sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
InícioDestaquesPolícia Militar pede que jogo entre América-RN e Santa Cruz seja antecipado

Polícia Militar pede que jogo entre América-RN e Santa Cruz seja antecipado

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte pediu, por meio de ofício à Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), a intermediação junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para que o segundo jogo das quartas de final da Série D entre América-RN e Santa Cruz seja antecipado para o sábado, dia 6 de setembro.

 

O confronto está marcado para domingo, 7 de setembro, às 16h, na Casa de Apostas Arena das Dunas, e vale o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro.

Em nota, a PM informou que o pedido foi feito por conta das comemorações do Dia da Independência, “data em que todas as Polícias Militares do país atuam simultaneamente em solenidades oficiais e no reforço do policiamento”.

 

A PM destacou ainda que possui efetivo e capacidade técnica para garantir a segurança do jogo, mas aponta que “a coincidência com os atos cívicos do 7 de setembro impõe riscos adicionais, como a concentração de policiais nas solenidades, o intenso fluxo turístico, manifestações sociais anunciadas e a possibilidade de confrontos entre torcidas organizadas”.

 

A polícia justifica ainda que “a antecipação da partida configura medida preventiva e de prudência, destinada a proteger a população, preservar a integridade dos torcedores e otimizar o emprego do policiamento”.

No sábado, dia 6 de setembro, um festival de forró está previsto para o Setor Sul da Arena das Dunas, o que pode ser empecilho para a realização do jogo.

 

O América também se manifestou em nota oficial por volta das 14h e relatou que “aguarda posicionamentos da FNF e CBF e esclarece que a mudança acarretará prejuízos financeiros e, principalmente, desportivos para o clube”.

A medida encontra respaldo jurídico no artigo 144, §5º, da Constituição Federal, que atribui à Polícia Militar a responsabilidade pelo policiamento ostensivo e pela preservação da ordem pública. Trata-se do exercício legítimo do poder de polícia administrativa, que autoriza a adoção de providências preventivas para resguardar a coletividade. Também está em consonância com o Estatuto de Defesa do Torcedor (Lei nº 10.671/2003), que garante ao público condições de segurança nos estádios e em seus acessos.

 

A PMRN ressalta que possui efetivo e capacidade técnica para garantir a segurança do evento. Entretanto, a coincidência com os atos cívicos do 7 de setembro impõe riscos adicionais, como a concentração de policiais nas solenidades, o intenso fluxo turístico, manifestações sociais anunciadas e a possibilidade de confrontos entre torcidas organizadas. Assim, a antecipação da partida configura medida preventiva e de prudência, destinada a proteger a população, preservar a integridade dos torcedores e otimizar o emprego do policiamento.

 

Confira a nota da PM na íntegra:

 

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) informa que solicitou, por meio de ofício à Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF), a intermediação junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para que o segundo jogo das quartas de final da Série D, entre América x Santa Cruz/PE, seja antecipado para o sábado (06/09). A solicitação visa alinhar a partida ao calendário dos demais confrontos da fase, assegurando isonomia esportiva e, sobretudo, condições adequadas de segurança.

 

O pedido ocorre em razão das comemorações do Dia da Independência, em 7 de setembro, data em que todas as Polícias Militares do país atuam simultaneamente em solenidades oficiais e no reforço do policiamento, considerando ainda o fluxo elevado de turistas e manifestações sociais previstas para o feriado.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes