Pacote de medidas de combate à corrupção tem mais de 1,2 milhão de assinaturas

Lançado em julho do ano passado por integrantes do Ministério Público Federal (MPF), o abaixo-assinado para propor um pacote com dez medidas de combate à corrupção já colheu mais de 1,2 milhão de assinaturas em todo o país. O número corresponde a 80% da meta.

Os organizadores do movimento esperam atingir 1,5 milhão de apoios, número necessário para apresentação de projeto de lei de iniciativa popular, até o meio do ano. O pacote engloba 20 propostas de mudança legislativa em dez eixos principais. Entre outras mudanças, prevê penas mais rígidas para crime de corrupção, dificulta a anulação de processos e facilita a recuperação de recursos desviados.

A campanha foi iniciada por integrantes da força-tarefa da Operação Lava Jato, em Curitiba (PR), mas ganhou apoio da Procuradoria-Geral da República. A estratégia é repetir o procedimento adotado na Lei da Ficha Limpa e na Lei da Compra de Votos, também de iniciativa popular, ambas coordenadas pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE).

DADOS REGIONAIS
Até o momento, a região Sudeste lidera em número de pessoas que apoiam o pacote de medidas de combate à corrupção, com 35,3% das assinaturas. Na sequência estão as regiões Centro-Oeste e Nordeste, respectivamente, com 23,1% e 17,1% do total do número de assinaturas.

No Rio Grande do Norte, até o momento, 21.541 pessoas assinaram a petição virtual em prol do combate à corrupção. O número representa menos de 1% do total de 2.343.841 eleitores em todo o estado.

O estado com maior número de participação no abaixo-assinado é São Paulo, com 238.839 assinaturas. Já o estado com o menor participação é Roraima, com 3.723 assinaturas.

O movimento do MPF continua até atingir o número mínimo de 1,5 milhão de assinaturas. Quem desejar da campanha participar basta acessar aqui.