Pesquisa revela que uso de celular no trânsito causa risco de acidente maior que o consumo de álcool

Com a modernização, o uso de tecnologias mobile como smartphones e tablets tem crescido entre todas as faixas etárias. No entanto, os aparelhos representam verdadeiro risco se usados no trânsito, seja por quem está ao volante ou por pedestres. De acordo com estudo da inglesa RAC Foundation, enviar mensagens retarda o tempo de reação a situações de emergência 35%, índice maior que o efeito provocado pelo álcool, causador de retardo de 12%.

Uma pesquisa realizada pelas concessionárias em Mossoró no mês de março deste ano apontou que 71,2% dos motoristas ouvidos confessaram ter o hábito de dirigir e teclar ao celular. No entanto, não foi apurado o hábito também entre os pedestres.

“É mais frequente vermos o uso de celulares por motoristas dentro da cidade, mas já atendemos a um acidente em que, no celular do condutor, estava escrita uma mensagem pela metade no WhatsApp. Dirigir teclando usando o telefone chega a ser mais perigoso que se estiver sob a influência de uma quantidade menor de álcool”, afirma o inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Carlos Kleber.
O inspetor explica que mesmo quando o veículo está parado no semáforo ou em um congestionamento, não é permitido usar o celular. Quem for flagrado falando ou digitando no trânsito pode ser autuado por infração média, submetido a multa de R$ 85 e perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

“Por incrível que pareça, temos visto até motociclistas usando o celular dentro do capacete, com a viseira aberta, e até mesmo digitando, o que é um perigo. Pedestres também devem evitar atravessar ruas usando o celular, pois ele diminui a atenção e pode facilitar atropelamentos”, orienta.

Segundo dados divulgados pelo Departamento de Transportes dos Estados Unidos, digitar mensagem de texto ao volante aumenta em 23 vezes o risco de acidente de trânsito. Já quem faz chamadas telefônicas aumenta em seis vezes a possibilidade de ocorrências do tipo.