Reflexões Teológicas

PENSAMENTO I

“O cristianismo não é meramente um programa de conduta; é o poder de uma nova vida.” (Warfield)

 

A VOZ PROFÉTICA CONTRA A CORRUPÇÃO

“Eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; da minha boca ouvirás a palavra, e os avisarás da minha parte.’’ (Ez 3.17)

O sistema mundial está em plena decadência moral, e junto a essa trajetória de agonia está a instituição chamada igreja cristã (instituição humana). Vivemos a maior crise ética e moral da história da humanidade na vida cristã, pois governantes e líderes estão encharcados na lama da corrupção e a noite estão nas igrejas cantado nos corais, lendo os salmos e fazendo preces.

Os meios de comunicação estão cansados de anunciar os desvios morais e éticos daqueles que deveriam ser exemplo para o povo. Dentre eles, estão pastores, padres e lideres religiosas, além daqueles que se anunciam como representantes de Deus. Todavia nunca ouviram o chamado do Senhor Jeová, apenas aprenderam os jeitos e falas do povo de Deus, sem nunca te sido um deles.

Não é à toa que a institucionalização da corrupção adentrou os portais sagrados da igreja, e provocou uma mistura que somente o santo Espirito de Deus é capaz de distinguir os verdadeiros servos.

A praga da corrução tem contaminado todo poder público. Trilhões são desviados e quanto isso temos: hospitais sucateados, insegurança nas ruas, fome, dor, desespero, guerra civil, abandono de quem sofre e etc….

A corrupção é tão doentia que os homens sérios e cheios de esperança já estão desanimados por ver a ignorância audaciosa vencer a luta contra a honra e a moral.

A bíblia relata a indignação de Deus em relação injustiça social. Principalmente na época dos profetas. Os demais mandamentos e as demais orientações divinas são claramente regras de conduta para que o povo aprenda a viver em paz e com tranquilidade.

Na sua onisciência, Deus sabia que haveria diferenças, porém, o arquiteto do universo, sabia que havia diferenças toleráveis e suportáveis. E é a partir desta onisciência que Ele estabeleceu leis que protegem os mais pobres, as viúvas, os órfãos, os escravos e os estrangeiros.

Entretanto, alguns escolhidos do povo, sentiram em seu coração as maiores doenças humana, que a vaidade e orgulho, ambas levam a perversidade e a opressão.

A opressão sendo fruto da carne não transformada pelo Espirito, desencadeia em: opressão, roubo, indiferença, desejo de adquirir tirando o que pertence ao outro, subornando de juízes, sacerdotes, falsos mestres e prior, uma nação doente, sem fé e amor.

Sempre Deus levantou em todos os tempos, homens para serem atalaias contra opressão social e religiosa, dentre eles estão:

 

Profeta Isaías

A sua mensagem era de Protesto contra a injustiça, o suborno, a maldade e a opressão destruidora, contra o próximo. Anunciava nas praças, nas ruas e no palácio do rei que ninguém tem direito de explorar e oprimir seu semelhante. Em forma de protesto, o profeta Isaías explicava que atos de crueldade, opressão e exploração eram ofensivos a Deus. Apresentou provas que quem tinha recursos manipula a sociedade e comprava a justiça, portanto, os magistrados eram corruptos, o poder legislativo e executivo se deixava vender; então o profeta perguntou as autoridades, como poderia Deus tolerar semelhante coisa? (Is.1:15-17,23; 5:8,23; 58:6,7). Dias semelhantes aos nossos.
Profeta Jeremias

Delatou diante da multidão, o enriquecimento ilícito das autoridades e dos políticos, assim como a opressão contra: pobres, viúvas, órfãos; denunciou a ambição que dominava dos homens, o profeta disse que o ricos compravam os tribunais, e que o perverso era justificado e o justo condenado. O profeta acusa as autoridades e diz que Deus o justo juiz irá punir todo tipo de injustiça exercitada pelo homem (5:26-29; 9:2-6; 22:13-17). Essa é a maior prova da presença de um espirito de corrupção infiltrado no meio do povo. Tudo fruto da agonia da cobiça humana, diante de uma insólita razão de viver.
Profeta Amós

Não se intimidou perante as autoridades, e diante da grande multidão, acusou-as de cumplicidade com as injustiças, culpou a cada uma das autoridades pelos seus atos pecaminoso de compartilharem de um sistema cruel que destruía os mais fracos, os humildes e os pobres da terra. E assim, o profeta conclui: Deus não poupará nenhum no dia do juízo (4:2,3; 8:7-10).

Profeta Miquéias

Se ergueu no meio de uma nação em decadência moral e espiritual, como a voz de Deus e protestou contra todos os detentores do poder por praticarem o mal contra o pobre e humilde. Denunciou a forma que as autoridades estavam conquistado ilicitamente as riquezas desta vida. Acusou-os de às custas da mentira, da balança falsa e da opressão, quem se enche com o sangue dos outros será destruído por Deus (6:10-13). A liderança do país estava corrompida (7:3). Miquéias vê, analisa e revela a voz de Deus. Deus irá exercer vingança contra esta forma de vida corrupta.

Estes são os verdadeiros servos de Deus, que diante da injustiça, do roubo, do desviou de conduta das autoridades não recuaram. Mostraram e denunciaram as práticas ilícitas por eles cometidas, assim como anunciaram a sentença do eterno contra eles.

Portanto meus queridos e amados irmãos, em nosso dias as igrejas não tem interesses em servir verdadeiramente ao eterno praticado a justiça e a retidão. Pelo contrário, estão em conchavo com autoridades corruptas e pior apresentados nos púlpitos como das igreja levando o povo de Deus ao engano e a corrupção passiva.

 

PERFIL AMOL

Academia Mossoroense de letras – AMOL

 1

Jomar Ferreira da Costa Rego

 

Jomar Ferreira da Costa Rego, considerado “o último dos parnasianos”, nasceu em Pau dos Ferros, no Estado do Rio Grande do Norte, a 04 de janeiro de 1941.

Filho de Celso da Costa Rêgo e de dona Francisca Ferreira do Monte. “Começou em 1948 sua vida estudantil, aprendendo os rudimentos das letras, em casa dos pais, onde a modesta professora ensinar-lhe. Em 1952, na cidade de Angicos, ingressou no Curso Primário do Grupo Escolar Tenente Coronel José Rufino, concluindo-o na cidade de Parelhas, no Seridó, tendo antes estudado no grupo Escolar José Correia, da cidade do Assú, em 1953.

Foi professor da rede pública de ensino. Também teve a frente de iniciativas literárias e eventos importantes para o crescimento da literatura na cidade.

Sócio do Instituto Cultural do Oeste Potiguar – ICOP, membro da Academia Mossoroense de Letras – AMOL, membro da União de Escritores Brasileiros .

Sessão de Mossoró, bacharel em Letras pela antiga Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN, Jomar Rego é também conhecido pela sua personalidade vigorosa, pelo seu temperamento forte, principalmente nas questões que envolvem os meios literários que dizem respeito a sua condição de poeta e literato.

Participou já de vários concursos literários, aqui e no País. Em 30 de setembro de 1983 participou do concurso aberto pela municipalidade sobre o 1º Centenário da Abolição Mossoroense, conquistando o 1º lugar, com o conto “O Negro Fujão”. É tido como um dos mais representativos e fecundos nomes da literatura praticada na cidade de Mossoró

Jomar fez parte da 1º diretoria da AMOL, ao lado de Vingt-un Rosado, Raimundo Brito, Benedito Vasconcelos, Sebastião Vasconcelos, Gilbamar de Oliveira, Elder Heronildes e Paulo Gastão, ocupando a Cadeira nº 31, que tem como Patrono Manoel Assis.

Já publicou mais de 19 livros, várias brochuras, discursos e cartas. Entre as obras publicadas mais conhecidas estão os livros: No Tempo dos Coronéis (1983), contos regionais; Crônicas e Críticas (1985), prosa diversa; Versos Íntimos (1987), poesia; Moleques da Rua (1988), contos regionais; Baú de Oropéis (1989), conferência, memórias, literatura; Fatos e Memórias (1990), 2º volume, anedotas e memórias; Florânia, um programa de governo (1997); Epístolas (1999), cartas diversas; Folhas Caídas (1999), poesia; Celso Rego (1999), biografia; Últimos Sonetos (2000), poesia; Insônia (2001), poesia; Horas Feriadas (2001), poesia e Poesias

Completas (2002), poesia. Publicou ainda as plaquetes: Retratos da Guerra do Paraguai (1966), história pátria; Eu conheci Manoel Assis (1988), discurso acadêmico; O Cônego Sales (1992), conferência; Síntese Histórico da Poesia (1998), poesia patriótica; O Parnaso Florianense (1997), conferência literária e Érato (1999), versos.

Hoje é conhecido como o último dos poetas parnasianos do Estado. A crítica o louva, apesar da indiferença do poeta que escolheu um pouco de solidão, como denuncia o seu último livro: Só.

 

RÁPIDAS DA SEMANA

1- Após suicídio do vocalista do Linkin Park, cristãos pedem orações por sua família;

2- Em encontro com Caio Fábio, Kleber Lucas canta Paralamas do Sucesso;

3- Jim Carrey prega sobre Jesus para ex-presidiários em centro de reabilitação;

4- Em busca do monopólio na TV, Igreja Universal “expulsa” os adventistas da operadora Sky;

5- Pesquisa revela que evangélicos são os que mais condenam e assistem pornografia;

6- Missão Portas Abertas completa 62 anos com presença em dezenas de países;

7- Frase de Lula dizendo que, se eleito, será ‘melhor que Deus’, é boato;

8- Cristãos perseguidos são visitados e amparados nas Filipinas;

9- Igreja dos EUA leva centenas de brasileiros como escravos, dizem ex-membros;

10- Expocristã retorna sob o comando de empresa ligada ao apóstolo Agenor Duque;

11- Mega culto deve levar 50 mil pessoas à Arena da Baixada;

12- Caso do monge com luxo, aviões privados e relações sexuais expôs a crise do budismo na Tailândia;

13- Hina pede que Vaticano reveja a doutrina católica. (Fonte: Folhagospel)

 

DAS MAIS LINDAS CANÇÕES CRISTÃ

 

O Rei Está Voltando (Ozéias de Paula)

 

O mercado está deserto

Seu trabalho já parou

O martelo dos obreiros

Seu barulho já cessou

 

Os ceifeiros lá no campo

Terminaram o seu labor

Sai a última noticia

É a volta do Senhor

 

O Rei está voltando

O Rei está voltando

A trombeta está soando

O meu nome a chamar

 

Sim, o Rei está voltando

O Rei está voltando

Aleluia! Ele vem me buscar

 

Os vagões de trens vazios

Passam ruas e quarteirões

Aviões sem seus pilotos

Voam pra destruição

 

A cidade está deserta

Sua agitação parou

Surge a última noticia

“Jesus Cristo já voltou”

 

O Rei está voltando

O Rei está voltando

A trombeta está soando

O meu nome a chamar

 

Sim, o Rei está voltando

O Rei está voltando

Aleluia! Ele vem me buscar

 

Vejo a multidão subindo

Ouço o coro celestial

Todo céu está se abrindo

Num bem-vindo sem igual

 

Como o som de muitas águas

Nós ouvimos entoar

Aleluias ao cordeiro

Nós chegamos para o lar

 

PENSAMENTO II

“A minha alma sabe, que grandioso es tú, meu Senhor”. (Teólogo: Ricardo Alfredo)

 

A.D. PROMOVE

XV Conferência Missionária (DEMADEM) 31 de agosto a 02 de setembro

Meus amigos e irmãos, que são heróis da fé.

Missionário José dos Santos Lira e esposa, irmã Ednalva Lira
Missionário José dos Santos Lira e esposa, irmã Ednalva Lira

 

Missionário Enéas Rodrigues e esposa, irmã Navegantes Benevides.
Missionário Enéas Rodrigues e esposa, irmã Navegantes Benevides.

 

 

Missionária Lindinalva Lira e esposo, irmão Louir De Peneda.
Missionária Lindinalva Lira e esposo, irmão Louir De Peneda.

 

Missionário Milton Oliveira e esposa, irmã Lourdes Oliveira.
Missionário Milton Oliveira e esposa, irmã Lourdes Oliveira.

 

Missionário Jerônimo Lemos e esposa, irmã Helena Lemos.
Missionário Jerônimo Lemos e esposa, irmã Helena Lemos.

 

Missionário William Fonseca e esposa, irmã Girleide Lima.
Missionário William Fonseca e esposa, irmã Girleide Lima.

 

PENSAMENTO III

Para Deus não importa quantos fracassos você acumulou na vida, mas quantas vezes você que levantar e recomeçar. (Teólogo: Ricardo Alfredo)

_______________________________________________

REFLEXÃO DO DIA

 

A ESCOLHA DE SEU MESTRE PARA SERVIR

A liberdade é um preço alto, que ela está diretamente ligada ao mestre que você deseja servir. Todavia, essa escolha seguira por toda a sua vida. Muitos homens escolhe o mestre errado para segui-lo. E logo se perde na estrada da vida.

Muitos são escravos do alcoolismo, do tabagismo e das drogas. Outro, são dominados pelo espírito da ganância e do poder político. Já outros, são doentiamente escravizados pelas riquezas, fruto de um espirito raquítico. Alguns são escravos de uma vida sexual desregrada. Outros perdem a ética e moral para ter popularidade, ficando assim vazios na alma.

Há uma grande diversidade de mestres. Neste mundo visível e invisível. Porém, o livre arbítrio permite que escolhamos a quem servir.

Somente o sábio de coração, deseja ser escravo de Cristo, o nosso salvador. A qual é a mais elevada das posições que um homem pode desejar.

Sabiamente disse Josué: “Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor”. (Josué 24:15)