Prefeitura lança Plano Municipal de Enfrentamento ao Aedes aegypti

Com o intuito de mobilizar toda a população no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, será laçado hoje pela Prefeitura Municipal de Mossoró o Plano Municipal de Enfrentamento ao Aedes aegypti. O evento será às 8h30, no auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania.

A proposta é realizar uma mobilização envolvendo secretarias, organizações não-governamentais e sociedade no combate ao foco do mosquito. A importância das ações se dá pela grave situação que todo o país enfrenta devido ao aumento significativo nos casos de microcefalia e a sua relação com o zika vírus, transmitido pelo mosquito.

O Plano Municipal de Enfrentamento ao Aedes aegypti contém estratégias de campanhas educativas e mutirões nos bairros, por tempo indeterminado. “É preciso que a população fique alerta para as medidas de prevenção e combate ao mosquito, que continuam as mesmas. Medidas simples, como não deixar água parada, devem ser adotadas com rigor à população”, alerta a secretária de Saúde, Leodise Cruz.

Em Mossoró, neste ano, já foram notificados 1.999 casos de dengue, sendo 1.222 confirmados, número superior ao acumulado do ano passado em que foram notificados 626 casos, e 137 confirmações. Quanto à chikunguya, foram notificados 273 casos, mas nenhum confirmado. Em relação ao zika vírus, há mais 900 casos suspeitos. Além disso, nove casos suspeitos de microcefalia são investigados na segunda maior cidade do Estado.