Radicalização da campanha

rosalba-e-tiao

É um comportamento que tem se repetido em todo processo eleitoral, seja ele majoritário ou proporcional. Em Mossoró, não poderia ser diferente. No instante em que o candidato do PSDB, Tião da Prest, melhora seu desempenho na corrida pela prefeitura, sua assessoria deu uma guinada significativa em sua estratégia de campanha. O discurso do novo foi substituído pelas agressões pessoais aos demais concorrentes. Está tudo registrado em seu site oficial de campanha.

O eleitor estava curioso em saber no que se constituiria o novo na política, conforme pregação inicial dos candidatos. Os mais experientes sabiam que “o novo” era apenas uma estratégia para tentar atrair atenção. Na segunda etapa, tudo voltaria a ser como na política de todos os tempos. Até mesmo nos países mais desenvolvidos é assim que o processo caminha. Nos Estados Unidos, os jornais publicaram fotografias da esposa do candidato Donald Trump despida, do tempo em que era solteira.

Faltando apenas 18 dias para o término do pleito, a temperatura deverá aumentar mais ainda. Depois de troca de farpas no debate promovido pelas instituições de ensino superior, em Mossoró, as redes sociais flagraram rápido quiproco entre os candidatos Rosalba Ciarlini e Tião da Prest. As redes sociais circulam com gravação de Rosalba respondendo a Tião: “ainda tenho muito a dizer sobre você”.