PERFIL DOS ELEITORES DE MOSSORÓ EM 2024

Joacir Rufino de Aquino

(Professor e pesquisador da UERN)

 

 

O município de Mossoró possui o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Norte (RN). Devido a sua dimensão, ele representa um ponto de equilíbrio na economia estadual, ainda fortemente concentrada na Região Metropolitana da Grande Natal. Além do peso econômico, o referido município se destaca por possuir individualmente o maior contingente de votantes do interior do estado. Mas quantos são e qual o perfil sociodemográfico desses eleitores?

 

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), atualizados em 15 de julho, Mossoró tem 184.656 eleitores aptos a manifestarem o seu direito constitucional através do voto, em 2024. Tal efetivo representa 7% do universo eleitoral do RN, que é formado por 2.649.282 possíveis votantes.

 

Em relação ao perfil do eleitorado mossoroense, as mulheres são a maioria. Do total de registros, o público feminino representa mais da metade, com 98.658 eleitoras cadastradas (53% do total), enquanto os eleitores homens somam 85.995 (47% do total). Somente 3 votantes não tiveram o sexo revelado.

 

No que diz respeito à faixa etária, os dados compilados demonstram que os eleitores de Mossoró são majoritariamente jovens e indivíduos adultos abaixo dos 60 anos de idade. Realmente, das pessoas votantes do município, 12% têm entre 16 e 24 anos, 19% de 25 a 34 anos, 22% de 35 a 44 anos, 26% de 45 a 59 anos e 21% estão na faixa de idade com 60 anos ou mais.

 

Já quanto ao nível educacional, os números oficiais publicados pelo TSE revelam uma realidade ainda desafiadora. Isso porque 4% do eleitorado mossoroense é analfabeto, 7% declarou que somente lê e escreve e 20% informaram que possuem o ensino fundamental incompleto. Por sua vez, 7% têm o ensino superior incompleto e apenas 11% responderam que já concluíram a graduação em alguma instituição de ensino superior pública ou privada.

 

A análise das estatísticas do TSE possibilita, assim, uma visão panorâmica do público das eleições de Mossoró. É de se esperar, portanto, que os candidatos a Prefeito e vereadores antenados com o contexto social tenham seus discursos e propostas de trabalho ajustados ao perfil de cada segmento populacional com suas necessidades particulares.

 

Da mesma forma, tais dados, juntamente com outros diagnósticos mais completos sobre as condições sociodemográficas locais, também poderão ser úteis para nortear ações futuras de planejamento. Isto será particularmente importante para àqueles políticos que conseguirem obter a vitória nas eleições do próximo mês, os quais, a partir de janeiro de 2025, terão a responsabilidade de conduzir os rumos de uma das economias municipais mais dinâmicas do semiárido nordestino.

Deixe um comentário