Pedal Solidário leva lazer e apoio à Comunidade Paulo Freire

Com objetivo de ajudar ao próximo e proporcionar um domingo de lazer aos moradores da comunidade Paulo Freire, um grupo de ciclistas de Mossoró realizou no domingo, 18, a primeira edição do Pedal Solidário. Adultos e principalmente as crianças do assentamento foram beneficiadas com distribuição de alimentos, roupas, brinquedos e cesta básicas.

A ação solidária agradou aos ciclistas e outras edições devem ser feitas ainda este ano. Cerca de 150 ciclistas participaram das doações e fizeram o domingo das crianças do assentamento mais feliz. Além dos muitos itens distribuídos, as crianças puderam brincar com palhaços e pula-pula, e ainda comer algodão doce, cachorro quente, bolo, pães, sorvete e picolés.

Já os adultos tiveram acesso a cabeleireiro, manicure e a sede foi toda pintada. “Toda essa ação para essas pessoas foi solidária e todos os alimentos e roupas distribuídas vieram através de doação. Fizemos a campanha e muita gente colaborou. O sorriso das pessoas, principalmente das crianças, faz com que tudo seja válido. É muito bom poder ajudar o próximo”, afirma Leandro Champs, um dos idealizadores do Pedal Solidário.

Ideia nasceu após realização do Eco Pedal

A ideia de atender o assentamento Paulo Freire veio após o Eco Pedal, um passeio de bicicleta por comunidades e assentamentos rurais. Durante essa trilha, um grupo de ciclistas viu uma criança no chão alimentando a outra. Os ciclistas se sensibilizaram com a situação e resolveram ajudar.

No dia que viram a cena, os ciclistas alimentaram as crianças, mas resolveram voltar à comunidade e ajudar a todos. “Resolvemos fazer a campanha e divulgar pedindo ajuda. Graças a Deus deu tudo certo e pudemos ajudar. O resultado foi tão bom que a gente pretende fazer outras edições ainda este ano”, complementa Leandro.

O espírito de solidariedade, aliada a força do esporte apresentou este resultado positivo. Como a ação foi de um grupo e, direcionada a uma comunidade, e possível que outras pessoas possam adotar uma comunidade, dado o grande número de ciclistas que pedalam na cidade de Mossoró por lazer e atividade física, podendo somar a isso a pedalada solidária.