Professores dão dicas para candidatos na última semana antes do Enem

No próximo final de semana serão realizadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. Entre as dicas dos professores para os candidatos nesta última semana antes do exame estão conhecer com antecedência o local de realização da prova e qual o tempo médio do trajeto a fim de evitar atraso. Outra orientação é prestar atenção nas regras do edital do Enem e descansar bastante na véspera do exame.

“Essa não é a hora de aprender nada novo, mas de reforçar aquilo que sente que tem mais dificuldades. Para quem nunca passou pelo Enem, também é bom responder provas dos anos anteriores, para ir se acostumando com a linguagem usada e até mesmo a questão do tempo para cada questão”, explica a professora Laura Duarte.

Em todo o país, 7.746.057 estudantes devem fazer as provas. No Rio Grande do Norte, foram 179.967 inscritos no exame, mas somente 13.570 candidatos tiveram a inscrição confirmada, o que representa queda de 92,45% na participação no exame.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, divulgou ainda que o número de transexuais que solicitaram o uso do nome social no Enem cresceu 172% este ano, saindo de 102 no ano passado para 278 em 2015.

No sábado, 24, será aplicada a prova nas áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração máxima de 4h30. Já o domingo reserva as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, e Redação, que deve durar até 5h30.

Os candidatos devem apresentar aos fiscais do Enem documento de identificação originais com foto (RG, Carteira Nacional de Habilitação, ou documento de identificação fornecido por ordens ou conselhos de classes válidos). Não serão aceitas cópias dos documentos, nem mesmo coloridas e plastificadas.

Os estudantes que tiverem seus documentos roubados ou perdidos devem levar o Boletim de Ocorrência (BO) de até 90 dias antes da realização das provas do Enem.

Semob altera frota disponível para atender demanda do Enem

Normalmente, a quantidade de ônibus circulando em Mossoró é reduzida aos domingos. No entanto, o gerente municipal de Mobilidade Urbana, Luís Correia, diz que, devido maior demanda esperada para o transporte público municipal no próximo final de semana de realização das provas do Enem, a frota deverá ser ampliada.

O gerente conta ainda que os agentes de trânsito aumentarão a fiscalização próximo aos locais de provas e nos pontos mais suscetíveis a lentidão do trânsito, como o entorno da Universidade do Estado do Rio Grande do Nore (Uern).

“Modificamos a disponibilidade da frota para que os 30 ônibus estejam circulando nos horários de entrada e saída do exame para garantir que os estudantes tenham condições de chegar aos locais de prova. Já os agentes redobrarão a atenção em relação ao embarque e desembarque de passageiros nestes lugares para garantir a fluidez do trânsito”, disse Luís Correia.

Diferentemente das edições anteriores, este ano os candidatos devem ficar atentos a algumas mudanças no exame e ainda a algumas regras descritas abaixo.

– O cartão de inscrição contendo o local onde o aluno realizará a prova não será mais entregue pelos Correios.

– Para ter acesso ao documento, os candidatos devem visitar a página do exame (Enem.inep.com.br) e fazer login com CPF e a senha cadastrada. Os estudantes devem imprimir o comprovante para apresentá-lo no dia das provas.

– Só será aceito o uso de caneta esferográfica de tinta preta com a embalagem transparente.

– Os portões dos locais de realização das provas serão abertos às 12h e fechados às 13h segundo o horário oficial de Brasília. No entanto, devido ao horário de verão, iniciado no último sábado, 17, candidatos de Mossoró devem ficar atentos, pois os horários serão adiantados em uma hora.

– O Inep informou que, após o fechamento dos portões, os participantes terão de aguardar o início do exame, às 13h 30 (horário de Brasília). Os candidatos que se recusarem a esperar na sala serão eliminados.