PREFEITO DIX-SEPT ROSADO – Wilson Bezerra

É evidente, em toda história da humanidade, que a sociedade humana reunida em coletividade tem por termo uma administração política.

A cidade de Mossoró não fugiu ao caráter ritualístico da situação ao se constituir cidade em março de 1835. Imediatamente organizou sua estrutura administrativa não só formou a Câmara Municipal, como constituiu seu primeiro prefeito, o padre Antônio Freire de Carvalho.

Daí para os dias do ano de 1948 chegou a cidade a ser administrada em 31 de março de 1948 pelo empresário Jerônimo Dix-sept Rosado Maia, que demonstrou brilhante administração pública em favor da sociedade mossoroense.

Em sua época, e por ideia de seu irmão Vingt-un Rosado, criou a Biblioteca Municipal de Mossoró, isto no dia 05 de abril de 1948. Segundo o próprio prefeito, seria a oportunidade de facilitar o acesso da população carente à pesquisa e leitura de livros, ate então condição dificultosa, de acesso apenas a pessoas de boas condições sociais e econômicas.

A ideia da biblioteca prosperou ao lado do Boletim Bibliográfico, que deram nova visão ao conhecimento científico e intelectual na região. O processo de desenvolvimento cultural em Mossoró processou-se com altivez por ocasião da criação do Museu Municipal, em 30 de setembro de 1948, quando daí foram instituídas, com o mesmo propósito, secções de História, Etimologia, Paleontologia, Arqueologia Geologia-Mineralogia, Fotografia e Arquivo Geral Científico diversificado, e que, mesmo distante do tempo de sua criação, se mantém em pleno funcionamento.

No aspecto cultural, o governo municipal do doutor Dixp-sept Rosado muito prosperou, mas destinou também sua administração à área da saúde, aonde chegou a inaugurar a Maternidade Almeida Castro, isto no dia 17 de outubro de 1949.

Segundo a história, o prefeito Dix-sept Rosado, de tanto trabalhar em favor da coletividade, tornou-se nome preferido ao Governo do Rio Grande do Norte, sendo eleito, embora, por surpresa do destino, não tenha conseguido terminar o mandato.

 

 

Deixe um comentário