Prefeitura mantém atraso no pagamento dos salários dos servidores

A Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) confirmou nesta sexta-feira, 29, que o salário do mês de janeiro dos servidores municipais com rendimentos acima de R$ 3,5 mil só deve ser pago no dia 15 de fevereiro. Já os servidores que ganham menos que este valor começam a ter o pagamento depositado nas contas bancárias hoje.

A Secretaria Municipal da Fazenda informou que repassou à Caixa Econômica Federal o pagamento de mais de 4 mil servidores e pensionistas. Porém, a liberação do dinheiro aos trabalhadores não deve ocorrer hoje, pois depende de confirmação e autorização do banco.

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum), Marleide Cunha, afirma que o atraso no pagamento prejudica, sobretudo, trabalhadores da saúde como enfermeiros, dentistas e médicos, além de professores com mais de um vínculo. Ela conta que o sindicato encara a divisão nas datas de pagamento como uma forma de a PMM tentar desarticular os trabalhadores.

Marleide Cunha afirma ainda que, até o momento, a PMM não se pronunciou em relação ao pagamento do terço de férias e do reajuste salarial dos professores, ambos com data de pagamento em janeiro. Os professores devem se reunir em assembleia no próximo dia 04 para discutir a possibilidade de paralisação caso não seja concedido o reajuste aprovado pelo Governo Federal.

Em nota, o prefeito Francisco José Júnior afirma que o pagamento dos servidores com salários mais altos não poderá ser feito junto com o daqueles que recebem menos de R$ 3,5 mil por causa do feriado de Carnaval, que altera o expediente bancário. O gestor aponta ainda a crise econômica como fator que tem dificultado os pagamentos.

“O salário dos servidores é a prioridade. Antecipar para hoje o dinheiro que só estava previsto para o dia 5 é uma importante conquista frente às dificuldades financeiras que estamos enfrentando”, disse o prefeito.