Procissão de Santa Luzia muda trajeto e partirá da igreja de Nossa Senhora de Fátima

Lançada oficialmente ontem, a Festa de Santa Luzia deste ano terá mudança no trajeto da procissão, que parte da igreja de Nossa Senhora de Fátima, no conjunto Abolição II. A peregrinação passará ainda pela igreja de São José, recém-reformada. Entre as atrações musicais estão previstas apresentações da cantora Khrystal e da Orquestra do Serviço Social da Indústria (Sesi), no dia 11 de dezembro.

“Com a alteração no trajeto este ano, a procissão vai passar por três bairros populosos da cidade: os conjuntos Abolição I e II, o bairro Santo Antônio e também o bairro Bom Jardim. Dessa forma, vamos poder atender aos devotos dessas localidades que não podem sair de casa”, afirma o membro da organização da festa, Fabrício Brito.

Outra novidade nos festejos à padroeira dos olhos será a presença de dois padres guardiões dos restos mortais de Santa Luzia, na Itália. Os religiosos virão pela primeira vez ao Brasil. Os guardiões acompanharão a festa do dia 3 até 13 de dezembro.

O lançamento da festa foi ontem em frente ao Centro de Apoio ao Deficiente Visual (CADV) e à Associação do Deficiente Visual de Mossoró (ADVM), duas entidades que prestam assistência a 100 pessoas com problemas na visão. A escolha do local, conforme ressalta Fabrício Brito, foi feito para dar visibilidade à luta pelos direitos das pessoas com deficiência visual.

Este ano, a festa terá como tema “Em Luzia a Luz de Jesus”. As celebrações à santa costumam atrair público também de outras cidades e estados, que ajudam não só a manter vivos os costumes, mas também a movimentar a economia local. Tradicionalmente, dezenas de barracas são montadas próximo à Catedral de Santa Luzia nos dias de festa.

Interessados para montar barraca durante os festejos a Santa Luzia devem participar de reunião com os organizadores do evento no próximo dia 11 de novembro, às 16h, no auditório da Biblioteca Municipal Ney Pontes.

Paróquia de Santa Luzia comemora 173 anos

A Paróquia de Santa Luzia comemora 173 anos. Em comemoração, será realizada hoje, às 19h30, na Catedral de Santa Luzia, Missa de Envio e Bênção das equipes que trabalharão na festa da padroeira da visão. De acordo com informações da paróquia, os festejos devem envolver de 100 a 450 voluntários em diferentes funções no evento.

Outro aniversário será ainda o de 15 anos do Oratório de Santa Luzia. Para celebrar, Fabrício Brito informa que o espetáculo, realizado entre os dias 4 e 13 de dezembro, trará a tecnologia da projeção mapeada, semelhante ao que foi usado no “Chuva de Bala…” deste ano.

A Festa de Santa Luzia contará também com apresentação de peça teatral pelos alunos do Colégio Diocesano, nos dias 27, 28 e 29 de novembro no adro da Catedral, como pré-abertura aos festejos à padroeira de Mossoró.