Professores da Uern rejeitam indicativo de greve aderem ao dia de paralisação dos servidores estaduais

Os professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) se reuniram em assembleia geral na manhã desta sexta-feira, 20 de maio, na sede da Associação dos Docentes da Uern (Aduern) para discutir o indicativo de greve da categoria, rejeitado, por hora, por 38 votos contra 36. Na assembleia, foi definida ainda a paralisação da categoria no dia 02 de junho, com realização de passeata em Natal contra os atrasos salariais e os ataques aos direitos trabalhistas.

Além de docentes, a assembleia contou ainda com a participação de representantes do Fórum dos Servidores Potiguares, que reúne sindicatos do funcionalismo público estadual, organizador da paralisação.

Este ano, devido aos atrasos nos pagamentos dos professores, a Aduern entrou com pedido de liminar na Justiça para que o Governo do Estado pague os docentes da Uern até o último dia do mês trabalhado e que a Reitoria da universidade também repasse os vencimentos dentro da data. O pedido ainda está sob análise.

Docentes participam da Semana de Luta das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior

Na próxima semana, entre os dias 23 e 25, a Aduern realizações dentro da Semana de Luta das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior, para discutir sobre os principais desafios para o próximo período.

Na segunda-feira, 23, às 8h no Auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic), será realizada palestra sobre o Projeto de Lei (PL) 257 e suas implicações para a classe trabalhadora, ministrada pelo Professor Epitácio Macário, representante regional do ANDES e docente da Universidade do Estado do Ceará (UECE).

Ainda na segunda-feira, a partir das 19h, também no auditório da Fafic, será realizado o debate “Conjuntura Estadual e os impactos no funcionalismo público”, com a participação de representantes do Fórum dos Servidores Estaduais.

Na terça-feira, 24, a partir das 8h ocorre um ato político e cultural no Centro de Convivência da Uern.  Já às 19h o espaço recebe palestra com o tema “Escola sem partido”, que terá como facilitador o Professor e diretor da Aduern, Alexsandro Donato.

Encerrando as atividades da Semana de Lutas, serão realizados atos políticos e culturais no Centro de Convivência da Uern na quarta-feira, 25 de maio, às 8h e às 19h.