PRF prende homem com pedras preciosas ilegais e dinheiro venezuelano
A Polícia Rodoviária Federal (PRF/RN) prendeu na quarta-feira, 09, um homem de 64 anos que estava com pedras preciosas ilegais em São José de Mipibu. Após verificar que a Carteira Nacional de Habilitação do idoso estava vencida, os agentes fizeram vistoria no carro e encontraram 32 pedras lapidadas e 2 em estado bruto dentro de uma mochila, junto com 93 cédulas de 100 bolívares, dinheiro venezuelano.
As pedras azuis passarão por perícia para comprovar se são Turmalinas Paraíba, pedra rara e de alto valor comercial. Os Policiais descobriram que o material apreendido foi resultado de uma troca realizada em dezembro de 2015, em Ponta Negra, quando o construtor deu um terreno e uma máquina, valendo cerca de R$ 200.000 em troca das pedras.
O valor de 9.300 bolívares, que equivale a, em média, R$ 5.400 foi dado como pagamento de outra troca envolvendo terreno. A PRF conduziu o homem à Polícia Federal (PF) para registrar ocorrência por usurpação de patrimônio da União, crime com pena prevista de 1 a 5 anos de detenção, conforme o artigo 2º da Lei Federal 8.176/91.
Em nota, a PRF informa que, segundo informações do Ministério Público Federal da Paraíba, um quilate (0,2 grama) de Turmalina Paraíba custa, em média, U$ 30 mil, podendo chegar a custar até U$ 100 mil, a depende das características da gema.