Prefeitura planeja reabrir Biblioteca Municipal ainda em janeiro

Mais de 1.500 pessoas frequentavam o espaço por mês

Nesta quarta-feira (13), a Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Cultura, se reuniu com servidores da pasta com o objetivo de debater o funcionamento da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, que está fechada desde o começo do distanciamento social.

Em decorrência da pandemia provocada pelo Covid-19, o estabelecimento deixou de receber o público externo, que girava em torno de 1.600 frequentadores por mês, a maioria estudantes dos mais variados níveis de ensino.

Etevaldo Almeida, secretário municipal de Cultura, convocou os servidores para dialogar sobre propostas para que o espaço volte a funcionar ainda este mês. Ele reiterou o interesse na retomada dos serviços visto que muitos estudantes irão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Queremos trazer os jovens de volta para o espaço, que é para servi-los. Conheço muitos estudantes que clamam pela abertura do prédio, pois veem aqui uma fonte de conhecimento”, acrescentou o secretário.

Para professora Wanderléa Lima, o atendimento ao público é de suma importância para garantir a democratização do acesso ao conhecimento. Destaca ainda, que a biblioteca possui sala de leitura e estudo, cabines individuais, empréstimo de até três exemplares de livros para cada usuário, além de um acervo geral com aproximadamente 56 mil exemplares.