Prefeitura de Mossoró prorroga o prazo para cadastramento dos agentes culturais

A Prefeitura de Mossoró vai cadastrar os agentes culturais da cidade até o dia 31 de março. O cadastramento foi prorrogado e pode ser realizado pela internet ou presencialmente. O cadastro virtual deve ser encaminhado para o e-mail [email protected], ou na sede da Secretaria de Cultura, localizada no Centro Administrativo.

Podem e devem se cadastrar todos os expoentes da cultura mossoroense, sejam do teatro, dança, música, rezadeiras, cultura indígena, escritores, artesanato, parteira, curandeiro, entre outros movimentos.

A diretora de Integração Cultural da Secretaria de Cultura, Joriana Pontes, destaca que ao se cadastrar os agentes culturais podem ter acesso a projetos culturais. “Esse cadastro é exigido em nível municipal, estadual e nacional”, reforça.

O cadastro será simples, resume-se apenas ao preenchimento de uma ficha com o nome artístico, identificação, CPF, atividades culturais que exerce, e é voltado para pessoas físicas e jurídicas.

“Existe uma normativa do Ministério da Cultura para que os municípios realizem esse cadastro e tenham um levantamento dos seus agentes culturais”, observa Joriana.

Cada cadastro representa um agente cultural. Ele pode ser individual ou coletivo. De acordo com definição do Ministério da Cultura, o agente individual é o artista, produtor e todos atores culturais autônomos (pessoas físicas) que se relacionam com as práticas culturais; já os agentes coletivos são grupos, trupes, companhias, instituições, empresas (pessoas jurídicas) e coletivos artísticos das mais diversas linguagens.

Foto: PMM.