Projeto do Ceduc Caicó concorre a premiação nacional

O Centro Educacional (Ceduc) Caicó teve um projeto selecionado para concorrer ao Prêmio Innovare 2017, iniciativa nacional que difunde práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil. A unidade recebeu uma representante da DataFolha para registrar o projeto, que tem como tema a humanização socioeducativa.

A responsável pelo projeto é Francisca da Silva Gusmão, secretária da unidade, que conheceu a premiação através da TV e internet e resolveu escreveu um resumo sobre o processo de humanização da unidade em que atua. “Ao recebermos uma ligação de Brasília, informando que fomos selecionados, nos alegramos e reunimos a equipe técnica e administrativa para representar bem nossa unidade”, relata.

O objetivo do projeto é proporcionar aos socioeducandos a garantia dos seus direitos através da realização de ações educativas, formativas, esportivas e de lazer, que contribuem para o resgate de sua identidade por meio de valorização de suas potencialidades. No Ceduc Caicó, isto acontece por meio das aulas regulares e atividades como marcenaria, artesanato com material reciclável, pinturas em pano de prato, futsal, dentre outros.

Premiação
O Instituto Innovare tem como objetivo o reconhecimento e a disseminação de práticas transformadoras que se desenvolvem no interior do sistema de Justiça do Brasil, e busca identificar ações concretas que signifiquem transformações relevantes em antigas e consolidadas rotinas e que possam servir de exemplos a serem implantados em outros locais.

Na atual fase da premiação, consultores especiais do Innovare e Instituto DataFolha verificam a eficácia e qualidade de 710 iniciativas em todo Brasil. As práticas que atenderam às normas do regulamento, como no caso do Ceduc Caicó, serão visitadas até o dia 25 de julho e posteriormente julgadas por personalidades do mundo jurídico e acadêmico nacional que integram a Comissão Julgadora.