Programação do Festuern 2015 encerra amanhã com apresentação no Teatro Dix-huit Rosado

A programação do Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Festuern)2015 encerra-se amanhã com apresentações no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. Neste ano, o Festival está ocorrendo de forma itinerante com apresentações em três cidade-polos: Natal, Pendências e Mossoró.

“As primeiras apresentações foram no dia 28 de novembro, em Natal, foram um sucesso, com destaque para a presença das escolas que prestigiaram as demais apresentações e ficaram até o final. Tivemos também a presença de um dos nossos homenageados, o mestre Antônio Rosa”, ressalta a professora Márcia Regina, titular da Diretoria de Educação Cultura e Arte (DECA).

Pendências foi a segunda cidade a receber o Festival. E Mossoró encerrará a temporada 2015, com a apresentação de espetáculo durante todo o dia no Teatro Dix-huit Rosado. Serão onze escolas que subirão ao palco do teatro.

Para a homenagem deste ano, foram escolhidas pessoas detentoras dos saberes tradicionais, ou seja, o saber adquirido de forma não acadêmica, como o mestre Antônio Rosa, as rezadeiras Dona Jovelina e Dona Ceição, de Alto do Rodrigues e Mulungu, respectivamente, e de Mossoró. O poeta popular Concris e a parteira Anita Santos.

O Festuern é realizado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), por meio da DECA, e conta com o apoio do Complexo Cultural da Uern (CCUERN), sediado em Natal.

Peças e escolas que se apresentarão no teatro Dix-huit Rosado

– “Nossas Danças e Folguedos…Nossas Lendas e Segredos do Folclore Potiguar”- E.E. Gov. Dix-sept Rosado

– “Lendas do Nosso Sertão” – E.E. Prof. Alfredo Simonetti- Upanema

– “Hoje Tem Espetáculo? Ainda Não” – E.E. Diran Ramos do Amaral

– “Crença e Confusão nas Tradições do Sertão” – E.E. Sebastião Gomes de Oliveira

– “Eu me chamo Janaína” – Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana

– “De Maluvido e Louco Todo Patu Mundo Tem Um Pouco” – E.M. Francisco Francelino de Moura

– “A Farsa da Boa Preguiça” – E.E. Mons. Raimundo Gurgel

– “Dorotéia Erre Ene” – E.E. Rui Barbosa

– “A Família 10 Ajustada” – E.E. Dr. Edino Jales
Uma Aventura no Tempo E.E. Moreira Dias
Made in Nordeste E.E. João Godeiro