Puro-sangue

A ex-governadora Rosalba Ciarlini pode lançar-se candidata a prefeito de Mossoró numa chapa puro-sangue, que lhe dê tranquilidade para renunciar a tempo de concorrer ao Senado em 2018, sem sobressaltos, sem receio de rasteiras. Mas, quem terá permanecido fiel à Rosa nestes tempos de ostracismo para merecer tal confiança? De qualquer forma, como dizia meu avô, é na planície que se conhece os verdadeiros amigos. E inimigos. Pode ser que alguém tenha tapado os ouvidos com cera para não sucumbir ao canto comissionado das sereias do Palácio da Resistência.

Playboy
A Playboy continuará no Brasil. Após cancelamento do contrato com a Editora Abril, a revista passará a ser distribuída pela PBB Entertainment, em janeiro.

Direita
Tradução da carta-coice do vice Michel Themer à presidenta Dilma Rousseff: “Saída pela direita!”.

Esquerda
Na Venezuela, o presidente Nicolás Maduro considera que a saída é sempre à esquerda, custe o que custar. Ontem, convocou militares para “debater” a vitória da oposição nas eleições parlamentares e, se for o caso, “fazer mais revolução”. Golpe no golpe?

Investigação
Do Blog do Carlos Santos: “O Ministério Público em Mossoró está abarrotado de denúncias contra os mais variados setores da administração municipal. De uma ponta a outra”.

Capacitação
O Senac oferece 463 vagas gratuitas em cursos de capacitação profissional em Natal, Assú, Caicó, Macaíba e Mossoró. Inscrições pela internet (http://novopsg.rn.senac.br) até 11 de dezembro, nas áreas de saúde e beleza, turismo e hospitalidade, gestão e negócios, informática e comunicação, além de assistente administrativo, costureiro, depilador, gestão comercial e operador de computador.

Mirabô
Meu amigo Rogério Dias protesta nas redes sociais porque, segundo ele, o PT e o Governo do Estado deixaram o artista plástico, cantor, compositor, escultor, escritor, poeta e agitador cultural Mirabô Dantas de fora dos projetos da Fundação José Augusto. Desconheço a situação, mas atesto a capacidade do grande Mirabô, orgulho de Areia Branca e do Rio Grande do Norte, de quem sou fã incondicional.

Tanatus
Grupo de extermínio no Rio Grande do Norte? Facções criminosas nos presídios? É tudo mentira. O governo jura que é.

ICMS
Prefeitos entregaram proposta de mudança nos critérios de distribuição do ICMS ao presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PMDB), na presença dos deputados Nélter Queiroz (PMDB), Tomba Farias (PSB), Gustavo Carvalho (Pros) e Vivaldo Costa (Pros). O projeto é polêmico, pois, embora beneficie 118 municípios, reduz a receita de 42.

Interpretação
A interpretação dos fatos muda conforme a posição do observador. É a velha metáfora dos cegos e do elefante.

Censo previdenciário
O governo concluirá amanhã a primeira etapa do Censo Cadastral Previdenciário do Rio Grande do Norte, que inclui servidores ativos de Natal e São Gonçalo do Amarante. De 14 de dezembro de 2015 a 5 de fevereiro de 2016 será a vez dos aposentados e pensionistas dessas localidades. Para as demais áreas do Estado, o recadastramento está programado para o período de 15 de fevereiro e 11 de março de 2016, em caráter presencial e obrigatório. Quem não o fizer terá o pagamento bloqueado.