE DA ASCRIM FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO – forma empossados:
-ANTONIO CLAUDER ALVES ARCANJO
-JERONIMO DIX-SEPT ROSADO MAIA SOBRINHO. (AUSÊNCIA JUSTIFICADA).
-MARCOS ANTONIO FILGUEIRA.
-ANTONIO MARCOS DE OLIVEIRA.
-MARTHA CRISTINA E. MAIA.
-ANTONIA LÍRIA FEITOSA NOGUEIRA ALVINO (AUSÊNCIA JUSTIFICADA/DEFERIDA).
-RICARDO ALFREDO DE SOUZA
-GERALDO MAIA NASCIMENTO.
-GUALTER ALENCAR COUTO.