Projeto Rota dos Cordeiros capacita produtores em Mossoró

Rio Grande do Norte pôde contar, nesta última terça-feira (08), com o I Workshop da Rota do Cordeiro Potiguar, promovido pelo SEBRAE, no auditório da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), em Mossoró.

O projeto é uma iniciativa do Ministério da Integração Nacional, que visa apoiar a atividade de produção de cordeiros e cabritos no Nordeste. A inserção do Rio Grande do Norte na Rota do Cordeiro ocorreu em outubro de 2017.

Vitarque Coelho, coordenador da Rota dos Cordeiros do Ministério da Integração Nacional, afirma que os desafios, como a desorganização dos produtores e falta de padronização dos cortes, estão muito ligados a questões culturais da atividade que, ao longo do tempo, manteve as mesmas práticas tradicionais. Tais características, ainda de acordo com ele, impedem que a atividade se consolide e contribua para a interiorização do desenvolvimento econômico.

O I Workshop da Rota do Cordeiro Potiguar reuniu produtores dos 19 municípios contemplados com a projeto, que no estado é coordenado pelo SEBRAE-RN, e prevê o fortalecimento da cadeia produtiva por meio da modernização e ampliação da competitividade dos empreendimentos.

Uma das pessoas contempladas com a palestra foi o produtor de uma pequena criação de ovinos em Assú, Ranilson Cavalcante. “O projeto é excelente. Eu fiquei muito animado, porque, com os investimentos do projeto, vou ser orientado e poderei superar alguns problemas de certificação e vou melhorar meu produto”, afirmou o produtor.