Programa de Assistência Psicológica e Psiquiátrica dará suporte a agentes penitenciários

Através de requerimento apresentado na Assembleia Legislativa, a deputada estadual Larissa Rosado (PSB), solicitou ao Governo do Estado, a criação de programa de assistência psicológica e psiquiátrica aos agentes penitenciários do Rio Grande do Norte.

“Entendemos que a forma como levamos a vida, dentro e fora do ambiente de trabalho, está diretamente ligada a nossa saúde mental. Doenças da mente são capazes de desestabilizar nossa identidade, opina Larissa.

No caso dos agentes penitenciários, segundo o texto do requerimento, a convivência com duas sociedades ao mesmo tempo, faz com que esses profissionais sofram um choque social, sendo comum apresentarem alto grau de estresse e seus reflexos negativos físicos e psíquicos entre outros problemas, em função do dano psicológico e da mudança de convívio.

O objetivo do programa é proteger os agentes, agindo como prevenção. “Essa ação visa dar suporte aos profissionais, proporcionando a esses sujeitos medidas de proteção, que garantam sua integridade psicológica e mental”, afirma a parlamentar.