Professor Hédimo Jales morre em Natal

Faleceu na terça-feira, 1º de abril, em Natal, o professor Hédimo Jales, conhecido como “Capitão Caverna”. Formado em Agronomia pela antiga ESAM, Hédimo Jales dedicou quase 40 anos à docência da Língua Portuguesa, tendo começado a lecionar no ano de 1979, no Colégio Dom Bosco, em Mossoró.

Hédimo Jales nasceu na cidade do Junco, atual Messias Targino, no dia 12 de fevereiro de 1959. Aos 12 anos veio com a família para Mossoró. Na cidade, além das salas de aula, marcou presença na imprensa: assinou uma coluna no O Mossoroense, atuando como uma espécie de ombudsman* na época em que o jornal ainda era impresso.

Além das terras de Santa Luzia, o Capitão Caverna ministrou aulas em Natal, João Pessoa, Maceió e Aracaju. Na capital potiguar, ganhou o apelido de Capitão Caverna, atribuído por um dos alunos em outubro de 1988, quando ele ministrava sua primeira aula na cidade.

Hédimo Jales tinha 59 anos e faleceu vítima de complicações da diabetes. Ele já havia se afastado das salas de aula no final de março de 2017 em razão da doença.

O velório foi realizado no Ginásio do Colégio Salesiano São José, onde dava aulas desde o ano de 1993. O sepultamento aconteceu na cidade de Mossoró/RN.

 

* Termo utilizado para denominar o representante dos leitores dentro de um jornal.