Planejamento: item número um da lista de um empreendedor de sucesso

O tema planejamento é item básico em qualquer desenvolvimento profissional, principalmente quando há o desejo em ter sucesso. O ato de planejar é um fator essencial, que muitas vezes, fica esquecido.

Saber qual o objetivo, ou meta a ser conquistada, são estímulos que fazem toda a diferença para o sucesso de um planejamento. Quando a meta está especificado e faz sentido numa escala de valor para o profissional, planejar torna-se uma atitude que oferta satisfação e, consequentemente, resultados.

Os benefícios são inúmeros, talvez o mais fascinante é a possibilidade de fazer melhor, e com menor tempo, quando há planejamento e folow up!

Quando o planejamento foi desenvolvido com foco, para ser estratégico, e principalmente levando em consideração prazos e acompanhamentos, oferta uma possibilidade de flexibilidade diante dos desafios, dando liberdade para tomar decisões com segurança, uma vez que há tempo hábil para isto.

Separei algumas dicas importantes para que você tenha sucesso, ao realizar o seu planejamento:

Pause um pouco, algo em torno de 15 e 60 minutos e pense. Afinal, planejar é economizar e ganhar tempo.

Escolha um espaço e organize o que está em suas mãos e lembre que organizar como lidar com que está em outras mãos é outro item de sucesso num planejamento.

Considere o que depende do gestor, colaboradores, pares, fornecedores e clientes e definir como irá fazer a gestão.

Lembre-se que o planejamento tem atitude, prazo e resultado. Existe sempre um ” para que” vou fazer algo? “Como” irei desenvolver? “Quem” mais está envolvido?

Quais as “capacidades” que são importantes para realizar?

Para ser simples, faça as perguntas e construa as suas respostas e, acompanhe suas ações para ter a certeza de que o seu planejamento oferta flexibilidade e te faz ganhar um bem mais que precioso que temos hoje, o “tempo”.

Márcia Dolores Resende  – Criadora do método Engenharia da Felicidade