Órgãos de segurança pública discutem plano da Operação Verão 2015/2016

Representantes dos órgãos de segurança pública do Rio Grande do Norte, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Natal (Samu/Natal) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran) estiveram reunidos ontem, no Gabinete de Gestão Integrada Estadual (GGI-E), no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), para iniciar as discussões a respeito do plano da Operação Verão 2015/2016 prevista para iniciar no dia 12 de dezembro em todo o Estado. Durante o encontro, as instituições apresentaram suas estratégias, efetivos e equipamentos a serem disponibilizados na ação.

De acordo com a Sesed, entre as preocupações da secretária Kalina Leite estão as ações preventivas contra afogamentos no litoral, tendo em vista o grande fluxo de banhistas que frequentam as praias potiguares neste período. Kalina Leite anunciou que o Governo do Estado já negocia com o Ministério da Justiça a prorrogação da permanência dos Bombeiros da Força Nacional para atuarem em apoio aos guardas-vidas do RN no verão.

“O litoral potiguar é um dos mais extensos e belos do país e isso faz com que milhares de turistas visitem o nosso Estado durante o verão. Além disso, o povo norte-rio-grandense também costuma veranear e desfrutar destas belezas com muita intensidade. Queremos manter o mesmo padrão de segurança oferecido no verão passado e para isso estamos viabilizando a prorrogação do apoio da Força Nacional em nossas praias”, disse Kalina Leite.

Novos encontros entre as instituições de segurança estão previstos para ocorrerem até dezembro quando serão realizados os ajustes necessários. A abertura oficial está marcada para ocorrer no dia 11 de dezembro, em local e data ainda a ser definido. Neste dia o plano final será apresentado à imprensa e à sociedade.