Projeto atua no enfrentamento da problemática das drogas e suas consequências

MACAU – O projeto Transformando Destinos foi lançado em Macau com o compromisso firmado pelo município em desenvolver ações em parceria com o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) no enfrentamento da problemática das drogas e suas consequências. O evento de lançamento do projeto, no final do mês passado, ocorreu em dois momentos, sendo o primeiro deles em Macau, no Centro Cultural Porto de Ama, ao passo que o outro, em Natal, com a assinatura de Termo de Cooperação pelo prefeito Einstein Barbosa (PMDB) e o procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis Lima.

“Viemos lançar o projeto aqui, pois acreditamos que Macau tem totais condições de dar um não às drogas”, conclamou a promotora de Justiça Iara Pinheiro, uma das coordenadoras do Transformando Destinos, durante a abertura da solenidade que contou com apresentação da Filarmônica Monsenhor Honório.

O lançamento em Macau contou com a presença de secretários do município, professores, conselheiros, representantes da Polícia Militar, de grupo de escoteiros, representantes eclesiásticos, da imprensa local, lideranças, da sociedade, das promotoras de Justiça da Comarca de Macau, Isabel Menezes e Fladja Raiane, além das promotoras de Justiça Luciana Andrade D’Assunção e Iara Maria Pinheiro de Albuquerque, ambas coordenadoras do Transformando Destinos, oportunidade em que a secretária de Educação de município, Ivanise da Silva Ribeiro, representou o prefeito.

A promotora Iara Pinheiro fez os agradecimentos pelo acolhimento e destacou os principais desafios do projeto, proferindo breve palestra sobre os três eixos estruturantes da Política Nacional de Enfrentamento às Drogas: prevenção, cuidado e repressão.
Ela antecipou que até o final de janeiro a proposta é concluir um diagnóstico da rede de serviços existentes em Macau para orientar as melhores ações a serem desenvolvidas no município.

As promotoras de Macau reforçaram o engajamento do MPRN na cidade e da disposição para iniciar o projeto. “Teremos uma oportunidade de fato para transformar a vida de muitas pessoas com um trabalho mais eficaz para a sociedade”, confia a 2ª Promotoria de Justiça de Macau. “Nossos passos são muito firmes e queremos juntos avançar”, ressaltou Luciana D’Assunção.

A secretária Ivanise Ribeiro lamentou que a sociedade macauense esteja em situação de vulnerabilidade em relação às drogas e ratificou o compromisso do município em unir esforços para mudar essa realidade.

O projeto Transformando Destinos foi idealizado pelo MPRN e realizado em parceria com a Associação do Ministério Público do Rio Grande do Norte (Ampern) e com apoio da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) e articulação com vários municípios do Estado.