quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
InícioDestaquesOrquestra Potiguar de Clarinetas promove campanha para custear festival na Bélgica

Orquestra Potiguar de Clarinetas promove campanha para custear festival na Bélgica

Selecionada para participar do ClarinetFest 2018 e do 1º Festival Internacional de Corais de Clarinete Guido Six, ambos na Bélgica, a Orquestra Potiguar de Clarinetas (OPC) está promovendo uma campanha para arrecadar recursos que possibilitem o custo com passagem, hospedagem e alimentação da equipe composta por 19 pessoas entre músicos e apoio.

O custo total da viagem é de aproximadamente R$ 90 mil, mas a equipe embarca já no próximo dia 1º de julho e os recursos ainda não foram arrecadados totalmente. Para contribuir com a campanha, estão sendo vendidas camisetas, copo e rifas, além de contribuições online.

O ClarinetFest 2018 será realizado em Ostend na Bélgica (BE) no período de 6 a 11 de julho e o Festival de Corais de Clarinete Guido Six será realizado poucos dias antes do evento.

Em 2017, a Orquestra Potiguar de Clarinetes foi um dos poucos grupos selecionados para participar do maior encontro de clarinetistas do mundo, o ClarinetFest 2017, que aconteceu em Orlando, Flórida/ EUA. Este evento é realizado anualmente pela Associação Internacional de Clarinetistas e recebe centenas de clarinetistas e os maiores expoentes do instrumento oferecendo palestras, máster classes, apresentações científicas, inovações e diversos recitais.

Foi a primeira vez que um ensemble de clarinetistas brasileiros participou do evento, sendo a única delegação de brasileiros da história do evento. O grupo apresentou músicas genuinamente brasileiras e com enfoque na música nordestina, que é pouco difundida no exterior. Como desdobramento da participação no evento o grupo e a UFRN recebeu destaque na mais importante revista da área no mundo, a The Clarinet e, posteriormente, o convite para participar dos eventos que serão realizados na Bélgica no próximo mês.

A OPC

A Orquestra Potiguar de Clarinetas (OPC) é uma das mais significativas formações de música instrumental da cidade de Natal e do Estado do Rio Grande do Norte. Criado em 2008, este projeto vem se destacando também no cenário nacional fazendo concertos pelo Brasil, incluindo Distrito Federal, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Poços deCaldas/MG. As publicações dos vídeos do grupo no YouTube e outras redes sociais já atingiram milhares de visualizações de espectadores brasileiros e internacionais.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Advertisment -

Notícias Recentes