Privilégio, finais das fases do Estadual serão apenas em Natal

Com o novo formato para o Campeonato Estadual para 2016, discutido esta semana na sede da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), o grau de dificuldades para os clubes do interior aumentou. Como a competição terá a sua disputa por grupo cinco em duas fases, a proposta é de que a decisão da fase seja em jogo único e estes, de acordo com a proposta, obrigatoriamente terão que acontecer em Natal.

Teoricamente, por exemplo, chegando as finais da fase ABC ou América e um clube do interior, estes terão que se deslocar a Natal, o que cria de forma antecipada um benefício para o time da casa. Perde o clube de fora o direito de poder trabalhar com a possibilidade da composição de resultados, caso tivesse o direito de fazer a segunda partida em seus domínios, ou mesmo em situação contrária, jogando em seu campo e depois no campo do seu adversário.

A tradicional situação da decisão com os jogos de ida e volta só ficou prevista no regulamento discutido para 2016, para a final do campeonato. De acordo com as previsões para a largada da temporada do próximo ano, o certame estadual poderá começar no dia 24 de janeiro. A outra novidade é a definição de jogos aos domingos pela manhã a partir das 9h30, porém, apenas em Natal.