Preventiva

Do ponto de vista político e da relação entre os poderes da República, digam o que desejarem. Tecnicamente, o senador petista Delcídio Amaral deu motivos mais do que suficientes para a decretação de sua preventiva, seja como garantidora da ordem pública, por conveniência da instrução criminal ou para assegurar a aplicação da lei penal. O presidente do PT, Rui Falcão, percebeu a gravidade do caso e emitiu uma nota sóbria, precavida, afirmando que “Nenhuma das tratativas atribuídas ao senador tem qualquer relação com sua atividade partidária, seja como parlamentar ou como simples filiado”; e que, “Por isso mesmo, o PT não se julga obrigado a qualquer gesto de solidariedade”. Os senadores potiguares Garibaldi Alves Filho e José Agripino Maia declararam voto pela manutenção da prisão cautelar decretada pelo ministro Teori Zavascki, o que de fato aconteceu pelo simbólico placar de 59 a 13.

Glauber
O mossoroense Francisco Glauber Pessoa Alves, juiz presidente da Turma Recursal da Justiça Federal do Rio Grande do Norte, é o novo secretário-geral adjunto do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP) para o nosso Estado.

África
O papa Francisco iniciou ontem peregrinação pela África. Na bagagem, um discurso defendendo o diálogo entre cristãos e muçulmanos. Passará por Quênia, Uganda e a República Centro-Africana, redutos da temida milícia Boko Haram.

Em baixa
Comentário do jornalista Carlos Santos, em seu blog: “Prefeito em baixa – Ruim em casa e execrado fora dela – O prefeito mossoroense Francisco José Júnior (PSD) está sem poder andar livremente em sua própria cidade. O incidente de hoje na Praça de Eventos é prova disso. Em vários municípios, ele também não é bem-vindo por espantar taxistas intermunicipais de Mossoró. Não tem sido fácil. As pesquisas apenas atestam o que os fatos exprimem”.

HIV
O Instituto Nacional de Infecções do Japão diz haver descoberto uma proteína existentes em determinadas células humanas capaz de inibir vírus HIV.

Twitter
“A depender do que venha a decidir, o Senado poderá: 1) autodestruir-se institucionalmente 2) jogar uma pá de cal na nossa jovem democracia” (Joaquim Barbosa).

Pesquisa
O governo municipal não baixa a bola nem depois da última sondagem de opinião pública que lhe caiu na moleira. Prova disso é a queda de braço com os estudantes acampados no Palácio da Resistência, em protesto contra o reajuste da passagem de ônibus concedido como presente de Natal da prefeitura à Ocimar Transportes Geniais. Com amor.

Racismo
Falta ao prefeito ouvir o secretário J. Paiva e deixar de lado a ideia racista de só investir em veículo de comunicação chapa-branca, bem como a visão equivocada de que massacrar adversários em espaços alugados rende voto. O ano em que Rosalba Ciarlini teve mais votos foi justamente aquele em que mais lhe atacaram.

Solenidade
Posse da Diretoria e do Conselho Consultivo da Academia Mossoroense de Letras (Amol), hoje, às 19h30, no auditório da OAB. Haverá palestra do historiador Geraldo Maia do Nascimento, homenagem a Benedito Vasconcelos Mendes e entrega de livros aos vencedores do concurso de contos e poesia.

SUS
A Assembleia Legislativa debate hoje, às 15h, por sugestão do deputado Fernando Mineiro, a precarização do trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS)

Metralhadora
“O trágico 2015 começou e terminou com crises múltiplas. São incontáveis os inimigos do futuro. A gerente incompetente perdeu as rédeas do governo, o progresso social lulopetista chafurdou na corrupção, Renan é a velha oligarquia do parasitismo nacional, Eduardo Cunha: um tóxico corrupto e fanático. A oposição (?) nunca apresenta alternativa confiável. Todos juntos subjugados às elites neocolonialistas corrupta aniquilaram o futuro de muitas gerações de brasileiros” (Luís Flávio Gomes).