Palavra de especialista

Neste novembro corrente estamos sendo despertados para um exame médico que poderá nos livrar ou não do câncer de próstata. Já me submeti algumas vezes “ao sacrifício”. Diante de tanta coisa que se diz sobre essa doença a gente fica sempre refletindo em cima dela. Ontem eu li um depoimento de um médico conterrâneo (peruano) chamado Edgardo Benavides. Ele nos diz que a literatura médica baseada em experiências e em pesquisas epidemiológicas chega à conclusão de que setenta por cento dos homens após os setenta anos vão ter câncer de próstata. Prevenir é melhor do que remediar.

ALUGUEL
Jornalista Carlos Santos, misterioso, registrou nas redes sociais na noite de domingo passado: “o Show da Vida (“Fantástico”) das noites de domingo pela Rede Globo mostra aluguel de carros fraudulento numa prefeitura de Alagoas”. E Carlos mais ferino ainda complementa: “ainda bem que isso não acontece por aqui. Ainda bem”.

SANTA LUZIA
Uma novidade neste ano quanto à Lojinha de Santa Luzia. Ela vai ser inaugurada neste dia 13 de novembro expondo os diferentes souvenirs, dentre os quais uma coleção de camisas ilustradas pelo artista plástico “Careca” com as imagens da padroeira.

ANTONIO YSMAEL
Dia desses fiz referência nesse espaço aos nomes mossoroenses que se tornaram estrelas nacionais. Citei o Trio Mossoró e agora Thábata Mendes. Mas, é claro que há outros nessa constelação. Não podemos esquecer de Antônio Ysmael, menino do bairro Paredões, que já brilhou em várias telenovelas da Rede Globo e segue fazendo sucesso nos palcos por aí afora.

DESTAQUES
Conhecidos os dois nomes que anualmente são escolhidos pelas entidades que congregam os empresários de Mossoró para serem os destaques dos setores comercial e industrial do ano 2015. Um deles será Michelson Frota, da Repet, e outro Jacob de Castro, da Mossoró Premoldados.

MÉRITOS
Eles receberão as medalhas “Mérito Comercial Gabriel Negreiros” e “Mérito Industrial Dix-neuf Rosado” em solenidade prevista para as 20 horas do dia 25 deste mês tendo como local o Requinte Buffet. Patrocinam as homenagens a Associação Comercial e Industrial de Mossoró – ACIM, Sindivarejo, Federação do Comércio e CDL.

DIOCESANO
Hoje o Colégio Diocesano lançará, às 16 horas, no Requinte Buffet a sua programação comemorativa dos 115 anos. Toda a comunidade do Diocesano, alunos e ex-alunos, professores e ex-professores vão se fazer presentes além de outros convidados com o roteiro sob a batuta dos padres Sátiro Dantas e Charles Lamartine.

JÁ TEVE
Engrossando a extensa e penosa lista de “Mossoró já teve” temos a integrá-la a agência do Banco Itaú que se localizava na avenida Presidente Dutra, no Alto de São Manoel. Apesar desta ser uma cena rara de se ver, mas é fato que aquela agência bancária desativou as suas funções naquele bairro. A crise é braba. Brabíssima.

AMÉLIA
A senhora Amélia Ciarlini, esposa do prefeito Francisco José da Silveira Júnior, recém-demitida do quadro de secretários municipais, de qualquer forma já iria se afastar de sua atividades para cumprir os últimos dias de uma gravidez, em vias de dar à luz.

EDGARDO
O amigo médico Edgardo Benavides foi a vítima de um revés em sua saúde. Quebraram-se dois dos parafusos que foram colocados em uma de suas pernas para consertar uma fratura. Agora, Edgardo passará por outro período de sofrimento, pois vai repetir todo o procedimento que havia feito anteriormente com o mesmo prazo agora para se restabelecer de uma vez.

AMOL
Hoje, na sala da Academia Mossoroense de Letras – AMOL, na Biblioteca Ney Pontes Duarte, vai acontecer uma reunião com todos os sócios presentes a partir das 16 horas. Dentre outros assuntos Élder Heronildes vai encaminhar a posse da nova diretoria, conferência de Geraldo Maia, lançamento da antologia resultante do concurso de poesias João Batista Cascudo e outros assuntos administrativos pendentes.

CRIMES
Os governos estadual e municipal se vangloriam porque o índice de assassinatos em Mossoró se reduziu em quase 18 por cento. Tudo bem. Mas, isso não significa dizer quer essa guerra está vencida. Ainda há um longo caminho a ser percorrido.

HÉLIO LOPES
A missa pelo sétimo dia do falecimento de Hélio Lopes Pereira será rezada amanhã, quarta-feira, às 19 horas e 30 minutos na capela de São Vicente, aqui em Mossoró. E em Natal no mesmo dia às 19 horas, na Igreja de Nossa Senhora da Candelária. Saudades eternas.

GENIVAN
Vereador Genivan Vale contundente: – “Infelizmente o prefeito Francisco José da Silveira Júnior está decepcionando ao adotar práticas de políticos ultrapassados. Eu acredito mesmo que ele está pior do que gestões passadas”.

ÚLCERA
Está sendo tratada como uma úlcera duodenal o problema de saúde que acomete a ex-governadora e atual vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria. Ela já vinha reclamando desse desconforto há alguns dias e, só agora, internada, detectou o quadro.