Papa Francisco inicia celebrações de natal em Roma

A Missa do Galo terá um número limitado de fiéis esse ano

Nesta terça-feira, 8, o Papa Francisco iniciou às celebrações tradicionais de Natal com uma visita à imagem de Nossa Senhora, no centro de Roma. Ele celebrou uma missa privada na Basílica de Santa Maria Maior, sem a presença de fiéis, em virtude da pandemia do COVID-19.

Na tradição católica, hoje (08), comemora-se o Dia da Imaculada Conceição, nessa data os papas visitam a Praça da Espanha, na capital italiana, para depositar flores nos pés de Nossa Senhora. A cerimônia costuma contar com a presença de milhares de católicos marcando o início da temporada natalina em Roma. Neste ano, o evento foi cancelado.

Papa Francisco chegou à praça por volta das 6h da manhã e permaneceu no local por apenas 15 minutos.  De acordo com comunicado da Santa Sé, ele deixou um cesto de rosas brancas e orou pelos doentes de Covid. O episódio foi o primeiro de uma série de eventos durante o período natalino, embora muitos tenham sido cancelados devido à pandemia. A Missa do Galo, que ocorre tradicionalmente na véspera de Natal, terá um número limitado de fiéis na Basílica de São Pedro. A solenidade será transmitida pela televisão e internet.