PM prende homem e apreende esmeraldas sem notas fiscais

Policiais do Segundo Batalhão da Polícia Militar (2ºBPM) prenderam um homem e apreenderam aproximadamente 400 gramas de esmeraldas lapidadas e em estado bruto, equivalente a R$ 4,6 milhões, que estavam sendo transportadas sem notas ficais. Francisco Roberto Caetano de Souza, residente no município de Areia Branca, foi preso em flagrante durante uma abordagem da “Operação Saturação”, que estava montada no bairro Paredões.

Segundo informações repassadas pela Polícia Militar, por volta das 17h50, uma blitz montada na rua Marechal Deodoro, quando um veículo Fluense, de cor escura, foi parado pelos policiais. Ao revistarem o veículo, as pedras preciosas foram encontradas e, como o condutor do carro não apresentou notas fiscais, foi conduzido à Delegacia da Polícia Federal, no bairro Nova Betânia.

Na sede da PF, o comerciante relatou que estava vindo de Fortaleza (CE), onde havia comprado as esmeraldas. “Primeiro, ele disse que as pedras não eram verdadeiras e teria adquirido por um preço irrisório e seria para comercializar como bijuterias. Depois o suspeito contou que as esmeraldas teriam sido compradas a um homem em Fortaleza, porém não explicou para onde ou para quem elas seriam levadas”, disse um agente federal, que acompanhou o flagrante.

Francisco Roberto foi preso em flagrante e autuado pelo crime de descaminho, caracterizado pelo porte de produtos sem a devida comprovação de pagamento de tributos. Ele está detido na Cadeia Pública Juiz Manoel Onofre de Souza.