Programação do Natal em Natal começa dia 4 de novembro e prossegue até a festa de Santos Reis

NATAL – O Natal em Natal 2015 se transforma em um marco artístico e de celebração da diversidade cultural da capital potiguar. O prefeito Carlos Eduardo lançou, ontem, 15, no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, a programação do evento, que será realizado nos meses de novembro, dezembro e janeiro de 2016.

“Estamos lançando o maior projeto cultural de Natal”, anunciou Carlos Eduardo, comemorando o feito apesar do ano de crise econômica nacional no qual a cidade perdeu em arrecadação. “É uma realização que resulta do esforço que começou ainda em fevereiro. Tudo que conseguimos foi graças a muito empenho em busca de patrocínios e dos programas de renúncia fiscal”, explicou.

A programação do Natal em Natal começará dia 4 de novembro com a realização do Festival de Violeiros na praça Augusto Severo, na Ribeira, e prossegue até a festa de Santos Reis, no mês de janeiro.
Ícones da cultura brasileira, entre músicos e literatos estarão em Natal. Gilberto Gil, Marina Colasanti, Eucanaã Ferraz, Antônio Cícero, Eduardo Jardim, Margareth Menezes, Paralamas do Sucesso, Fagner, Fafá de Belém, Leonardo, Dorgival Dantas e Solteirões do Forró estão confirmados.

“Teremos grandes nomes das manifestações artísticas nacionais ao lado dos nossos artistas da terra. Só temos a ganhar com isso”, analisou o prefeito enfatizando também o encontro entre os “imortais” da Academia de Letras do RN e os da Academia Brasileira de Letras, que se dará no Festival Literário de Natal (Flin) entre os dias 5 e 7 de novembro, na praça Augusto Severo, na Ribeira.

A reunião dos mestres da nossa literatura será uma homenagem aos 80 anos da ANL. “Vai ser uma grande oportunidade para discutirmos muito sobre nossa literatura”, comentou o cônego e acadêmico José Mário, que esteve presente no evento. Além disso, Gilberto Gil participará da mesa literária na sexta-feira, 6 de novembro, e em seguida faz show aberto ao público.

No dia 12 de novembro a dança assume o papel principal. Sob o comando de Dimas Carlos e com arranjos do maestro Gilberto Cabral, acontece no dia 12 de novembro, no Teatro Riachuelo, a apresentação do “Pavão Misterioso”, com sessões às 17h e às 20h.

O Festival de Música de Natal entra em cena no dia 18 de dezembro com a banda Solteirões do Forró, na área externa do ginásio Nélio Dias. No dia 19, a atração será o cantor e compositor nordestino Dorgival Dantas, seguido do cantor romântico Leonardo.

Zona Sul receberá grandes atrações nacionais

Na Zona Sul, o Festival vai reunir no pátio externo da Arena das Dunas, Paralamas do Sucesso, Margareth Menezes Fafá de Belém e Raimundo Fagner. Margareth abre a programação dia 25; no dia seguinte (26) tem Paralamas do Sucesso, dia 27 Fafá de Belém e encerrando dia 28, Fagner.

O Natal em Natal segue ainda com a Mostra Audiovisual no Mercado de Petrópolis, o projeto Cine Café, de 10 a 12 de dezembro e contará com a apresentação de 11 espetáculos de teatro. Haverá também o Réveillon na Redinha com grande queima de fogos e apresentações de artistas locais.

O evento que marca o aniversário da cidade é uma organização da Prefeitura do Natal e parcerias com a Cosern/Neoenergia, Ministério do Turismo, Ministério da Cultura, Lei Rouanet, Banco do Brasil, Moinho Dias Branco e Café Santa Clara.

Carlos Eduardo ainda anunciou que pretende inaugurar a iluminação natalina nos primeiros dias de novembro e elogiou o trabalho feito a partir de um concurso público, realizado pela própria prefeitura, para a escolha do tema e das peças a serem instaladas nas ruas da cidade.