Padre Sátiro lança livro “Reflexões – Programas da FM Educativa Santa Clara”

Uma das figuras mais emblemáticas de Mossoró, padre Sátiro Cavalcanti Dantas celebra 61 anos de vida sacerdotal. Uma vasta programação será realizada em comemoração à data, entre as atividades está o lançamento do livro “Reflexões – Programas da FM Educativa Santa Clara”.

A solenidade de lançamento será às 19h30, na praça centenária do Colégio Diocesano Santa Luzia (CDSL). Na ocasião, haverá a apresentação do título e uma sessão de autógrafos com o autor. A noite especial terá ainda a animação de Everton Nascimento e grupos de pastorais da Diocese de Santa Luzia.

O livro “Reflexões – Programas da FM Educativa Santa Clara” é uma coletânea dos melhores momentos de seu programa diário na FM Santa Clara (105), apresentado sempre às 18h. O título foi cuidadosamente compilado pelos escritores David Leite e Clauder Arcanjo, da editora Sarau das Letras, em uma justa homenagem ao padre.

Durante o lançamento, o livro será vendido ao preço de R$ 30. Toda a renda obtida com a venda do livro será inteiramente revertida para a construção do Centro de Evangelização Madre Maria Cecília, no Santuário de Santa Clara.

Além do lançamento do livro, a programação comemorativa ao aniversário de ordenação de padre Sátiro Cavalcanti contará com uma edição especial do programa Reflexão. A partir das 9h, será apresentado um programa simultaneamente pela FM 105 e Rádio Rural de Mossoró, com músicas e mensagens homenageando o padre Sátiro Cavalcanti Dantas.

Padre Sátiro: uma vida dedicada à fé e à educação

Reconhecido por seu engajamento às causas religiosas e educacionais durante toda a vida, padre Sátiro Cavalcanti Dantas completa mais um ano em sua caminhada sacerdotal.

Ao longo de mais de seis décadas de vida dedicadas ao sacerdócio, sua história revela uma eterna inquietação e um apreço especial pelas questões sociais e políticas. Como educador, o religioso teve papel importante na trajetória da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Como reitor da Universidade, esteve à frente do processo que resultou na sua estadualização, garantindo assim o acesso gratuito ao ensino superior de qualidade a jovens carentes de Mossoró e de todo o Estado.

O padre também sempre esteve presente em lutas em prol de melhorias sociais. Um bom exemplo desse engajamento se deu na luta pela construção de lombadas e a duplicação da avenida Presidente Dutra, à época conhecida como “Avenida da Morte”. Assim que o religioso assumiu a função de vigário da Paróquia de São Manoel, soube aglutinar com destreza a comunidade e as autoridades locais que se envolveram nessa luta vitoriosa.

Outro episódio emblemático do religioso se refere à permanência de um numeroso grupo dos Sem-Terra e Sem-Teto diante do Palácio da Resistência, que não conseguiam agendar uma audiência na Prefeitura para apresentar suas reivindicações. Pe. Sátiro, como capelão, determinou que as portas da histórica Capela de São Vicente fossem “escancaradas” para acolher e oferecer abrigo e alimento a todos (crianças, jovens e adultos), até que uma solução pacífica e definitiva fosse encontrada.

Os episódios demonstram que as ações fraternas de padre Sátiro Cavalcanti Dantas vão além das homilias nas celebrações dominicais. O padre sempre tem levantado com insistência a sua voz para defender a dignidade e o respeito às famílias mossoroenses.

SERVIÇO:
O quê? Lançamento do livro “Reflexões – Programas da FM Educativa Santa Clara”

Quando? Hoje, às 19h30

Onde? Colégio Diocesano Santa Luzia

Quanto custa? R$ 30 – o livro