Os augúrios de dom José Maria

O nosso padre Guimarães (ou…Irmão Manoel, tanto faz) historia que todos os anos dom José Maria Pires, arcebispo emérito de João Pessoa e profeta da América Latina, lhe manda um cartão natalino sui generis. Diz Guimarães que ele sempre capricha no conteúdo e na forma. Vamos acompanhar a leitura da mensagem de Natal dele para este ano: “Ontem agradecíamos a Deus o presente de Natal que ELE havia reservado para nós nas entranhas da terra, abaixo das águas marítimas do Brasil. Era o pré-sal que abrigava um extenso lençol de petróleo. Alguns irmãos nossos, reeditando o mau exemplo do passado, já havia acontecido em situações semelhantes, vinham explorando esse tesouro como se fosse deles e não de todo o povo brasileiro”.

DOM JOSÉ MARIA
Prossegue dom José Maria Pires: “Nesse Natal te pedimos como presente: perdoa o crime desses nossos irmãos e faz com que a Petrobras não seja privatizada como já aconteceu com outras fontes de nossas riquezas, mas se torne verdadeiramente patrimônio de todos os brasileiros e os recursos nela gerados sejam destinados, em primeiro lugar, à saúde e à educação de nossos irmãos mais necessitados.

NATAL
E encerra dom José Maria Pires no texto endereçado ao Irmão Manoel: “É o Natal que te pedimos, Senhor, para nós e para o Brasil. Votos de dom José Maria Pires”.

ALCIVAN VILLAR
O repórter Alcivan Villar está se sobressaindo nas suas andanças e cobertura dos casos de polícia. Afora aqueles nomes que já têm lugar reservado aqui em Mossoró como grandes repórteres policiais (José Antônio, Alan Jordan, etc.) Alcivan Villar é o melhor dentre os melhores. Ele é o homem de polícia do “Jornal das Cinco” (FM-105) e o “Fim de Linha”, nas redes sociais.

MAIS UM
Morreu Antônio Martins. É mais um do nosso rádio que se foi. Só neste ano se foi Júlio José e num seguimento doloroso logo após Otoniel Maia e agora Antônio Martins. Nós nos solidarizamos com os familiares de Antônio que faleceu no último domingo, 13, dia de Santa Luzia.

RETORNO
Já tem marcada passagem de volta a Salamanca (Espanha) o nosso David Leite, onde vai cumprir uma nova etapa do seu período de estudos. Enquanto não, ele vai disseminando a cultura por aqui ao lado de Clauder Arcanjo com a Editora Sarau das Letras em território mossoroense.

SESC RECITAIS
Nesta quinta-feira, 17 de dezembro, será mostrada a última edição deste ano do “Sesc Recitais” com clássicos de Joaby Willamys e Camerata de Cordas da Uern, sob a regência de Isac Rufino. O objetivo do Sesc é disseminar a música instrumental mediante recitais didáticos. Hora: 19h30. Local: auditório da Estação das Artes “Elizeu Ventania”.

MARTINS
O município de Martins já integra a lista dos dezessete potiguares em total colapso no abastecimento de água. O abastecimento da cidade serrana vinha sendo assegurado pelo açude de Lucrécia e agora está sendo feito mediante carros-pipas.

DAVID LEITE
Merece registro especial a referência que o poeta português Antônio Salvado fez ao recente livro de David Leite (nosso conterrâneo) lançado simultâneamente em nosso País e em Portugal. Ele abordou a publicação bilíngue chamada “Ruminar”, saída da inspiração de David, escrevendo:

“LOUVADO”
“Ruminar” na sua expressividade tão natural e emocionante, constitui uma metáfora de substância tão aglutinadora das “parcelas” sentidas e experimentadas da própria existência humana”.

VIADUTO
Esse propalado viaduto do Alto São Manoel, integrante do Complexo Viário do Abolição, que o governador Robinson Faria veio inaugurar, dizem alguns que já passaram por lá que ele está cheio de imperfeições e a inauguração não caberia. O povo “tão” dizendo.

SANTA LUZIA
Indiscutivelmente o andor de Santa Luzia preparado para a procissão deste ano ficou uma obra de arte. Levou quatro meses para ser confeccionado. Nossos parabéns a Flávio Tácito que comandou a equipe que o elaborou.

ILUMINAÇÃO
O trajeto da procissão de Santa Luzia no domingo passado foi bem escolhido pela comissão da festa. A Prefeitura de Mossoró foi quem não fez o dever de casa mandando iluminar as ruas por onde passou o cortejo. É isso mesmo. Este ano sequer lavaram a praça Vigário Antônio Joaquim…

LUIZ CARLOS
Vice-prefeito de Mossoró, Luiz Carlos de Mendonça Martins, contundente: “Sem obras em Mossoró, o Governador e o Prefeito “inauguram” o Complexo da Abolição”.

UM ANO APÓS
E, mais adiante Luiz Carlos de Mendonça Martins mais ferino ainda: “Após um ano das eleições 2014, onde semanalmente, percorria as ruas da cidade em campanha, ao lado do prefeito, o governador ainda não deu sinais de reciprocidade com o município que foi fundamental para sua vitória”.