domingo, 1 de fevereiro de 2026
InícioDestaquesPresidente do TRE-RN recebe visita de Conselho Estadual de Direitos Humanos

Presidente do TRE-RN recebe visita de Conselho Estadual de Direitos Humanos

O presidente do Tribunal Regional do Rio Grande do Norte (TRE-RN), desembargador Cornélio Alves, recebeu nesta quinta-feira (13), a visita do presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos (COEDHUCI), João Oliveira e de outros dois membros do Conselho, o tesoureiro Gesaías Ciriaco e a substituta da vice-presidência, Carla Tatiane.

O objetivo da visita foi estreitar relações institucionais durante esse período de processo eleitoral e fazer cumprir uma recomendação do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH). A Recomendação nº 31, de 12 setembro de 2022, diz que os Conselhos Estaduais devem criar uma rede de apoio ao trabalho das entidades nacionais de observação eleitoral, além de promover e reconhecer a atuação dos observadores eleitorais como defensores dos direitos humanos e apoiar as atividades das missões de observação nacional.

“A recomendação foi que nós conversássemos com os TRE’s e outras entidades para que a gente reforçasse a questão desse trabalho desenvolvido pela Justiça Eleitoral com vistas a garantir eleições livres, seguras (como são) e evitar ao máximo a desinformação, as fakenews e a violência política, inclusive contra ativistas e militantes dos direitos humanos”, disse o presidente do COEDHUCI, João Oliveira, ao explicar o motivo da visita ao TRE-RN.

Durante o primeiro turno, o COEDHUCI acompanhou o pleito junto aos órgãos de segurança e disse que não registrou nenhum caso grave de violação de direitos. “A secretaria de Segurança ativou o gabinete de Gestão Integrada e nós estávamos lá, inclusive agradecemos ao TRE-RN por ter enviado um membro do Tribunal para atuar no dia das Eleições. Isso nos evitou muitos transtornos, porque o servidor já nos adiantava a interpretação de determinada situação”, agradeceu o tesoureiro do COEDHUCI, Gesaías Ciriaco. Os representantes solicitaram por fim, que o Conselho seja inserido no Termo de Cooperação como órgão que faz parte dessa rede local de combate à desinformação.

“A gente tem que executar um trabalho transparente, aberto a toda a sociedade, entidades e órgãos fiscalizadores. Nas eleições deve prevalecer a vontade do eleitor, deve-se combater as fakenews e a gente espera que, em mais um turno, as eleições transcorram na normalidade”, concluiu o desembargador Cornélio Alves, presidente do TRE-RN.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes