Quase R$ 5 milhões em propaganda

O Portal da Transparência da Prefeitura de Mossoró (deduz-se que ele seja mesmo transparente) com data de 23 de novembro de 2015 (segunda-feira última) revela que a Prefeitura de Mossoró já gastou, até aquela data, só neste ano, 4 milhões 707 mil 174 reais e 14 centavos só com propaganda (rádio, jornal e TV além de outros meios). Isso não é conversa de “ouvi dizer”, não. Imaginem só: quase 5 milhões de reais e o ano ainda nem terminou. E isso tudo sem falar nos calotes que a edilidade mossoroense tem passado em alguns desses meios onde se ouve falar em 200 mil, outros 40 mil, e por aí a coisa vai.

DÉCIMO TERCEIRO
Eu já estou de saco cheio por conta de todo final de ano escutar ou ver economistas no rádio e na TV “ensinando” como é que nós devemos “gastar” o suado dinheirinho do décimo terceiro salário. Eles não dão “uma dentro”.

GUERRA
O governo comandado por Robinson Faria já perdeu definitivamente a guerra contra a violência que impera no “Rio Grande Sem Sorte”. Só nos dois últimos finais de semana foram 25 mortos em cada um deles. E a julgar que esse seria “o governo da segurança”…

CONTADOR DE HISTÓRIAS
Clauder Arcanjo me presenteia com uma leitura de qualidade. Trata-se de um livro do cearense de Ipu, Francisco Leopoldo da Silveira, intitulado “O Contador de Histórias”. O autor fará o seu lançamento neste dia 2 de dezembro, às 18 horas, na Livraria Saraiva do Midway Mall, lá em Natal. Francisco Leopoldo se autodenomina um velho com alma de criança.

RESISTÊNCIA
Os estudantes que lutam pela revogação do aumento de 50 por cento nas passagens de ônibus escolheram um lugar apropriado para centralizar sua batalha: o Palácio da Resistência. E aquele edifício que já foi trincheira em 1927 para revidar o ataque do bando cangaceiro de Lampião agora entrincheira os estudantes na defesa de um preço mais compatível para as passagens de coletivos.

CONVOCAÇÃO
Os estudantes aqui de Mossoró estão necessitados de apoios concretos para sua luta atual. Eles estão convocando os dirigentes sindicais e de movimentos sociais a se dirigirem ao Palácio da Resistência em Mossoró colaborando na sua ocupação.

LIVRO
Sugestão de David de Medeiros Leite como cartaz para a feira do livro: “Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem”. O nosso mundo está cheio deles, digo eu.

DONA WILMA
A cirurgia de dona Wilma de Faria foi marcada para amanhã no hospital de São Paulo onde ela está internada. Diz Carlos Santos que as notícias quanto ao estado de saúde da vice-prefeita de Natal são preocupantes. Ela está acometida de uma úlcera duodenal.

DEFENESTRANDO
Pelo caminhar do andor, o Sindicato dos Policiais (Sinpol) decidiu pedir a defenestração de toda a cúpula da polícia potiguar ante o recrudescimento da onda de banditismo e de criminalidade no território potiguar. Uma ideia com a qual alguns concordam e outros, não. Estes últimos são os que entendem que a polícia não tem nada a ver com o peixe.

AUXÍLIO
Anos atrás, Luciano Ramos, procurador-geral do Ministério Público do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte, estrilou contra o pagamento por aquela côrte de um auxílio dizendo que este desembolso era “irregular, inconstitucional, lesivo e genérico”. Em setembro de 2014 o mesmo Luciano Ramos requereu o auxílio-moradia e que lhe foi concedido em torno de 60 mil reais.

CAJUEIROS
Na Serra do Mel, cajueiros plantados na época de Cortez Pereira viraram galhos secos e estão sendo cortados e se transformando em lenha para abastecer as indústrias cerâmicas de telhas e tijolos. Tudo isso por falta d’água. Os quatro anos de estiagem dizimaram 20 mil hectares de cajueiros. Um cenário devastador.

FERROVIAS
Neste dia 9 de dezembro em São Paulo irá acontecer um Seminário sobre Concessão de Ferrovias: Regras e Riscos do novo modelo. O evento pretende esclarecer todos os detalhes do novo negócio. Ah, se aparecesse em Mossoró nos dias atuais um novo Vicente Saboya que implantou há 100 anos a Ferrovia Mossoró-Porto Franco.

DEPUTADO
O deputado Fernando Mineiro mostrou-se interessado ontem no plenário da Assembleia Legislativa pelo assunto relativo ao auxílio-transporte a ser concedido aos servidores técnicos-administrativos da Uern. Diferentemente da recente greve da Uern que durou cinco meses e não foi dada uma palavra a respeito do assunto.

FESTUERN
No dia 7 de dezembro se dará o encerramento do Festival de Teatro da Uern com a apresentação de 11 grupos teatrais no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. Além de uma sensível modificação no seu formato houve também uma mudança no seu troféu que a partir deste ano será uma espécie de Oscar chamado Candeeiro.

QUEBRADOS
Ontem me chegou aqui na redação uma pessoa para registrar que os três aparelhos de Raios-X para fazer exames nas unidades de saúde da Prefeitura de Mossoró estão todos quebrados. Mais adiante chegou um outro para informar que o equipamento para fazer eletro na UPA do bairro Santo Antônio também está quebrado. O que é que falta mais quebrar?