Professores da rede pública de ensino recebem oficinas de Educomunicação

O projeto MudaMundo está desenvolvendo ações voltadas para a rede municipal de ensino por meio de apresentações teatrais para os alunos e oficinas de sensibilização aos professores. O projeto volta-se para a Educomunicação, uma nova abordagem valorizando por meio de práticas, artifícios tecnológicos e técnicas de comunicação na aprendizagem por meio de mídias.

“Como se entende pelo nome, é o encontro da educação com a comunicação”, comenta Gabriel Dutra, um dos oficineiros e jornalista da Signi, empresa responsável pela produção e execução do projeto Muda Mundo, atualmente presente em 102 cidades brasileiras, com mais de 63 mil crianças atingidas e mais de 10 mil educadores.

Segundo os idealizadores, o objetivo maior do projeto “é disseminar conceitos e valores básicos para a formação de cidadãos críticos e comprometidos com suas comunidades colaborando para a educação e para a formação de uma cultura de respeito ao próximo, de cuidados com o meio ambiente e com as cidades onde vivemos”.

As oficinas se estenderão até sexta-feira. Os participantes receberão o Caderno de Educomunicação, apresentando uma nova história do personagem João e a sua turma em aventuras com os meios de comunicação, fazendo uso deles para trabalharem os conteúdos em sala de aula e, ao mesmo tempo, ajudar a mudar o mundo. Além das histórias são apresentados conceitos necessários para o trabalho, como comunicação, pauta, entrevista, cobertura, etc. O texto foi escrito por Gabriel Dutra e tem ilustrações da artista Laura Castilhos.